Funcionamento das Células Gordurosas no Organismo

Células de Gordura

O Peso corporal do adulto é determinado pela taxa de energia ingerida através do alimento que a pessoa gasta dessa fonte energética. Vários especialistas instruem que o modo para manter um peso corpóreo saudável é consumir uma dieta equilibrada com glicose, proteína e gorduras, com cerca de 1.500 a 2.000 calorias por dia, além de exercícios físicos regulares.

A gordura corporal ou tecido adiposo é encontrado abaixo da pele, e também sobre os rins dos indivíduos. Conforme o sexo dele, se homem ou mulher também há uma variação da localização da gordura. Enquanto que no primeiro ela está localizada no peito, nádegas ou abdômen, no indivíduo do sexo feminino esta localizado nos seios, nádegas, coxas e cintura, essa diferença entre os gêneros ocorrem da relação hormonal da testosterona e estrôgenio.

Tipos de Tecido Adiposo

No corpo humano existe dois tipos de tecido de gordura: Um chamado de Gordura Branca, responsável pelo isolamento de temperatura, metabolizar energias e fazer o amortecimento mecânico; e a Gordura Marrom, encontrada em bebês nos seus ombros, pois são importantes para a produção do calor.

Esses tecidos são feitos por células adiposas, que existem somente em uma única espécie celular As células de Gordura Branca são grandes, mas tem um citoplasma bem minúsculo, um núcleo pequeno e uma grande gota gordurosa que ocupa quase todo o volume celular. Já as de Gordura Marrom, são menores,com muitas mitocôndrias (Estruturas capazes de gerar calor), compostas de várias gotículas de gordura.

As células adiposas formam-se desde o desenvolvimento fetal, a partir dos terceiros três meses da gravidez,e aparecem com mais evidência,quando o indivíduo entra na adolescência,época em que a gordura é distribuída de acordo com o sexo do indivíduo.

Diferencial das Células de Gordura

Existe uma diferença entre as células de gordura e as outras células que compõem o organismo humano. Enquanto que nas células não gordurosas, as multiplicações ocorrem sempre, nas células adiposas essa multiplicação não ocorre após o período da puberdade, ou seja, o número de células continua o mesmo, o que ocorre é que há simplesmente um aumento de tamanho da célula de gordura.

Com a ingestão do alimento gorduroso, eles atravessam o intestino e estômago da pessoa. Os sais biliares se unem às gotas de gorduras grandes, acontecendo um processo de emulsificação. Essa mistura é responsável pela quebra das células em gotas menores, fazendo com que haja um aumento na área onde está a gordura.

O pâncreas produz a secreção enzimática que é chamada de lipases, quebrando as gorduras, ou seja, o glicerol e os ácidos graxos, absorvidos pelo instestino.A partir daí as moleculas de gorduras se reunem de novo, formando os triglicerídeos. As moléculas adiposas são grandes para atravessarem as membranas das células, por esse motivo é que são quebradas e depois reunidas, para facilitar essa travessia. Quando encontram qualquer obstáculo celular, devem de ser quebradas.

Armazenamento da Gordura no Corpo Humano

As enzimas conhecidas como lipases de lipoproteína são responsáveis pela quebra das gorduras nos ácidos graxos. Elas podem ser encontradas no músculo cardíaco , músculo e paredes dos vasos nos tecidos gordurosos.Sua atividade depende do nível de insulina presente no organismo humano, quando ela esta alta, as lipases estão atuantes, ou ao contrário, quando há baixa de insulina,elas tornam-se inoperantes.

Armazenamento da Gordura no Corpo Humano

Armazenamento da Gordura no Corpo Humano

Com a ingestão de alimentos doces ou gordurosos, os ácidos graxos são absorvidos pelo sangue presente nas células adiposas,do fígado e musculares. Com o estímulo da insulina, eles são feitos em moléculas gordurosas, armazenadas como gotas de gordura. Nas células adiposas, outras lipases fazem a quebra delas em glicerol e ácidos graxos.

Elas são ativadas por uma série de hormônios, como o do crescimento, a epinefrina, por exemplo,liberando os ácidos graxos e glicerol na corrente sanguínea chegando até ao fígado, onde podem ser quebrados novamente para produzirem glicose.

O IMC ou Índice de Massa Corpórea é calculado pelo peso e altura da pessoa, para verificar se ela está com um peso saudável. Se estiver acima do peso, o IMC está entre 25 e 29,9, se acima de 30, o indivíduo é considerado obeso, ou seja suas células de gordura estão bastante grandes, e passam por todo o processo acima descrito.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • queria saber onde podemos encontrar tecidos gordurosos nos ossos essa e minha pergunta obrigada

    liliam de cassia cardoso 16 de Março de 2012 17:27
  • onde podemos encontrar tecidos gordurosos em nosso osso

    liliam de cassia cardoso 16 de Março de 2012 17:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *