Com Quem Deixar os Filhos na Volta ao Trabalho

Volta ao Trabalho

Quando o bebê nasce, a mulher tem o período de licença- maternidade para ficar com seu filho. Porém quando esse período acaba, e ela tem de voltar à sua atividade profisssional ,surge uma dúvida de quem ela deve deixar cuidar da criança? As três opções mais comuns são: Avós, Creches ou babás.

Licença

A decisão de com quem o filho vai ficar, demanda muito cuidado, para que a escolha seja bem planejada, e os pais não se arrependam depois.

Perfil dos Pais

A escolha de quem vai cuidar da criança, está ligada ao perfil dos pais, disponibilidade financeira, ou a proximidade dos parentes que podem cuidar do bebê. Se eles dispõem de boa situação econômica, a opção por uma creche ou escolinha, ou de uma babá não será problema, pois terão condições de pagar por esses serviços mais caros.

Já se a escolha for a casa de algum parente,principalmente os avós, além dos responsáveis fazerem uma economia considerável, alguns se sentem mais seguros, quando o cuidador é um parente da família. Foi feito uma coleta com dados, que mostram as vantagens e desvantagens de cada um. Veremos então:

Pré-Escola ou Creche

Vantagens

Apresenta como principais vantagens, a socialização da criança, e a flexibilidade de horários,que facilitam muito aos pais, que possuem atividades profissionais, e não dispõem de muito tempo, necessitando de locais que apresente vários horários disponíveis. Os preços costumam variar, atendendo desde aos pais que podem gastar, aos que não tem muito dinheiro, e precisam economizar.

Creche

Geralmente, colocar o filho na creche sai mais barato, do que contratar uma babá, porém existem algumas escolinhas que são tão caras quanto as universidades. A diversidade de horário oferecida nesses estabelecimentos, costuma ser apresentada em períodos (manhã, tarde ou fim da tarde), variando conforme o tempo, que os pais vão precisar deixar seus filhos lá, para poderem trabalhar.

Segurança Oferecida

Na creche ou escolinha, existem vários funcionários que vigiam as crianças, para que não ocorram acidentes, além do local ser adaptado para reduzir e muito, os riscos de acidentes, muito comuns nessa faixa etária. Os pais devem confiar na instituição em que estão colocando seus filhos, verificando com antecedência se já houve problema. com alguma criança anteriormente no lugar.Essa confiança é fundamental, para que eles possam retornar às suas atividades profissionais, sem preocupações. Outro vantagem é a estabilidade que a creche oferece, por existirem várias pessoas trabalhando lá, ou seja, se alguém ficar doente, sempre terá outra para substituí-la, e assim os pais nunca terão problemas com faltas de profissionais.

Socialização das Crianças

De acordo com especialistas em desenvolvimento infantil, o convívio com outras crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois elas evoluem mais quando observam o que os outros amigos fazem, aumentando seus modelos próprios de brincadeiras,se tornando um pouco mais independentes dos pais, começando a construir sua própria vida.

Crianças

Pelo hábito de imitação, o que de bom a instituição oferecer aos alunos, isso refletirá com certeza na criança, por exemplo, se todos comerem frutas, com certeza ela passará a comer também.

Desvantagens das Creches ou Pré-escola

Uma das principais desvantagens da creche, é a locomoção da criança até a instituição, principalmente, quando os pais tem de enfrentar congestionamentos de carros,às vêzes na hora do rush, para levá-las até lá. Os especialistas recomendam que é aconselhável, optar por uma creche próxima a casa do bebê, pra evitar perda de tempo, atrasos e o estresse provocado pelos engarrafamentos. Quando a criança fica um pouco mais velha, uma sugestão são os transportes escolares para fazerem esse traslado.

Contágio Entre as Crianças

Outra preocupação muito presente na vida dos pais, que deixam seus filhos em creches, é o perigo de contágio de doenças, principalmente em bebês antes de um ano de vida, quando sua resistência aos microorganismos, ainda está muito fraca.De acordo com pediatras, o sistema imunológico da criança ainda está se formando até a idade de três anos. Se os pais optarem em deixar os filhos, antes dessa idade na instituição,isso pode ocasionar doenças, em alguns períodos, já que as crianças muito pequenas precisam de muita atenção, e na creche essa atenção é distribuída com outros bebês, resultando em um estresse que reduz sua imunidade, deixanda-as mais suscetíveis a enfermidades. Além disso, em muitas instituições um mesmo material, como colheres, por exemplo, são usadas para alimentar várias crianças.

Adaptação da Criança à Instituição

A adaptação da criança na creche é fundamental para sua socialização, e vai depender do perfil dela, e do modo como foi feito a mudança, do convívio materno para a instituição. Às vêzes,os filhos se adaptam melhor a escola, que os próprios pais, que apresentam maior dificuldade em se acostumarem à nova rotina.Existem casos, onde as crianças são tão apegadas aos pais, que não conseguem se adaptar a instituição. Nesses casos, uma boa opção, seria a casa dos avós, por exemplo, para diminuir o impacto que a nova rotina provoca nelas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *