Riscos do Uso de Lentes de Contato

Doenças Oculares

As pessoas que usam lentes de contato, devem ter muito cuidado com os riscos que o uso inadequado delas, pode provocar nos usuários. O Ministério Público Brasileiro quer que os fabricantes do produto, coloquem na embalagem dele, as doenças que podem afetar os olhos, como conjuntivite e até cegueira, pela falta de higiene e cuidado.

Consumidores Desinformados

As lentes de contato são usadas pelas pessoas, para corrigir os problemas de visão,ou como estética para mudar a cor dos olhos. No entanto, os especialistas advertem que é necessário muito cuidado, com a higiene do produto, pois pode ocorrer vários e graves prejuízos à saúde do globo ocular, pelo seu uso inadequado.

Lentes

Entre as principais doenças, que podem acometer o usuário de lentes de contato, que não as utilizam de forma correta estão: Conjuntivite alérgica, úlcera de córnea, irritação e em casos mais graves até a perda total da visão. Porém, o consumidor ao receber a embalagem do fabricante com o produto, não tem nenhuma informação sobre os cuidados que devem ter e os riscos a que estão expostos.

Exigência do Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF),através da ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quer que os fabricantes de lentes de contato, informem aos consumidores através dos rótulos das embalagens, os sérios problemas que elas podem provocar na visão do usuário.

Essa recomendação, foi consequência de um ano de pesquisa, do produto comercializado no país,sendo constatado que as principais marcas que vendiam as lentes, não possuíam, em seus rótulos nem as informações básicas sobre o produto.

Informações

De acordo com o Procurador da República, responsável pela recomendação feita pelo MPF, as bulas, normalmente apresentam as instruções de uso e advertências,porém são entregues aos fabricantes, que não repassam as informações aos consumidores, violando o Código de Defesa do Consumidor, que orienta que as instruções estejam nas embalagens dos produtos.

Forma Correta de Uso das Lentes

Apesar de parecer fácil, é necessário alguns cuidados para o uso de lentes de contato, pois nem todos os indivíduos estão aptos a usá-las corretamente.

Usar

De acordo com especialistas em oftalmologia, o primeiro passo, para que quem usar lentes é ter os olhos saudáveis, para que eles consigam suportar o produto que será utilizado. As pessoas que apresentam inflamações, irritações ou doenças na córnea, devem evitar seu uso, optando pela utilização de óculos.

É aconselhável, a utilização do produto somente em maiores de quinze anos, pois os oftalmologistas informam que, as pessoas mais jovens, não são maduras suficientes para detectarem possíveis problemas, já que cabe ao próprio usuário conhecer os riscos que corre, e ter cuidado com a utilização do produto, para evitar futuros problemas mais sérios.

Cuidados Constantes

As pesssoas que usam lentes de contato, devem ter um cuidado constante com elas. A limpeza do produto ao final do dia, e sua imersão na solução específica, é fundamental para preservar a saúde do olho.

Mesmo não havendo nenhuma contraindicação, seu uso excessivo deve ser visto com certo cuidado, e os óculos devem estar sempre presentes, em caso de impossibilidade de seu uso, quando houver sinais de dor ou irritação do olho, sendo necessário retirar as lentes, e higienizá-las com produto de limpeza específico.

No entanto, se mesmo depois da limpeza, o desconforto continuar,pode ser que a lente tenha provocado uma lesão na córnea. Por isso, além da higiene, é fundamental o acompanhamento do médico e a troca do produto dentro do prazo estabelecido para validade.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *