Solventes ou Inalantes

Solventes e inalantes são classificados como hidrocarbonetos, substâncias voláteis que podem ser industrializadas ou produzidas através de processos caseiros. Neste artigo nós vamos tratar sobre o uso de solventes e inalantes como drogas, com fins alucinógenos, a classificação dessas substâncias, como se apresentam, seus efeitos físicos e psicológicos e as conseqüências de seu uso.

Tinta

O Que São os Solventes e os Inalantes?

Solventes são substâncias capazes de dissolver outras substâncias e os inalantes são substâncias que são introduzidas no organismo através de aspiração pela boca ou pelo nariz.  Via de regra todos os solventes são substancias altamente voláteis, ou seja, se evaporam rápida e facilmente o que permite que sejam inaladas de forma simples. Outra característica comum a maioria dos solventes e inalantes é que a maioria deles são inflamáveis e se incendeiam com facilidade. Muitos produtos comerciais de uso comum como colas, esmaltes, thiners, tintas, éter, lança perfumes, gasolina, propelentes, vernizes, removedores e outros, contem substancias solventes que podem ser inaladas de forma involuntária ou voluntária. A inalação involuntária é comum em trabalhadores que manuseiam essas substancias, e voluntariamente pelas sensações que causam.

Solventes ou Inalantes

Efeitos Psicoativos Dos Solventes

Os efeitos da inalação dependem do tipo de substância utilizada, mas normalmente os usuários, geralmente crianças e adolescentes, sentem uma euforia inicial seguida por tonturas e depressão. Podem acontecer alucinações auditivas e visuais. Os indivíduos se sentem confusos, desorientados, a visão fica embaçada e a voz pastosa. Sobrevém dor de cabeça e intensa palidez devido a depressão do SNC, e com a continuação do uso pode vir a intensa sonolência, falta de coordenação motora, convulsões e nos casos de intoxicações mais severas pode ocorrer o estado de coma e até a morte.

Conseqüências Físicas

A inalação de solventes de forma crônica, seja voluntária ou involuntária trazem graves conseqüências para a saúde dos indivíduos, que variam de acordo com a substancia utilizada. A maioria delas causa a morte dos neurônios e lesões cerebrais irreversíveis, além de apatia, falta de concentração e de memória. Podem causar lesões nos rins e fígado, além da degeneração progressiva dos nervos periféricos, especialmente os das pernas, o que ocasiona  transtornos para andar e até a completa paralisia. A inalação crônica do solvente deixa o usuário muito sensível a adrenalina e qualquer esforço físico pode causar danos no coração e até levar a morte.

Orgânicos

Dependência, Tolerância e Abstinência

A inalação crônica dos solventes leva os usuários a dependência química e psicológica, e com o uso contínuo o organismo desenvolve a tolerância, precisando de doses maiores e mais freqüentes da substância, e quando esta necessidade não é atendida o usuário tem crises de abstinência. Os solventes são um dos tipos de droga mais comuns entre as crianças e os jovens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • BOA TARDE PESSOAL

    TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE OFERECE SERVIÇOS EM IMPRESSÃO DIGITAL, SÃO 3 MÁQUINAS
    TODAS USANDO TINTAS A BASE DE SOLVENTE, MUITO FORTE O CHEIRO.
    UM COLEGA QUE QUE TRABALHA NO SETOR SENTE, PALPITAÇÕES, DORES RENAIS, SONOLÊNCIA, E QUEDA DE PRESSÃO, EU E UMA COLEGA DE TRABALHO POR TRABALHARMOS PRÓXIMOS AO SETOR, COM O ENTRA E SAI DE GENTE O TEMPO TODO O CHEIRO ENTRA EM NOSSA SALA, FICAMOS DE ATESTADO UMA SEMANA, O MEU MÉDICO ME PERGUNTOU SE EU TINHA ASPIRADO ALGUM PRODUTO QUIMICO, OU TRABALHAVA COM ELE, ENTÃO CONTEI A ELE. SENTIMOS FEBRE DOR DE CABEÇA, DOR MUITO FORTE NO CORPO, TOSSE, POR ISSO QUE EU TOMAVA REMÉDIO PARA GRIPE E NÃO SARAVA, PARACETAMOL E NADA FAZIA EFEITO,NÃO ERA GRIPE.
    E TODOS QUE PASSARAM PELO SETOR SENTIRAM AS MESMAS COISAS E FICARAM AFASTADOS DA EMPRESA.
    O QUE PODEMOS FAZER.
    NINGUÉM RESOLVE NADA, TODOS ACHAM QUE NÃO É NADA.

    SÉRGIO 5 de outubro de 2010 18:50
  • Boa tarde, também sol impressora, e uma doze unica de entoxicação, pode levar a uma,lesão nos órgãos digestivo pois as solvem tonas como são populares, trazem com sigo alumínio, amone-a e vários metais que ajudam e tinta não seca e não bolora aumentando a vida útil do produto.Mais niquem sabe sobre as tintas , ois tem origem estrangeiras, a solução com eu também não me curo , é só passar perto da empresa que eu sinto-o o cheiro, mais existem um comprimido que estou tomando algo simples que resolve com pequenas intoxicações no corpo. ( carvão mineral ).

    miguel lucas massola 30 de dezembro de 2013 15:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *