Nutrição Escolar

A alimentação está diretamente ligada ao desenvolvimento escolar das crianças e por isso mesmo nos últimos anos a nutrição escolar passou a fazer parte da pauta de discussão a respeito de educação. Em primeiro lugar é óbvio que somente um indivíduo que esteja bem alimentado poderá ter um bom desempenho escolar, pois somente assim terá atenção e energia para aprender. Nos países em que a má alimentação nas escolas predomina, seja pela falta de alimentos ou por alimentação incorreta, é possível observar curvas negativas de aprendizagem.

Nutrição Escolar

Nutrição Escolar

Atualmente, muitas crianças enfrentam sérios problemas de saúde como obesidade e diabetes. Essas condições de saúde são um reflexo da falta de cuidado com a alimentação dos pequenos em casa e na escola. Situação tão grave quanto é a das crianças que apresentam desnutrição por falta de alimentos. As duas pontas desse problema demandam atenção urgente para que se possa oferecer melhores condições para que as crianças possam ser educadas.

Hábitos Alimentares

Os nutricionistas tem defendido que as escolas precisam ter um programa de nutrição para as crianças, pois sendo este um ambiente de formação é nele que as crianças aprendem muitos dos seus hábitos. Se na escola existe o hábito de dar preferência a alimentos mais saudáveis é bem provável que essa criança cresça tendo esse hábito. Obviamente a alimentação em casa também irá ter forte influência. Trata-se de um trabalho em conjunto da escola com os pais.

Hábitos Alimentares

Hábitos Alimentares

Alimentação como Parte da Aprendizagem

A recomendação dos especialistas é que as escolas lidem com a questão da alimentação como uma extensão do que é aprendido em sala de aula. Mais do que um momento de uma simples refeição é importante haja uma identificação dessa situação como sendo algo pertinente em relação aos valores culturais e sociais das crianças. É importante ampliar o conceito que temos de escola como local em que se aprende a calcular e ler para o lugar em que acontece parte da formação do indivíduo.

A Situação nas Escolas

O sistema publico de seleção de profissionais, seja através de concurso ou de contrato, não exige de cozinheiras, merendeiras, professoras e demais profissionais da escola, conhecimentos específicos a cerca de nutrição, sendo assim a situação é precária na maioria das Escolas.

Alguns municípios contam, em suas respectivas secretarias de educação, com um profissional qualificado na área de nutrição, e este é responsável pela orientação e devida manutenção a cerca de cardápios e abastecimentos de alimentos as instituições educacionais.

A Situação nas Escolas

A Situação nas Escolas

A Abrangência

Programas envolvendo a nutrição escolar podem partir de instituições governamentais bem como da iniciativa privada, pois existem empresas que oferecem consultoria e prestação de serviços envolvendo palestras de esclarecimento, manuais de conduta e boas práticas, formulação de cardápios, etc. Efetivamente o mais importante se refere a nova visão a respeito deste assunto, ou seja, quando ocorre um movimento em prol da nutrição escolar simultaneamente ocorrem ações de esclarecimentos envolvendo as famílias, os professores, os alunos, enfim, toda a comunidade escolar será envolvida e por consequência disso há uma nova consciência a cerca do assunto. A partir daí a formação de novos hábitos alimentares deve ser uma consequência do envolvimento comprometido de todos os envolvidos neste processo podendo decorrer iniciativas como a criação de uma horta nas dependências da escola e muitas outras atividades que vão além da teoria e da Hora do Lanchinho, pois a prática é a melhor forma de construção de novos conceitos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *