Benefícios da Chia: Semente Que Elimina Gordura

Quase todo mundo deseja eliminar um pouco de gordura, não é mesmo? Porém, nem sempre é fácil, mesmo que se tenha um estilo de vida potencialmente saudável com prática de exercícios e alimentação regrada. Na ajuda ao combate e eliminação das gorduras vale a pena contar com alguns produtos.

As sementes são elementos naturais que podem ser bastante úteis nessa ajuda ao organismo para eliminar gorduras. A bola da vez é a Chia, uma semente que existe em versão de óleo, grão e farinha.

De acordo com as pessoas que utilizam e alguns estudos, essa semente tem potencial para ser mais eficiente que a Linhaça para combater a fome desintoxicar o organismo. Vamos nos aprofundar mais na Chia para saber quais são os benefícios.

O Que é Chia?

A Chia tem a sua origem no México e o seu uso é bastante antigo, uma vez que existem relatos históricos de que essa semente era utilizada, e muito, pelas civilizações antigas que precisavam de força e resistência.

Chia

Chia

Dentre os principais componentes da Chia estão o Ômega 3, aliás, é o componente de maior teor nesse semente, sendo também encontrado em outros artigos utilizados para a eliminação de gorduras como a linhaça e fibras.

Quais São Os Benefícios da Chia?

De acordo com alguns estudiosos que analisaram a semente Chia, ela pode trazer como benefícios a perda de peso e contribuir para uma maior sensação de saciedade. Veja em mais detalhes abaixo.

Vale dizer que para entender porque a Chia ajuda a eliminar peso é necessário entender a sua ação no organismo, ou seja, como ela atua para contribuir para se diminua a ingestão de alimentos.

 

Saciedade

Essas sementes são mucilaginosas, o que significa que ricas em fibras, o que gera um tipo de “pasta” no estomago quando entram em contato com a água que está presente nessa parte do corpo.

Com essa pasta formada no estômago, é possível se sentir satisfeito por muito mais tempo. Aliás, como o organismo terá uma digestão mais lenta, dificilmente irá pedir mais comida. Assim, a pessoa que ingere a Chia come em porções menores e consegue diminuir a quantidade de ingestão de alimentos.

Inflamação

A gordura no organismo resulta de uma inflamação no mesmo e, devido a essa inflamação, o corpo deixa de enviar mensagens de saciedade para o cérebro, aumentando assim a necessidade de se alimentar. O Ômega 3 está presente na Chia de forma tão intensa que ajuda a enviar essa mensagem de saciedade para o cérebro e, assim, evita que se coma mais do que o necessário.

Saiba Mais

Saiba Mais

Desintoxicação

A Chia tem a função de “limpar” o organismo de forma que regula o trânsito intestinal e contribui para que a pessoa mantenha o ritmo das fezes sempre em dia.

Outros Benefícios

Com certeza, o fato de a Chia ajudar a emagrecer e a eliminar gorduras é muito importante, porém, além desses benefícios pode trazer outros como, por exemplo, a redução do colesterol.

A Chia também contribui para a diminuição da Glicemia e contribui para uma formação óssea mais sólida. Também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, bem como ajuda a melhorar a imunidade do organismo.

Tem Contraindicações?

A utilização da semente Chia não tem contraindicações, porém, vale dizer que ela possui um grande valor calórico. Dessa forma, ela pode acabar contribuindo para um potencial ganho de peso. Para conseguir o efeito de emagrecimento é necessário consumir apenas uma quantidade indicada.

Como Consumir a Chia?

Como já dissemos, a Chia pode ser encontrada de três formas diferentes, ou seja, em grãos, farinha e óleo. Não importa a forma como você escolhe usar a Chia, porém, precisa consumir sempre uns 30 minutos antes de duas das principais refeições do dia.

Vale pensar quais são as principais refeições para você, pois para algumas pessoas o café da manhã é uma das importantes, porém, para outras é o almoço e o jantar. Adéque o uso da Chia para o seu dia a dia.

Marcas da Chia

Já existem no mercado algumas marcas que têm como principal ingrediente a semente de Chia. Conheça algumas dessas marcas e a forma como o produto é apresentado para encontrar a versão perfeita para você.

Chia Grão

Como Consumir?

Pode ser ingerido de forma pura ou mesmo misturado com frutas. As principais marcas no mercado com esse tipo de semente são: Giroil, Ser Leve, Cacalia.

Chia Óleo

Como Consumir?

Na forma de óleo, a semente da Chia deve ser utilizada como um tipo de tempero. Dessa forma, você poderá usá-lo para temperar saladas, não importa que tipo de salada você fará. Uma colher de sopa desse óleo na sua salada já é o suficiente para um bom resultado.

Porém, é válido dizer que a versão em óleo da Chia não contém a riqueza em fibras que as outras formas. As principais marcas do mercado são: Óleo Extravirgem da Giroil, Cacalia.

Chia Farinha

Como Consumir?

Para consumir a farinha, o mais indicado é que você misture-a a iogurtes, saladas e vitaminas. Uma colher é mais do suficiente para ter um bom efeito e deixar a sua refeição mais gostosa.

Dentre as principais marcas de Chia Farinha do mercado podemos destacar Ser Leve e Cacalia.

O Que é Que a Chia Tem?

Além de todos os benefícios que já apresentamos, é interessante destacar o que mais essa semente apresenta de bom. Para começar, tem duas vezes mais potássio que a banana, 6 vezes mais cálcio que o leite integral, 3 vezes mais ferro que o espinafre, 15 vezes mais magnésio que o brócolis, 8 vezes mais ômega 3 que o peixe dentre outros benefícios.

Vitamina A e Mais Benefícios

A Chia também é bastante rica em Vitamina A, o que ajuda a melhorar a visão e também tornar a sua vida mais saudável. Além disso, a Chia também ajuda a relaxar e eliminar os radicais livres.

Essa semente vinda do México também possui bastante Zinco em sua composição, o que contribui para uma vida mais equilibrada e saudável. Sem contar que ajuda a preservar o seu paladar e olfato. Em suma, a Chia apresenta diversos benefícios, mas deve ser utilizada de forma consciente e sem exagero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *