Sistema Nervoso Parassimpático

O sistema nervoso parassimpático faz parte do sistema nervoso autônomo, juntamente com o sistema nervoso simpático. O sistema nervoso autônomo formado com estes outros dois sistemas, deve manter o equilíbrio do funcionamento fisiológico e homeostasia do meio interno do corpo humano.

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

O sistema autônomo é o responsável pela regulação da atividade humana, involuntária e inconsciente, e ainda, da maior parte dos órgãos e das glândulas que fazem a composição do corpo humano. Como se pode perceber é um funcionamento do corpo de extrema importância. Todo o sistema é regulado pela parte central nervosa, que recebe o nome de hipotálamo. Esta parte fica localizada na base do cérebro, e a informação que sai deste ponto de controle e faz a comunicação com as demais partes do corpo, acontece através dado tronco cerebral até a medula espinal, que está localizada no interior da coluna vertebral.

Sistema

Sistema

Da colunal vertebral saem vários nervos que vão em direção a vários tecidos e diversos órgãos, desta forma é que é feita a condução das informações que permitem que exista a atividade regular do corpo humano. Apesar de fazerem parte do sistema autônomo, os sistemas nervosos parassimpático e simpático não atuam de maneira simultânea, é possível dizer que de um certo modo, eles atuam de maneira oposta. A atuação é desta forma porque quando um estimula ou ativa uma das funções, automaticamente o outro é inibido, e graças a este tipo de funcionamento a estrutura biológica funciona em total controle. Na prática, a atuação do sistema nervoso parassimpático em oposição ao sistema nervoso simpático, recordando que os dois formam o sistema autônomo, acontece em momentos que uma pessoa está estressada, passa por uma situação de perigo ou excitação. São situações onde acontece uma grande dispêndio de energia. O corpo humano tem praticamente todos os órgãos internos inervados por fibras nervosas que são parte constituinte do sistema nervoso parassimpático, mas os efeitos desencadeador por cada uma delas durante a ação do sistema parassimpático é muito diversificado.

Sistema Nervoso Parassimpatico

Sistema Nervoso Parassimpatico

Vejamos alguns efeitos provocados pela ação do sistema nervoso parassimpático: O aumento na produção de lágrimas nas glândulas lacrimais é um deles, ou ainda, contração da pupila, um aumento muito grande na produção de saliva clara (isto acontece porque ocorreu um aumento da concentração de enzimas digestivas na boca e da capacidade de deglutição), constrição das traqueias e dos brônquios (causadas pela diminuição da velocidade nas trocas gasosas), quando o coração bate mais devagar, um ritmo brando (chamado bradicardia), quando acontece um aumento das reservas energéticas (é chamado de armazenamento de glicogênio no fígado), estimulação dos órgãos sexuais, relaxamentos dos esfincteres da bexiga, maior absorção de nutrientes (acontece uma aceleração dos processos digestivos e dos movimentos peristálticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>