Síndrome de Down e a Inclusão Social

Se você analisar várias crianças é possível se perceber claramente nítidas semelhanças com as crianças que possuem um diagnóstico de atraso mental, na chamada síndrome de Down. Este que é uma síndrome resultado de uma alteração genética ocorrida nas crianças na gestação.

Para que exista um desenvolvimento correto das crianças down é preciso que seus pais possam ter algumas preocupações, o que deverá incluir a criança no meio convencional da sociedade.

Sindrome De Down

Sindrome De Down

Apesar disto isto normalmente não acontece, devido a alguns pais ficarem um pouco retraídos com medo de que as pessoas tenham um preconceito e ainda com o intuito de proteger as crianças de uma série de constrangimentos.

Este é um cenário bastante comum mundialmente falando, e para que esta realidade comece a mudar, é muito importante que esta inclusão possa começar a partir de casa.

Apesar da inclusão destas crianças muitas vezes ser algo complicado, é bastante importante que os pais não desistam pois os objetivos da criança não é apenas aprender a ler e a escrever, mas sim estimular a sua grande socialização, além disso é importante aprender em prática todas as regras de convivências e ensinar também para todos os colegas, professores e funcionários das escolas que a vida destas crianças ou de todas as crianças é feitas através de diferenças, e é possível se lidar com elas sem ter de buscar alguns modelos ideais de comportamento.

A Inclusão Social das Crianças Com Síndrome de Down

Para as pessoas a maioria das vezes situações como o preconceito é a maior doença, que começam inclusive pelos pais que depois de terem um choque com a notícia de que terão um filho assim precisam mais de ajuda do que a criança que vem a nascer e não entende o que está acontecendo.

É muito importante também citar que as pessoas com síndrome de down devam receber um estímulo para que se desenvolvam desde o seu nascimento. Seus pais poderão ser orientados em como proceder com as crianças no caso de ela entrar dentro de uma rotina familiar.

Apesar disto é preciso ter um pouco mais de firmeza e também tolerância para criar as crianças, é importante ainda não a cercar de cuidados excessivos e ainda muita proteção. Apesar de se contar com algumas limitações, ela não deverá ser considerada o centro da família e sim parte dela como todos os membros.

Depois de existir um cuidado tanto natural e especial com a própria saúde de um portador de síndrome de down que ele inclusive irá receber por toda a vida, o grande problema é a sua inclusão na sociedade, que ainda é muito preconceituosa em vários sentidos.

Expor as crianças que possuem a condição de down certamente é um dos maiores problemas percebidos pelos pais, estes que aos poucos deverão desenvolver uma melhoria no raciocínio e também o potencial de aprendizado de seu filho, já que esta condição oferece como principal obstáculo a deficiência intelectual e a dificuldade da capacidade de aprendizado entre as crianças deste grupo.

A entrada dos filhos na escola bem como na educação infantil, até mesmo no ensino médio é um momento bastante marcante para todas as pessoas. Existe ainda alguns questionamentos se é necessário se colocar estas crianças ou não em uma escola e se esta deverá ser regular ou especial.

De acordo com diversas partes da Lei de Diretrizes Educacionais – LDB (Lei 9394/96) fica estabelecido que entre outros vários princípios o de igualdade e também condições para o acesso bem como a permanência na escola puderam adotar uma nova modalidade de educação para todos os alunos que tenham estas necessidades. E desde então a luta contra esta temática cada vez mais rende na sociedade novas discussões apesar de carregar ainda muitos conceitos considerados preconceituosos e distorcidos.

Os Prós e Os Contras das Crianças em Escolas Comuns

Todas as crianças portadoras de Síndrome de Down por um lado poderão ganhar muito quanto ao seu desenvolvimento em sociedades ficando no ensino regular, apesar disto existe um contraste já que a maioria das escolas públicas não possuem facilidades para estes alunos compreenderem melhor os conteúdos trazendo uma grande frustração para o próprio aluno.

Já analisando em um outro ponto de vista, cada vez mais as escolas especiais para este tipo de aluno estão ficando escassas, focando cada vez mais o seu ensino e o desenvolvimento das crianças para um aprendizado formal, se utilizando de ferramentas que sejam condizentes com a sua realidade.

Esta preparação é necessária já que os portadores de síndrome de down no Brasil não possuem uma escola diferenciada para ensino médio. E por este motivo todos os pais precisam pensar nos interesses da criança, para que possam seguir alguns modelos familiares como aconteceria com qualquer outra criança da idade de seu filho.

Inclusão

Inclusão

Existem várias razões para que as crianças possam frequentar uma escola comum, e cada vez mais existempesquisas sobre o assunto e o conhecimento de suas capacidades e potenciais. Ao mesmo tempo que os pais vem se informando cada vez mais sobre os benefícios da inclusão que não é algo discriminatório e oferece uma série de benefícios sociais.

É muito importante que exista uma inclusão de sucesso para que as crianças possam se tornar membros participativos de uma sociedade igualitária, se beneficiando principalmente disto. É importante que exista este comportamento inclusive das escolas onde os colegas também aprendem sobre as deficiências aprendendo a apoiar e defender crianças que tenham outras síndromes por exemplo.

A experiência mostra que a grande chave para isso é simplesmente a vontade dele mesmo que isto possa acontecer. E a escola como um todo também é um fator significativo. As atitudes positivas poderão ainda resolver os problemas e as escolas precisam trabalhar com uma política clara para apoiar os alunos, funcionários e os ajudar a desenvolver soluções na sala de aula para estas pessoas.

Sem problema algum os portadores de Síndrome de Down entendem todas as suas limitações e a cada dia aprendem mais a lidar com as suas dificuldades. A maioria destas crianças costumam tomar iniciativas sem que seus pais precisem lhe dizer ou mandar fazerem as coisas a toda a hora.

Isto é um fator bastante interessante, já que é neste sentido que estas crianças deverão aprender em casa, oferecendo para eles inclusive um mundo diferente onde todas as pessoas que são chamadas de normais e também os deficientes possam conviver bem com todas as suas diferenças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *