Gorduras do Bem

Definição

Gorduras do Bem

Gorduras do Bem

O termo gorduras do bem, começou a ser falado depois que alguns médicos divulgaram que, como tudo na vida, com a gordura também existe o lado bom. Ao contrário das gorduras Trans,prejudiciais ao organismo humano, existem alimentos que são ricos em gorduras que não fazem mal à saúde como os que estão presentes na castanha, abacate e nas amêndoas, por exemplo, sendo inclusive prescritos por médicos, em dietas feitas por hospitais especializados em tratamento do coração.

Orientações dos Especialistas

De acordo com alguns profissionais especializados em nutrição, as chamadas gorduras do bem não podem ser totalmente liberadas. Podem até substituir alguns alimentos calóricos, no entanto, se forem ingeridos em doses excessivas, pode ocorrer um efeito contrário, ou seja, a gordura boa pode se tranformar na gordura trans. Apesar das gorduras do bem protegerem o coração, se não ingeridas com moderação,podem engordar por seu valor calórico.

Comer Macarrão Engorda

Dicas

Dicas

Geralmente, quando as pessoas começam a fazer algum tipo de regime alimentar, a primeira coisa que ouvem é que macarrão engorda, e é melhor deixar de comê-lo. Porém nem todos os profissionais em nutrição pensam desse modo. Não é somente saladas ou carnes grelhadas, que contribuem para o emagrecimento, o macarrão, que é um carboidrato, e é considerado essencial na pirâmide dos alimentos, também deve ser consumido.

Indicação dos Vigilantes do Peso

Os Vigilantes do Peso, é considerado um grupo de referência para pessoas de todo Brasil, interessadas em emagrecerem, e esse grupo sugere como opção o macarrão integral, para perda de peso. Mas não é só o alimento propriamente dito que causa aumento de peso, o que engorda mais é o molho que se coloca sobre o macarrão.

No rótulo das embalagens, pode-se observar a alta quantidade de sódio presente em molhos de tomate, o que provoca o aumento calórico, e dificulta o controle da pressão arterial. De acordo com a Socieddae Americana de Nutrição, um prato de macarrão sem o molho de tomate, pode chegar a somente seiscentas calorias.

Consumo de Café e Perda de Peso

Nutrição

Nutrição

Várias pessoas bebem café diariamente, na ilusão de que o líquido funciona como inibidor de apetite, pois a bebida é considerada por especialistas como um acelerador metabólico. No entanto, vale a pena ressaltar que alguns estudos, não comprovaram que o café com adoçante não tem caloria, favorecendo a perda de peso. O que os profissionais orientam é o consumo de somente, quatro a cinco doses por dia, para evitar possíveis gastrites ou alterações no sono, que a cafeína pode provocar.

Dietas Exclusivas

Na década de noventa, começaram a surgir as dietas exclusivas, que são compostas só por proteínas, presentes nas carens, ou só de carboidratos, presentes em massas e pão. Essa dieta que pode ser usada no máximo por trinta dias, até provoca perda de peso, no entanto essa situação é provisória. De acordo com nutricionistas, quando as gorduras saturadas são liberdas, há consequentemente, o aumento de colesterol e hipertensão, facilitando o acúmulo da gordura, o que invibializa esse tipo de dieta.

Segundo a Associação Americana de Dietas, o que realmente pode surtir efeito, é a combinação de proteínas e carboidratos, que dão a sensação de saciedade ao indivíduo, fazendo com que ele consuma menos alimento, já que não há nenhum respaldo científico, que possa afirmar que somente a ingestão de um grupo de alimentos, possa fazer com que a pessoa perca peso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *