Deficiências Nutricionais e Riscos na Menopausa

Risco de Desenvolver Anemia

Uma recente pesquisa norte-americana feita com mais de setenta mil mulheres no período de pós-menopausa, verificou que o déficit de vários tipos de nutrientes no organismo feminino estava relacionado a um aumento do risco de desenvolvimento de um quadro clínico de anemia persistente em um percentual maior que vinte por cento. Outros comportamentos inadequados, além de uma alimentação pobre em nutrientes, é o vício do tabagismo que, de acordo com os pesquisadores, também está associado a essa enfermidade.

Observações dos Pesquisadores

Deficiências Nutricionais e Riscos na Menopausa

Deficiências Nutricionais e Riscos na Menopausa

Segundo os cientistas que conduziram esse estudo, bastava a falta de somente três nutrientes para que o risco de contrair anemia aumentasse em cerca de quarenta e quatro por cento. Eles chegaram a essa conclusão através das pesquisas com pessoas do sexo feminino que estavam anêmicas e consumiam Vitamina C, Ferro, Folato, Vitamina B12 e proteínas em menor quantidade que as outras mulheres que tinham um alimentação rica nesses nutrientes.

Os pesquisadores também constataram que a ingestão deficitária desses nutrientes foi menos frequente nas mulheres da raça branca, se comparadas as de origem indígena, negra ou asiática. Outra constatação importante foi que a utilização de multivitamínicos e suplementos de minerais não tinha nenhuma associação com os índices menores da doença. Porém, o índice de massa corporal do indivíduo, sua faixa etária e o vício do tabagismo são fatores que poderiam estar relacionados ao quadro de anemia.

Estudo Feitos Sobre a Anemia

Doenças

Doenças

Os profissionais ressaltam que a a anemia é uma doença que cada vez mais está sendo associada ao risco de óbito e o déficit de ferro, já que foi relacionada à falta de atividade e a diminuição da capacidade funcional do organismo da pessoa, que são fatores que podem resultar em quedas e internação, e que merecem maior atenção por serem um problema que se agrava com o aumento da idade nas mulheres.

Conclusão dos Pesquisadores

Sintomas

Sintomas

Os pesquisadores concluíram que mais estudos serão necessários para verificar se a anemia pode ser provocada por outros fatores, para que eles possam desenvolver métodos para melhorar o estado de saúde das mulheres afetadas. Eles recomendam que haja uma regular avaliação nas mulheres que estão na fase da menopausa em relação a presença ou ausência da anemia no seu organismo, através da verificação dos alimentos consumidos, para que eles possam determinar qual a quantidade necessária dos nutrientes como Folato, Vitamina B12 e Ferro, os quais estão relacionados com a anemia.

Vale ressaltar que uma alimentação saudável, rica em nutrientes é importante em qualquer fase da vida. Na menopausa, em virtude de ser uma fase típica da vida da mulher, esses cuidados devem ser redobrados para que elas passem por esse período com uma melhor qualidade de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *