A Retirada da Mama Contra o Câncer: Perguntas e Respostas

Existem dois principais tipos de cirurgia de remoção da mama:

01-Simples remoção de mama, com todo o tecido mamário removido;

02-Radical remoção de mama: Tecido mamário e o músculo subjacente no peito serão removidos (procedimento feito se o câncer se espalhar aos músculos da parede torácica);

O cirurgião irá aconselhar que tipo de cirurgia de remoção da mama é o melhor.

Quais São As Alternativas Para A Cirurgia de Remoção da Mama?

Dependendo do tamanho da posição e do tipo de câncer o cirurgião pode sugerir opções de tratamento alternativo à cirurgia de remoção da mama. Estes podem incluir:

Remoção de nódulo na mama (e algum tecido circundante), e não todo o seu peito;

Redução da mama com cirurgia para remover câncer maior;

Radioterapia: Tratamento que destrói as células cancerosas com radiação;

Quimioterapia: Tratamento que destrói as células cancerosas com medicamentos;

Terapia hormonal: Tratamento que pode reduzir os níveis de estrogênio no corpo ou bloquear os efeitos do hormônio causadores do câncer; No entanto, as mulheres precisam de algum tipo de cirurgia em algum momento para tratar o tumor que é originado na mama. Pergunte ao médico sobre a melhor opção de tratamento.

Como se Preparar Para A Cirurgia de Retirada de Mama?          

Médicos podem aconselhar a ter a quimioterapia ou hormônio antes da operação de retirada de mama. Estes tratamentos podem ajudar a reduzir o tamanho do cancro, o que fará com que seja mais fácil de remover.

A pessoa especialista em cirurgia plástica irá explicar como se preparar para a operação. Por exemplo, quem fuma deve parar com o vício, visto que o tabagismo aumenta o risco de infecção da ferida e por consequência retardar a recuperação.

Cirurgia de remoção da mama requer uma internação de um a dois dias com o corpo sob a anestesia geral. Isso significa que as mulheres dormem enquanto acontece a operação.

Você será solicitada a seguir as instruções de jejum. Isto significa não comer ou beber, normalmente por cerca de seis horas precedentes. É importante seguir as recomendações dos cirurgiões ou o conselho do anestesista. No hospital, a enfermeira pode verificar a frequência cardíaca, pressão arterial e teste de urina.

O seu cirurgião vai falar o que vai acontecer antes, durante e após o procedimento, e qualquer dor que possa ter. Esta é a sua oportunidade de entender melhor os procedimentos e ajudar a si mesmo através da preparação de perguntas sobre os riscos, benefícios e alternativas para o procedimento.

Isso irá ajudar a você ficar bem informada para que possa dar o seu consentimento ao procedimento para seguir em frente, com maior segurança. Por consequência se é convidada a assinar um termo de consentimento para começar os procedimentos inciais.

O Que Acontece na Cirurgia de Retirada de Mama?

Dependendo do tipo de operação pode levar duas horas ou mais. O tempo aumenta para quem tem ao mesmo tempo a cirurgia de reconstrução de mama. A técnica de seu cirurgião irá utilizar depende do tipo da necessidade. Se você está tendo uma simples retirada de mama, o cirurgião irá fazer um corte diagonal ou horizontal em todo o peito e retirar o tecido mamário.

Os gânglios linfáticos são glândulas por todo o corpo que fazem parte do seu sistema imunológico. Às vezes, o câncer de mama pode se espalhar para os nódulos linfáticos debaixo de sua axila. Quando isso acontece o cirurgião irá recomendar a remoção completa.

Se a axila está normal o cirurgião pode aconselhar um procedimento chamado biópsia do linfonodo para identificar um tipo de linfonodos e remover. Ele ou ela vai encaminhar amostras para um laboratório de testes a determinar o tipo de células e se estes são benignos ou malignos. É possível fazer uma cirurgia de reconstrução de mama, ao mesmo tempo em que se tem removido o peito, ou se pode ter isso em uma data posterior.

Na cirurgia de reconstrução da mama, uma nova forma adaptação pode ser formada usando o tecido das costas, do abdômen (barriga), em um implante de silicone ou com combinação das técnicas.

Quando a operação for concluída o cirurgião irá fechar os cortes com pontos. Estes podem ser dissolúveis. Os especialistas podem utilizar cola de tecidos e / ou tiras de papel.

O Que Esperar Depois da Cirurgia Contra o Câncer?

Necessário repouso até que passem os efeitos da anestesia. Você pode precisar de alívio da dor, para ajudar a evitar qualquer tipo de desconforto, com o da anestesia. Por vezes é necessário usar um cateter (tubo fino) para drenar a urina.

Não se preocupe! A enfermeira vai lhe dar conselhos antes de sair da cama, como tomar banho, retomar a dieta e os exercícios suaves. Tente evitar gel, sabonete, creme ou pomada na ferida, embora seja bom lavar com água após 48 horas.

A pessoa fisioterapeuta (profissional de saúde que se especializou em manter e melhorar o movimento e mobilidade) irá visitar as pacientes para discutir um programa de exercícios. Ela vai ajudar a restaurar a força e o movimento no braço, por consequência acelera a recuperação. A enfermeira vai lhe dar alguns conselhos sobre como cuidar de sua cicatrização antes de você ir para casa. Necessário solicitar a ajuda para alguém te levar embora do hospital.

Como Se Recupera da Cirurgia de Remoção de Mama?

Em geral leva pelo menos três semanas para fazer uma recuperação completa da cirurgia de remoção da mama, mas isso varia entre as pessoas, por isso é importante seguir o conselho dos cirurgiões.

Em casa o corpo vai cansar de modo rápido. Por isso é importante ter calma e comer uma dieta equilibrada. Para melhorar a recuperação continue a fazer os exercícios recomendados por fisioterapeutas. Se precisar de alívio da dor, use analgésicos. Leia sempre o folheto informativo que acompanha o medicamento, e se você tiver alguma dúvida, pergunte ao farmacêutico.

Na consulta de acompanhamento o cirurgião irá dar conselhos sobre quando poderá retomar suas atividades normais e ao trabalho. Ele ou ela também vai discutir qualquer outro tratamento necessário no meio do caminho. Melhor não dirigir por algumas semanas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *