Quem São Os Hebiatras?

A maioria dos pais que já passou por isso diz que não há fase mais complicada na vida de seus filhos do que a adolescência ou puberdade, tal fase é feita de altos e baixos, hora os eles se mostram bastante adultos, e em outros momentos voltam a ser crianças. Por isso, como agir quando nossos filhos precisam passar por uma consulta médica?

De acordo com o entendimento dos pais, talvez seria prudente buscar ajuda de um pediatra, que já os acompanha desde o nascimento, mas talvez não seja o mais apropriado, visto que o mesmo atende somente crianças. Por outro lado, buscar um ginecologista ou até um urologista também seria precipitado demais, vez que os filhos ainda se encontram em uma fase intermediária, nem crianças, nem adultos.

Então, Chegou a Hora de Terem Contato Com Um Hebiatra.

O termo hebiatra provém de uma referência direta à deusa grega da juventude, Hebe, sendo um braço da medicina dedicado exclusivamente ao atendimento de adolescentes. Essa área passou a ser reconhecida oficialmente pela Associação Médica Brasileira apenas em 1998.

Para que um profissional possa trabalhar com os adolescentes ele precisa necessariamente ser formado em Pediatria e ter feito ao menos dois anos de especialização em Hebiatria.

Na teoria os hebiatras seguem o que manda a Organização Mundial de Saúde (OMS), na qual a adolescência é compreendida entre o período que vai dos 10 aos 20 anos, portanto atendem a pacientes que estejam nessa faixa etária. Entretanto, essa forma de atendimento podendo ocorrer até antes dos 10 anos.

Hebiatra

Hebiatra

Essa forma de atendimento especializada surgiu a partir da constatação de que, nenhuma outra fase da vida é tão marcada por transformações quanto a puberdade. De uma maneira geral, é nesse período, em particular, que apreendemos 25% da nossa altura final e ainda 50% de todo nosso peso.

As transformações psicológicas também estão determinadas nesta fase e são feitas com a finalidade de adaptar o indivíduo a personalidade de um adulto. Em razão da complexidade da fase, o hebiatra não trabalha sozinho, conta também com o apoio de um grupo de profissionais especializados, como fonoaudiólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, e ainda professores de Educação Física.

Como Atua Um Hebiatra

O hebiatra consegue se diferenciar do ginecologista, pediatra e do médico urologista em razão de que, além do conhecimento que tem da parte física, hormonal, nutricional e também dos possíveis problemas de saúde que ocorrem nessa etapa da vida, que são totalmente diversos dos adultos e das crianças, o hebiatra necessita ter um olhar voltado para o lado psicoemocional. Percebendo e lidando com as novas situações e frustrações que se apresentam para os adolescentes, especialmente os relacionados ao uso de drogas, iniciação sexual, gravidez na adolescência, além de comportamentos gerados por grupos de violência urbana.
Um hebiatra está pronto não só para atuar na prevenção de tais problemas, como pode ajudar o adolescente a passar por todos seus tormentos existenciais. Mas, embora os garotos e garotas estejam iniciando o processo de distanciamento de sua família nessa etapa da vida, os pais precisam dar continuidade sempre ao diálogo, buscando uma aproximação de maneira gradual e natural.

Saiba Mais

Saiba Mais

Nessa fase os jovens necessitam de pessoas que atentas a seus problemas e dúvidas, que o escutem e ainda que sejam bons exemplos. Além disso, os pais devem estar prontos para superar com eles suas dificuldades, buscando a todo o momento evitar futuros confrontos, que podem vir a minar a relação saudável existente.

O hebiatra é o profissional capaz de ajudar a minimizar a ansiedade dos adolescentes e ainda pode esclarecer certas dúvidas que possam surgir nessa fase da vida. O crescimento desse tipo de especialidade tem aumentado com o decorrer dos anos, mas ainda muitas pessoas não sabem a quem procurar quando têm adolescentes em casa. No entanto, os estudos indicam que logo que os jovens começarem a perceber que o Hebiatra é um profissional que pode vir a entender seus dilemas e mudanças, certamente sua procura passará a crescer.

Como É Realizada A Consulta Com Um Hebiatra

Muitos especialistas indicam a necessidade de se realizar alguns exames considerados como “de rotina”, e recomendam que seja feita ao menos uma consulta com o hebiatra no começo da puberdade do adolescente, seguida de outras consultas feitas num prazo nunca superior a seis meses. Depois desse primeiro contato, é indicado que seja feita sempre uma consulta anual com o especialista.

O atendimento ao adolescente é sempre juntamente com os pais ou com apenas um dos pais ou responsável e, logo depois, o adolescente tem a liberdade para ficar a sós com o médico. Esses momentos de médico e paciente ocorrem para que o jovem possa ficar mais à vontade, especialmente livre para conseguir expor seus problemas e também conseguir respostas para suas dúvidas, aquelas que não querem ou não conseguem compartilhar com a família.

O médico também trabalha com os pais alertando para o caminho mais correto a seguir e, caso o jovem autorize, o profissional pode mencionar o que foi conversado nos casos em particular, sempre com o devido respeito à privacidade do adolescente.

Levando em consideração a questão biológica, não existe outra época que seja mais marcada por tantas mudanças psíquicas, físicas, e emocionais, sem esquecer de mencionar os hormônios que estão a todo o vapor para que aconteça o amadurecimento sexual. A puberdade proporciona dificuldades e dilemas em tantas áreas que apenas o olhar focado de um especialista, a todo esse conflito pode vir a ajudar e também a prevenir diversos problemas de saúde e minimizar a ansiedade dos adolescentes.

Esse período se mostra bastante complicado, por isso, é necessária toda a atenção para que o jovem possa se desenvolver de maneira saudável, a fim de se tornar um adulto feliz. Com isso, todo o aprendizado conseguido nessa fase deve ser seguido por o apoio psicológico, para trazer segurança aos jovens, e proporcionar uma maturidade suficiente com a intenção de que possam, futuramente, tomar suas próprias decisões durante a vida.

Então, pais, e jovens, busquem sempre a ajuda de hebiatra para conseguir minimizar os conflitos surgidos com a puberdade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *