Tipos de Dependência Química

Definição de Dependência Química

A dependência química é uma condição física e psicológica que é o resultado do consumo constante de substâncias psicoativas. Conforme o uso dessas substâncias vai se tornando mais intenso mais o corpo humano se torna dependente. A consequência é o aparecimento de sintomas que afetam o sistema nervoso.

Se o dependente deixa de usar as substâncias psicoativas tem uma sensação de ressaca. Com essa sensação surge a necessidade de retomar o uso das drogas, o grau de dependência varia de acordo com a droga em questão e a frequência de consumo. A área mais afetada é a psicológica do dependente, pois ele altera de forma brusca a sua forma de interagir com as outras pessoas.

Doença Crônica

A dependência química chega a afetar a tal ponto a vida da pessoa que é considerada uma doença crônica. A causa dessa doença é a necessidade psicológica que a pessoa tem de buscar o prazer que a droga lhe dá em detrimento das sensações desagradáveis que são resultantes de um período de abstinência.

Crack

Um exemplo de substância química que causa dependência extrema é o crack devido ao fato de ter um efeito quase imediato se comparado com outras substâncias que demoram mais tempo para agir. O consumo de crack tem aumentado muito ao longo dos anos devido ao seu efeito instantâneo. O uso constante dessa droga pode levar os dependentes à insanidade, morte, tratamento entre outras coisas ruins.

Os Sintomas da Dependência Química

Os sintomas da dependência química podem ajudar a identificar se uma pessoa é ou não dependente. Os dependentes não conseguem passar por muito tempo sem usar a droga em questão para fugir da sensação de abstinência. O consumo de drogas em geral se dá num padrão em que chega facilmente ao quadro de dependência química.

O principal sinal de que o uso de drogas está se tornando dependência é quando o indivíduo passa a sentir necessidade de consumir mais drogas com o objetivo de que o efeito seja prolongado. O consumo vai se tornando cada vez mais constante e mesmo com o desejo de consumir menos da droga o dependente não consegue. A abstinência é o sintoma que mais caracteriza a dependência química.

Abstinência – O Sintoma da Dependência Química

A abstinência acontece quando a pessoa deixa de usar a substância por algum tempo e o seu corpo responde com uma sensação de ressaca. Os sintomas da abstinência são confusão mental, irritação, insônia, alucinações, desleixo consigo mesmo, desespero, desejo intenso de consumir as drogas, entre outros.

Se uma pessoa usa uma determinada droga para relaxar e o efeito passa tem um momento em que a ansiedade aumenta. Os efeitos da abstinência aparecem imediatamente e então surge a necessidade de se consumir a droga para voltar a relaxar.

Tratamento da Dependência Química

A doença da dependência química é muito difícil de tratar, uma vez que existe uma grande chance de reincidência por causa da sensação de ressaca. Mesmo que a pessoa em questão deseje deixar de consumir a droga não consegue devido a sensação extrema de desconforto. Para conseguir se livrar da dependência é importante ter muito força de vontade, mas mesmo assim não será nada fácil.

O tratamento da dependência química em si consiste em fazer com que a pessoa deixe de usar as drogas de forma a deixá-lo preparado para enfrentar os sinais da abstinência. Na maioria dos casos, a dependência é tão forte que a pessoa não consegue deixar de fazer uso das mesmas e nem mesmo reduzir. Cada dependente é tratado de acordo com a droga de que faz uso e do grau de dependência que possui.

Apoio Psicológico

É essencial que haja um acompanhamento de um psicólogo e pode ser difícil determinar que houve uma cura total, pois é possível que as recaídas aconteçam de um momento para o outro. Pode ser que o paciente tenha passado por algum momento infeliz e não resista a tentação de usar as drogas como uma forma de se sentir melhor.

Existe a possibilidade de que sejam utilizados alguns medicamentos para fazer o controle da dependência. Os medicamentos devem ser prescritos por um médico e devem ser utilizados com o acompanhamento do mesmo.

Ocupações

A completa reabilitação de um dependente químico pode se dar de forma mais fácil se houver atividades que possa substituir o prazer que a droga oferece. Para ajudar no restabelecimento do paciente é interessante encontrar clínicas especializadas que tenham como principal objetivo oferecer ao paciente um novo estilo de vida em que as drogas possam ser deixadas de lado.

Alcoolismo

O alcoolismo é a dependência química que se dá devido ao consumo excessivo e prolongado de álcool. Passa a ser considerado vício quando a ingestão se dá em excesso e de forma regular. Sendo assim, podemos dizer que alcoolismo é o resultado de um conjunto de diferentes sintomas.

O alcoolismo é uma doença de dependência que nos momentos em que não se consome álcool surge a abstinência. Quando existe o consumo excessivo de álcool, mas que não é continuado se tem uma intoxicação por álcool que é a chamada embriaguez. Se a pessoa se torna dependente passa a ter outros sintomas quando entra em abstinência como distúrbios de ansiedade, problemas sexuais e outros específicos, além do delirium tremens que pode se tornar fatal.

O termo alcoolismo se caracteriza por ser um termo genérico, porém, apenas indica que existe algo errado, mas não necessariamente e com precisão o que é. Pode ser que existam mais de um distúrbio transcorrendo ao mesmo tempo.

Outras Drogas

A dependência química se caracteriza por ser a dependência de algum tipo de substância química que pode ser álcool ou outras substâncias como o cigarro, crack, cocaína, maconha, enfim, qualquer uma que haja de forma psicoativa. A sensação que a substância desencadeia desperta prazer o que leva a que a pessoa se torne viciada ansiando por mais.

O desejo por sentir a sensação é o que faz com que o dependente precise sempre consumir mais e mais. Os especialistas advertem que é necessário evitar um primeiro contato com as drogas para evitar o desejo constante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *