Prótese Ombro

Uma das inovações do setor médico dos últimos anos é a prótese de ombro que permite por meio de cirurgia substituir os ossos das articulações dessa região do corpo por componentes artificiais. Parece um pouco estranho imaginar uma cirurgia para a substituição das articulações do ombro por uma prótese, mas em muitos casos é a única solução possível para garantir a mobilidade do paciente.

Quem Precisa da Prótese de Ombro?

De maneira geral essa cirurgia é recomendada para os casos em que o paciente sente muita dor e não consegue mover o braço. Dentre as causas mais comuns de dores incapacitantes estão Osteoartrite, Artrite Reumatoide, tecidos com algum tipo de dano na região, tumores no ombro ou próximo ao ombro.

Entendendo o Processo da Cirurgia

A melhor forma de descrever o ombro é como uma bola que possui uma área de encaixe. O osso do braço possui uma extremidade redonda que se encaixa na extremidade da omoplata. O encaixe é o que permite os movimentos do braço em diferentes direções. A cirurgia tem como objetivo substituir totalmente a área redonda que fica na parte final do osso do braço por uma haste de metal cuja cabeça é arredondada.

Já a parte responsável por fazer o encaixe do ombro com o braço – chamada de cavidade glenoidal – é substituída por uma espécie de concha de plástico. Para que essa peça permaneça no local é usado um tipo de cimento especial. Nos casos em que a cirurgia é realizada para a substituição de apenas uma das duas áreas recebe o nome de substituição parcial do ombro ou artroplastia.

Como os Médicos Realizam a Cirurgia?

Para a realização da substituição da articulação do ombro o médico deverá começar realizando um corte (incisão) abrindo a área. O médico então precisa remover a peça que parece uma bola, o úmero. A substituição então é feita pela haste com cabeça de metal que é devidamente cimentada no lugar. A área de encaixe precisa estar alisada para que a nova prótese possa ser colocada com sucesso.

O fechamento da incisão será feito com grampos ou suturas, o que for melhor para cada caso. A área da ferida deverá ser devidamente fechada com um curativo, se achar que é necessário o cirurgião poderá usar um dreno para evitar que líquido se acumule na articulação. No momento em que não for mais necessário o dreno será removido. O tempo de realização desse tipo de cirurgia é de 1 a 3 horas.

Pós-Operatório

O paciente pode ter que permanecer internado no hospital por cerca de 1 a 3 dias depois de realizar o procedimento de substituição da articulação do ombro. Nesse período o paciente pode passar por tratamento de fisioterapia para se adaptar a prótese do ombro. É importante evitar que os músculos da região fiquem endurecidos. Será necessário usar uma tala por um período entre 2 a 6 semanas e evitar movimentos intensos por cerca de 3 meses.

Convivendo com a Prótese de Ombro

Os pacientes que recebem a prótese de ombro costumam retomar as suas atividades normais de trabalho e prática esportiva. Muitas pessoas que tem a prótese conseguem nadar, jogar golfe, praticar jardinagem entre outras atividades. Observe que a articulação pode ter um tempo de duração pré-determinado, sendo que se não houver muito estresse irá durar pelo menos uma década.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *