Chocolate Não Engorda: Verdade Ou Mentira?

O chocolate é apontado como um dos principais vilões da dieta, o delicioso doce que é comido com culpa, pois já é determinado que ele é engordativo. Porém, será que o chocolate realmente engorda e faz tanto mal assim a saúde? A seguir você poderá tirar essa e outras dúvidas sobre um alimento que é um dos mais desejados pelos magrinhos e pelos gordinhos.

Pesquisa Comprova Que Chocolate Não Engorda

O chocolate foi pintado como um alimento engordativo e que faz mal a saúde por muito tempo e somente recentemente pesquisas surgiram para mudar a imagem desse doce. A pesquisa que foi responsável por mudar a ideia que se tem do chocolate é de pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha.

Além de a pesquisa comprovar que comer chocolate não engorda também demonstrou que pode ser muito positivo para a saúde uma vez que o seu consumo está associado a baixos níveis de gordura tanto total (a do corpo como um todo) como central (que se refere aos níveis abdominais). Dessa forma é verdade dizer que o chocolate não engorda. 

Como Foi Feita a Pesquisa

A pesquisa foi realizada sob encomenda da União Européia sobre os hábitos alimentares dos jovens em nove países da Europa. O objetivo da pesquisa era observar o estilo de vida desses jovens como a quantidade de atividades físicas realizadas, os seus hábitos, os alimentos que consomem assim por diante.

O estudo foi realizado com a participação de 1.458 jovens com idades entre 12 e 17 anos. A pesquisa demonstrou que independentemente de sexo e idade os jovens que consumiam mais chocolate apresentavam níveis de gordura total e central menores. Outros fatores foram considerados para a pesquisa como, por exemplo, o consumo de café e chá, realização de atividades físicas, maturidade sexual entre outros. 

Benefícios do Chocolate

Além de não engordar o chocolate pode ser muito benéfico para a saúde de quem o consome com certa frequência. O consumo de cacau por adultos está associado com um risco menor de sofrer distúrbios cardio metabólicos. O cacau ainda é rico em flavonoides e em catequinas que também são bastante positivas para a saúde.

O chocolate também entra no grupo dos alimentos que são considerados como antidepressivos. Um alimento que ainda tem outras propriedades interessantes como ser antioxidante, anti-inflamatório, antitrombótico e anti-hipertensivo ajudando inclusive a prevenir doenças cardíacas coronárias. 

Consuma Com Moderação

Obviamente se você passar o dia todo comendo chocolate e não realizar nenhuma atividade física acabará engordando. Tudo que é em excesso faz mal e prejudica a sua saúde. Sendo assim a dica é comer um pedaço pequeno de chocolate por dia, nada de exageros.

Em algumas ocasiões especiais como um dia em que você está um pouco chateado pode ser bom comer um pouco mais do doce uma vez que ele tem propriedades anti-depressivas, mas não consumo demais sempre. Compre chocolates pequenos assim é mais fácil controlar o quanto você vai comer. 

Outras Verdades e Mentiras Sobre Chocolate

Além da questão de engordar o chocolate é um alimento que causa dúvidas por outros motivos. Pensando nisso listamos algumas das principais verdades e mentiras sobre esse alimento que garante a alegria de tantas pessoas.

Chocolate Branco Não é Chocolate

Com certeza você já ouviu isso de alguns amigos que não gostam dessa versão do chocolate. Saiba que eles têm razão, os especialistas não consideram chocolate branco como chocolate porque ele não tem cacau na sua formulação. Esse tipo de chocolate é feito com manteiga de cacau, leite e açúcar.

Chocolate Amargo Engorda Menos

Em relação as calorias os diferentes tipos de chocolate ficam empatados, sendo assim na hora de escolher o que vai comer opte pelo seu favorito. Comendo o chocolate que você realmente gosta estará saciando a sua vontade e assim evitará comer demais.

Chocolate é Bom Para a Saúde

Como explicamos acima o chocolate realmente é bom para a saúde em alguns aspectos como a sua boa concentração de flavonóides (substâncias que são antioxidantes) que ajudam a proteger os tecidos contra o envelhecimento. Porém, o chocolate também não deve ser consumido em excesso, apenas uma barrinha por dia está bom. 

Chocolate Diet Não Engorda

Uma grande mentira, pois o produto diet não foi desenvolvido para quem está de dieta e sim para quem Diabetes. Dessa forma o chocolate diet não tem açúcar, mas para manter o seu gosto doce e textura macia é necessário ter muito mais gordura que os outros chocolates. Sendo assim esse chocolate tem a mesma quantia de calorias que os demais e se for consumido em grande quantidade pode sim engordar.

Chocolate Causa Espinhas

Outra afirmação sobre esse alimento que pode afastar muita gente, mas não se tem prova científica de que o chocolate realmente cause espinhas. Porém, se você já percebeu que a sua pele começa a ficar com cravos e espinhas depois de comer chocolate evite consumir o alimento em grande quantidade. Saiba ainda que alimentos gordurosos como frituras também pode trazer danos a pele uma vez que a deixam mais oleosa.

Chocolate Traz Felicidade

Comer chocolate deixa sim as pessoas mais felizes, isso acontece porque a produção de serotonina (o neurotransmissor responsável por liberar hormônios que trazem a sensação de bem estar) é estimulada. O açúcar presente no chocolate também oferece uma dose extra de energia. Pode ser uma forma interessante de driblar a tristeza de um dia difícil, mas cuidado para não afogar todas as suas mágoas em caixas de bombom. 

O Chocolate no Dia a Dia

Para que a vida seja vivida da melhor forma é importante se dar alguns momentos de descanso dentre os quais estão inclusos momentos para comer chocolate, pois comer o que gosta também é importante. Como já dissemos você pode comer chocolate todos os dias desde que em quantidades moderadas.

Quando perceber que está exagerando no doce deixe-o de lado por um tempo e compense com a realização de atividades físicas. Os exercícios físicos devem fazer parte da sua vida, tire um tempo para fazer caminhadas, para correr e cuidar de si mesmo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *