Horta Doméstica – Hortoterapia

Colocar na mesa uma saladinha de alface fresquinha, que você mesma plantou e colheu pode parecer um sonho para quem mora nos grandes centros urbanos e especialmente num apartamento, mas é possível sim. Hortaliças, ervas, temperos e até algumas espécies de legumes, sempre fresquinhos, cheirosos e bem ao seu alcance. Além de saudável e saboroso a horta em casa tem uma outra grande vantagem….mexer na terra, plantar, cuidar e colher são atividades com alto poder liberar o estresse do dia a dia, cuidar de uma horta pode ser considerada uma forma de terapia, a hortoterapia.

Organizando o Espaço da Horta

Para fazer uma horta não é necessário, como se pensa, um grande espaço de terra, um pátio imenso, basta uma varanda ou uma sacada ensolarada e algumas floreiras e você já pode começar a plantar algumas coisas. É claro que a variedade de plantas vai depender do seu espaço disponível, mas de qualquer forma é possível fazer uma horta. Para quem vai fazer a sua horta numa varanda ou sacada pode comprar floreiras ou mesmo aproveitar o fundo de garrafas pet, baldes, potes ou latas, enfim, recicle aquelas embalagens que iriam pro lixo e consiga terra em algum lugar próximo a sua casa ou mesmo nos setores de jardinagem das grandes lojas, veterinárias ou em hipermercados, onde são vendidas em sacos.

Terra

Escolhendo as Sementes

No mesmo local onde você for comprar a terra escolha também as sementes. Atrás dos envelopes tem todas as informações acerca da época do plantio e do espaço necessário, portanto leia com atenção e escolha as sementes de acordo com as características da horta que você está preparando. Siga as instruções com respeito a distancia entre as mudas, regas e luminosidade. Se você tem filhos, convide eles para participar desse projeto com você, vai ser muito gratificante ver a expectativa das crianças com relação ao desenvolvimento das sementes e a experiência de comer o próprio alimento plantado.

Sementes

Cuidados com as Plantas

A sua varanda vai ficar muito bonita com vasos com eras e plantas. Um pé de tomate cereja, um pé de pimentão, pimenta ou outras além de saborosos enfeitam o ambiente. As ervas, chás e temperos como manjerona, por exemplo, exalam um perfume delicioso. Para que sua horta se desenvolva bonita e forte ela precisa receber cuidados quase que diários, e no mínimo semanais. As ervas e chás devem ser podadas nas extremidades semanalmente para que a brotação seja revigorada, folhas secas devem ser arrancadas, a terra deve ser afofada periodicamente e as plantas devem receber água conforme suas necessidades individuais e também devem receber fertilizantes adequados regularmente.

Cultivar uma horta doméstica, seja num pátio grande ou numa varanda é uma oportunidade de tirar o estresse através do contato com a natureza e também de oferecer para sua família algo produzido por você, mesmo que seja somente o temperinho verde da salada. É gratificante, saboroso e saudável!

Plantas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *