Sibutramina e Seus Efeitos

A Sibutramina é um inibidor de apetite, que atua como um estimulante de ação central relacionado principalmente a anfetamina, ajudando a elevar o nivel de saciedade , quando inibe a reabsorção da serotonina ( neurotransmissor ,envovido na comunicação dos neurônios). Ela foi aprovada em 1997 pelo FDA (Órgão norte-americano que regula os medicamentos),como remédio para tratamento de obesidade. Atualmente a Agência Européia de Medicamentos proibiu seu uso pelas várias contra-indicações, entre elas risco de infarto,doença coronária, hipertensão, hipertiroidismo, glaucoma, entre outras.

Brasil

Aqui no brasil seu uso é permitido sob restrição e a ANVISA( Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria) alerta para os riscos principalmente cardiovasculares. No entanto, apesar dessa informação, as pessoas, em grande parte , as mulheres massificadas pelas campanhas publicitárias vinculadas pela midia, que pregam que um corpo ideal, deve ser magro e esbelto, para se tornar atraente, muitas delas, envolvidas por esse clima de culto a magreza, ingerem substancias e medicamentos indiscriminadamente, na busca do tão sonhado aspecto fisico belo e perfeito. Esse fato pode trazer complicações sérias a saúde , pois antes de tentar emagrecer a todo custo, deve-se procurar a causa da obesidade , que em algusn casos, pode estar associada a problemas emocionais.

Efeitos Colaterais

Em alguns consumidores da sibutramina pode haver elevação da pressão sanguinea, ou seja hipertensão, portanto pessoas com tendencia a apresentar esse aspecto clínico, devem tomar cuidado ao ingerir o medicamento. No entanto, os sintomas mais comuns são: boca seca ou com gosto estranho, causando um mal estar na pessoa, dor de cabeça, sonolência, insônia, constipação, etc. Além de todos esses fatores, ainda há alguns mais graves e preocupantes, como, dor no peito, problemas urinários, alterações mentais e de humor, que devem ser acompanhadas de perto por um especialista, para evitar transtornos aos individuos, entre varios outros.

Sibutramina e Seus Efeitos

Conselhos Importantes

É aconselhável que o usuário não consuma alcool ou outros medicamentos ao mesmo tempo, como as anfetaminas, por exemplo, pois podem ter sérios problemas de saúde . Algumas pessoas ficam em dúvida, se quando pararem de tomar a substancia, voltarão a engordar. Segundo alguns especialistas, durante o uso da medicação, que causa saciedade, ou seja , quando secome pouco, o individuo já se sente satisfeito, ele deve aproveitar esse periodo para não comer compulsivamente., o que sugestiona que a compulsão , geralmente causada por um fato emocional, é a causa do acúmulo de gordura. Sendo assim o que proporciona ganho de peso às pessoas não é o fato de comer e sim de comer sem parar, fato que do ponto de vista psicologico, serve para preencher um vazio que a pessoa sente.

Todo processo de emagrecimento tem por base a reeducação alimentar, associada a pratica de exercicios fisicos. Os inibidores de apetite podem até ajudar, mas deve-se ficar atento se os riscos corridos pelos efeitos colaterais da medicação valem seu consumo. As vezes problemas mais sérios que a obesidade podem surgir pela ingestação de substâncias, portanto todos que pretendem fazer uso deles, devem estar bem informados sobre todos os aspectos de sua ingestão, sempre procurando um especialista para melhor instrução, objetivando não comprometer a saúde.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *