Redução do Risco Cardíaco pelo Consumo de Berinjela

Farinha de Berinjela

Segundo os pesquisadores, a farinha de berinjela teria propriedades como emagrecimento e redução do risco cardíaco, apenas com a ingestão de duas colheres de sopa por dia.

reducao do risco cardiaco pelo consumo de beringela-1

Farinha de Berinjela

Os estudos científicos na área de nutrição vem trazendo inúmeros conhecimentos sobre os efeitos benéficos que determinados alimentos possuem no organismo humano, expandindo para além da farmácia os produtos terapêuticos.

Realização da Pesquisa

Esse estudo foi feito por pesquisadores brasileiros na área de nutrição que estudaram os efeitos do consumo da farinha de berinjela em cerca de quatorze mulheres na faixa etária de mais de quarenta anos, e que apresentavam riscos de apresentarem problemas cardiovasculares, como por exemplo, hipertensão arterial, aumento da circunferência abdominal e níveis de colesterol e triglicerídeos bem altos na corrente sanguínea.

Depois disso, dividiram as voluntárias em dois grupos, sendo que em um deles as mulheres só fizeram a reeducação alimentar e no outro além do mesmo programa de dieta, ainda acrescentaram duas colheres por dia de farinha de berinjela na sua alimentação.

reducao do risco cardiaco pelo consumo de beringela-2

Realização da Pesquisa

O resultado foi uma perda de peso de cerca de seis quilos no grupo que consumiu a farinha contra três quilos do grupo de controle (que fizeram só a reeducação alimentar).

Conclusão dos Pesquisadores

De posse desses resultados coletados durante a realização da pesquisa, os cientistas brasileiros concluíram que a farinha de berinjela auxiliou na redução das altas taxas de triglicerídeos e do colesterol total e até mesmo na diminuição dos níveis de ácido úrico que é uma substância que ocasiona inflamações e dores nas articulações quando é encontrada em concentrações elevadas no organismo humano.

Os pesquisadores notaram também que as participantes do estudo apresentaram uma diminuição da gordura visceral ou como é mais conhecida gordura invisível que mesmo em mulheres que já se submeteram ao procedimento da lipoaspiração, continua ainda trazendo risco ao coração dessas pessoas. Segundo ainda os pesquisadores que analisaram a farinha de berinjela ela seria mais potente até do que o próprio legume, o chá e os sucos feito com o alimento, pois concentraria dez vezes mais fibras, aumentando a sensação de saciedade.

reducao do risco cardiaco pelo consumo de beringela-3

Conclusão dos Pesquisadores

No entanto, os profissionais especializados em nutrição e nutrologia advertem que a farinha de berinjela tem a propriedade de estimular a produção os radicais livres, o que pode resultar em um envelhecimento precoce da pessoa. Porém esses especialista informam que esse risco é anulado se o individuo consumir junto com a farinha de berinjela alimentos ricos em vitaminas C, como por exemplo as frutas cítricas.

Vale ressaltar que todo estudo precisa ter uma evidência científica para ser comprovado e aprovado pela comunidade de cientistas. Por isso as pessoas que desejam se beneficiar do uso de qualquer tipo de substância anunciada nas pesquisas, devem antes de tudo consultar um clínico para verificar se há a possibilidade de ocorrer possíveis efeitos colaterais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *