Vício do Tabagismo Depois do Câncer

Dificuldade em Abandonar o Vício

De acordo com um estudo estatístico, realizado em pacientes fumantes, chegou-se a conclusão que eles apresentam dificuldade em deixar de fumar, mesmo após serem acometidos de câncer, prejudicando com esse hábito seu tratamento. Segundo dados coletados, o diagnóstico dessa enfermidade não é suficiente para que os tabagistas abandonem o cigarro.

Descoberta do Estudo Realizado

Vício do Tabagismo Depois do Câncer

Vício do Tabagismo Depois do Câncer

O levantamento estatístico foi feito pelo Instituto do Câncer do estado de São Paulo, realizado com cerca de seis mil pessoas com câncer, sendo que trinta e cinco por cento delas são fumantes.Fato mais alarmante é que em cada dez pessoas, seis não conseguem se livrar do vício do cigarro, mesmo após o diagnóstico da doença.

Dificultando o tratamento,mostrando que o vício no tabaco é considerado por especialistas, um dos mais difíceis de serem enfrentados, e nos indivíduos que já tem a sequela do cigarro, o câncer, o hábito do tabagismo é muito mais prejudicial.

Pesquisadores do tema, revelaram que os elementos químicos que estão presentes no tabaco, dificultam a cicatrização de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos oncológicos, elevando a pressão arterial, e reduzindo o efeito dos medicamentos utilizados no tratamento de quimioterapia. Os profissionais da área de saúde, acreditam que uma mudança na vida dessas pessoas deve acontecer para que eles consigam melhorar seu quadro clínico

População Jovem Feminina é mais Afetada

Dificuldade

Dificuldade

Profissionais especializados ressaltam a dificuldade encontrada pelos fumantes em encontrar tratamento adequado, para solucionar o problema do vício, fazendo com que as pessoas tenham dúvida a que instituição recorrer. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a população jovem do sexo feminino, já fuma mais que o sexo masculino, levando-se em conta a mesma faixa etária, de 15 a 18 anos.

Foram entrevistados mais de dois mil e oitocentos estudantes, e as meninas apresentarm um índice maior de tabagismo 61% contra 39% dos meninos. De acordo com os especialistas, esses números alarmantes em meninas muito jovens, podem ser resultados de ações publicitárias com foco nessa parte da polulação, já que a maioria dos estabelecimentos vinculam cartazes de propaganda ao vício em locais bem próximos às escolas, e mais grave ainda é a distribuição feita por algumas casas noturnas de brindes para promoção de produtos tabagistas.

Na população adulta, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, mais de quinze por cento são fumantes,no entanto, há um histórico de queda nos índices, reduzindo o risco de doença cardiovascular, que é uma das principais causas de morte no país.

Manual para Parar de Fumar

Sobre

Sobre

Preparado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse manual versa sobre os principais benefícios que as pessoas obtém quando conseguem se livrar do vício do tabagismo, são eles: Depois de vinte minutos sem fumar, a frequência do coração e a pressão arterial se normalizam; Depois de oito horas, acontece a normalização do nível de monóxido de carbono no sangue; Após quarenta e oito horas, há a redução do perigo de um ataque cardíaco, além de uma melhora no paladar e olfato da pessoa;

Depois de duas semanas de abstinência, a capacidade respiratória tem um aumento de cerca de trinta por cento, bem como a circulção sanguínea, favorecendo ao hábito de caminhar; De um a nove meses, o indivíduo adquire um aumento do condicionamento físico, ganhando energia corporal; E finalmente depois de cinco anos, o risco de sofrer um infarto é equivalente ao de uma pessoa que nunca teve o vício do tabagismo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *