Alimentos Aliados do Coração

Quando você está fazendo uma refeição costuma pensar que o que está no prato tem grande influência no que acontece no seu coração? Alguns alimentos são aliados do seu coração enquanto outros são verdadeiros vilões. A seguir vamos te ajudar a fazer essa distinção e colocar na sua mesa os mocinhos com mais frequência.

O Que se Passa em Seu Coração

Para que o seu coração esteja sempre saudável é importante manter uma alimentação saudável. Diversos estudos realizados sobre o tema comprovaram que o coração é beneficiado com o consumo de alimentos que sejam ricos em fibras e gorduras (monoinsaturadas e poliinsaturadas) que ajudem a diminuir o colesterol ruim (LDL).

https://www.youtube.com/watch?v=YUg3iDLoiXk

Os alimentos que são ricos em gorduras trans e saturadas em contrapartida fazem muito mal para a saúde do seu coração já que aumentam as possibilidades de desenvolver aterosclerose que consiste no acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração e do cérebro que podem culminar em derrames e infartos.

Nada é Proibido

Antes que você se desespere pensando que não pode comer mais nada saiba que basta consumir o que faz mal com moderação. Tudo na vida depende de ter medida e ser consumido de forma adequada.

Alimentos Amigos do Coração

Alimentos Ricos

Os alimentos que são ricos em vitaminas, proteínas, antioxidantes, minerais e fibras são considerados amigos do coração. Dentre esses alimentos podemos destacar os grãos que ajudam a manter os bons níveis de colesterol e reduzem a absorção de açúcar. Boas sugestões de alimentos são soja, lentilha, feijão e grão de bico.

Tomate

Um dos melhores amigos do coração é o tomate por ser rico em licopeno, substância que lhe dá a cor vermelha e que pode ser encontrada também na melancia, pimentão, goiaba e beterraba. Devido a sua ação antioxidante ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Uma boa dica é dar preferência para o tomate em molhos já que a concentração de licopeno é maior.

Castanhas

As castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, amendoim entre outras são ricas em gorduras poliinsaturadas. Esses alimentos tem grande quantidade de fibras, proteínas, vitamina E, zinco, potássio, ferro entre outros. As frutas oleaginosas são muito positivas para o coração, mas tenha cuidado para não exagerar já que elas tem um elevado valor calórico.

Peixes

Em especial peixes de águas salgadas profundas são ricos em ômega-3 que é uma gordura saudável que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL). Dentre os peixes que tem maior concentração dessa gordura estão salmão, anchova, sardinha, truta, cavala e arenque. Os médicos recomendam consumo desses peixes pelo menos três vezes por semana. Também são boas opções os frutos do mar.

Vinhos

Beber vinho faz bem ao coração devido a componentes presentes na uva, por isso beber o seu suco ou consumir a própria fruta ao invés do vinho também dá resultado. A substância responsável pelos benefícios é o resveratol que é antioxidante e pode ser encontrado em maior quantidade nas uvas vermelho-escuras.

Alho

Vilão do hálito, o alho, é excelente para prevenir doenças cardiovasculares já que reduz o colesterol ruim e a pressão arterial. Algumas pesquisas demonstraram que o consumo diário de 20 gramas de alho cru pode ser muito positivo para o coração. Cozinhar o alho pode destruir os seus princípios ativos.

Aveia

Trata-se de uma fonte de fibras solúveis que oferece uma sensação prolongada de saciedade o que contribui para diminuir os níveis de colesterol.

Banana

Também é uma fonte de fibras solúveis e tem uma grande concentração de potássio, um mineral que é bem importante para o bom funcionamento do coração. Em geral pacientes que precisam usar diuréticos para combater a pressão alta devem comer de duas a três bananas por dia que repõem o potássio perdido.

Azeite

Como o azeite tem a gordura monoinsaturada é importante para a alimentação, essa é a gordura mais saudável que existe. Além disso, o azeite é fonte de vitaminar E e outras além de ter minerais antioxidantes. O azeite ajuda a reduzir o colesterol ruim e eleva o colesterol bom. A dica é dar preferência para o azeite extravirgem que é mais puro de todos e por isso tem mais nutrientes.

Chocolate

Um tipo de alimento que ninguém esperava nessa lista, mas que pode ser um aliado do coração, mas que fique claro que estamos falando do chocolate amargo. Ele é rico em flavonoides e ácido gálico que são importantes antioxidantes que contribuem para a proteção dos vasos sanguíneos e ajudam a melhorar a saúde do seu coração.

Alimentos Vilões Para o Coração

Fast Food

Com a pressa que temos em nosso dia a dia pode parecer uma boa solução comer em fast foods, mas saiba que os sanduíches desses restaurantes são ricos em gorduras saturas e trans além de sódio (que é um dos componentes do sal) e carboidratos simples (tipos de açúcares). Todas essas substâncias são péssimas para o seu coração e causam problemas cardiovasculares.

Manteiga e Margarina

Cerca de 80% da composição da manteiga é de gordura saturada, além disso, algumas marcas têm um elevado teor de sal. As margarinas também são vilãs, mas aquelas fabricadas sem gordura trans são as melhores opções. Prefira as margarinas claras e macias.

Frituras (Gordura Hidrogenada)

As frituras preparadas em gordura hidrogenada são ricas em gordura trans além de quase sempre serem temperadas com muito sal. Nesse grupo de frituras estão sanduíches de fast food, salgados de lanchonetes como coxinhas, quibes, batata frita entre outras.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é indicado consumir um máximo de 2 gramas de gordura trans por dia. Saiba que uma porção média de batata frita de fast food tem cerca de 8 gramas. Quando as frituras são feitas em óleo de soja não aumentam o colesterol ruim.

Embutidos

Os alimentos embutidos como linguiças, mortadela, salame e outros tem uma grande quantidade de sal e também possuem gordura trans, algo bem ruim para a pressão arterial.

Azeite de dendê

Um azeite rico em gorduras saturadas e que por isso deve ser usado raramente, vale a dica de preferir usar óleos como o de canola, milho e girassol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *