Coluna Cervical – Sintomas

Problemas na coluna cervical são identificados com alterações da sensibilidade, o que significa que existe uma disfunção, muito comum entre adultos.

Coluna

Coluna

A coluna cervical é composta de uma série de estruturas anatômicas: ossos, músculos, ligamentos e articulações. As estruturas possuem terminações nervosas, que através da dor identificam que alguma coisa está errada.

Uma das dores mais comuns causada por problemas na coluna cervical é verificada no pescoço.Segundo estudos voltados para problemas nas coluna cervical, pelo menso 50% da população mundial sofre com problemas na coluna em torno dos 50 anos. O fenômeno se dá porque os discos cervicais, que estão entre cada uma das vértebras e têm a função de “amortecer” o impacto durante os movimentos, envelhecem e se desgastam.

Coluna Cervical

Coluna Cervical

O desgaste dos discos cervicais pode chegar a transforma-se em uma hérnia de disco, o que significa perder completamente a flexibilidade natural. Além disso, outros problemas também podem ser desencadeados, como artrite, lesões e traumas.

As dores na coluna cervical também podem indicar problemas ainda mais graves, como a compressão da medula espinhal, um tumor ou uma infecção na coluna.

As pessoas que sofrem com dores no pescoço, nos ombros, nos braços ou na cabeça devem imediatamente procurar um médico para identificar o problema e dar início ao tratamento.

Coluna Cervical e a Diminuição Da Sensibilidade

Os sintomas mais comuns de que alguma coisa está errada com a coluna cervical são torpor e dormência.

Disco e Vertebra

Disco e Vertebra

A dormência é provocada pela compressão radicular, que significa a compressão de uma raiz nervosa. O nervo pode ser comprimido por uma série de disfunções cervicais. Quando acontece esse bloqueio, a quantidade de nutrientes que fluem para membrana diminuem, o que provoca uma diminuição da transmissão de pequenos impulsos elétricos. Isso leva a morte da fibra nervosa.

Muitas vezes a dormência nos braços e nas pernas associadas a dores nas costas ou no pescoço é um resultado de uma hérnia de disco. Uma outra causa, seria a presença de uma doença degenerativa. Ela pode desencadear a formação de espículas ósseas ao redor de terminações nervosas.

Entre os sintomas de um problema na coluna cervical está a diminuição da força, se observa um enfraquecimento nos braços, dificuldade de manter a cabeça reta, impossibilidade de levantar os braços acima da cabeça, dificuldades até mesmo para comer e escrever.

A diminuição da força pode ser medida em 6 diversos níveis: considerada 0, sem movimentação de articulação; 1 residual, com leve contração e sem movimentação de articulação; 2 pobre, com movimentos abrangentes; 3 satisfatório, com movimentos abrangentes apenas contra a gravidade; 4 bom, com movimentos e oferecendo alguma resistência e 5 normal, oferecendo total resistência.

Os problemas da coluna cervical atingem tal nível que a pessoa doente pode chegar a não conseguir mais caminhar.

19 comentários

  1. iranir d r vascocelos

    tenho ernia de disco no pescoço evairos outros lombar ja procurei os médico mas nao esto encontrando soluçao esto comuitas dores nas pernas e na cabeça entre os braço e dormencia e dor nas jutas do braços no a três semana esto sentindo tonturas e perda de minha memoria gostaria de pedir ajuda sefor posivel ja nao sei qe faso DES DE JA AGRADESO..

  2. jÁ FIZ CIRURGIA NA COLUNA CERVICAL E COLOQUEI UM ESPAÇADOR…
    fOI UM SUCESSO E JÁ FAZ 2 ANOS QUE OPEREI.
    pROCURAR O dR. wALDEMAR sOUZA jUNIOR DE FLORIANÓPOLIS – SC

  3. por favor me ajudem,tenho muita dor na cabeça,pescoço,ombro,peito braço com tudo muito enchado,amidala tudo isso do lado esquerdo fui ao médico e ele me disse que sou muito nova para sentir tudo isso tenho 34 anos,fiz ressonancias e deu alguns problemas na coluna em numeros e degeneração na cervical ah e muita dormencia nas mão e perna esquerda,por favor me ajudem muito obrigada.

  4. Tenho muita dor no pescoço, lado esquerdo, muita rigidez e tremor na cabeça, isso é o que mais me incomoda, gostaria de uma orientação. Já fiz raio x , deu escoliose, e discopatia degenerativa, o que devo fazer? Obrigada pela atenção.

  5. ola boa tardeeu teu 33 anos sinto muito dor no onbro as pernas fiz rx deu sacroliete escrerose o reumatologista me disse que e erne de disco nao dou conta de fica muito tempo enpe tenho muita bor so que ele me disse que eu esperei muito tempo para procura um medico que vai tenta recupera se nao so siruzinha sera que eu paso nas perisias ja tenho anos que sinto tudo isso so agora que procurei o medico.

  6. ola boa tardeeu teu 33 anos sinto muito dor no onbro as pernas fiz rx deu sacroliete escrerose o reumatologista me disse que e erne de disco nao dou conta de fica muito tempo enpe tenho muita bor so que ele me disse que eu esperei muito tempo para procura um medico que vai tenta recupera se nao so siruzinha sera que eu paso nas perisias ja tenho anos que sinto tudo isso so agora que procurei o medico.sera que consigo me afasta porque sootratamentoe de seis messes to com muito medo de ser mandada enbora eeu naoconsegir mas trabanlhar?

  7. Eu tenho problemas na cervical, procurei ortopedista que receitou anti-flamatório,e fisioterapia, estou com movimentos dos braços e cabeça prejudicados por causa da cervical, o ideal é sempre procurar um fisioterapeuta por causa dos movimentos…

  8. Nossa é horrível sentir o que eu sinto, dores no pescoço, nos braços, nas costas, na região dos rins e nas pernas, e quando vou ao médico eles dizem que uma pessoa com 31 anos é nova demais para ter problemas de coluna…mais já não consigo trabalhar e muito menos cuidar dos meus filhos direito, se eles que são médicos fazem assim, imagina onde eu trabalho???? pensam que é mentira. por favor me ajudem ….. o que devo fazer?????

  9. Boa noite

    Gostaria de saber se carregar notebook pesado na mochila causa dores na lombar e como posso comprovar que isto está me dando dor nas costas.

    Abs
    Debora

  10. todos vcs que sofrem com essas dores proucurem um médico que esteje preocupado com sua saúde. sei que é difícil pois sinto tudo isso que vcs relataram e parei a minha vida por 5 anos,engodei 30 kilos com as diversas crises de henia de disco,minha pressão ficou alta,minhas taxas subiram,tive depresão e demorei a enchergar que a unica pessoa que podia me ajudar era Deus e eu mesma,pois nós nos fazemos de vítima e deixamos o problema ficar cada dia pior.nesses 5 anos passei por vários médicos um pior que o outro eles acham que sabe mais do que o paciente que está sentindo a dor,alguns até me ajudaram me dando o encaminhamento pra reduzir a mama eles não falam em cirurgia pois não temos idade,um deles me disse só se vc tiver numa cadeira de rodas sem andar.nesse dia fiz a minha escolha a dor não me deixa um dia se quer então tomei coragem e resolvi enfrenta-la estou há um ano na nutricinista já perdi 10 kilos sem exercício,tentei por duas vezes entrar na academia e desisti pois guanhei com o sobre peso inflamação no joelho e água nos tornozelos é uma luta mais por favor não desistão pois dentro de cada um de nós existe um gigante chamado Jesus e ele nos dá forças pra vencer.bjs fiquem com Deus

  11. Estou com dor no pescoço, dor de cabeça e dormencia na mão .Já tem uns 8 dias que tomo
    o dorflex , mas o efeito passa logo. quando viro a cabeça pro lado direito a dor aumenta e a pressão na cabeça quando eu abaixo. O que devo fazer.

  12. Por favor me ajudem, gostaria de saber se pode afetar o ouvido, pois estou sentindo muita dor do lado direito, ouvido e rosto. Estou afastada do serviço por isso, pois doe tudo!!!

  13. Estou ha seis meses sofrendo do dores na cervical irradiando para ombros, formigamentos, sensacao de choques na cabeça e perna ate o pe esquerdo e de ganchos nos ombros as dores sao mais do lado direito e os choques mais do lado esquerdo tem tb uns ruidos estranhos que ficam na garganta, tempora e por todo o rosto inclusive na cervical ao andar e mover os ombros pioram ja fiz ressonancia deu um desgaste num disco da cervical mas nada que justifique todo ossintomas se alguem puder me ajudar

  14. Sofro horrores de dores no fundo das costas na coluna, tenho “bicos de papagaio” que fazer para minimizar as dores? faço medicação, “Óptimos e Adalgur,” mas pouco noto de melhoras, por vezes tenho medo, de tantas dores e dificuldade em me mexer, dores horríveis, quase nem me posso mexer ao fim do dia, é pior.ria evitar operação, já falada pelo Ortoperdista.

  15. Olá pessoal! Hoje tenho 35 anos,mas desde 29 sofro com tudo isso que vcs relataram acima.Procurei varios médicos que diziam que fisioterapia era suficiente,enquanto sequer eu aguentava por os pés no chão e tomando medicações entorpecentes por minha conta,mas que também já não adiantavam de tamanha dor. Até que um dia resolvi procurar pela última vez um outro neurocirurgião(pois quem cuida de coluna não é ortopedista,porque nela,nascem nervos) e por Deus caí nas mãos do Dr. Alexandre Amaral no RJ sem nem saber que ele era internacionalmente conhecido e mestre no Brasil. Meu caso era cirúrgico e ele ficou até revoltado como ninguém teve a coragem de me operar até aquele momento só porque eu tinha apenas 31 anos. Ele fez a artrodese e laminectomia,ocorreu tudo bem,mas tempo depois meu organismo produziu fibrose,afetando nervos e foi então que ele utilizou uma técnica cirúrgica,que só quem se especializa no exterior faz bem,ele me implantou um neuroestimulador medular que bloqueia no cérebro a sensação de cerca de 95% da dor,só assim eu tive um pouco e paz e posso pisar no chão sem chorar. Agora para esses neurocirurgiões que não tem competência,porfavor não se estabeleçam brincando com a dor alheia. Vale a pena demais procurar por esse médico,ele só aceita unimed ou dinheiro e fica na Barra da tijuca RJ Dr.Alexande C. do Amaral.

  16. Gilvania Gomes Da Silva Oliveira

    BOA NOITE QUERIDOS!
    Estive lendo algumas coisas que vcs relataram e ví que tem tudo a haver com o que eu sinto. Estou muito preocupada, pois,sinto muita dor,muita dor mesmo! Fui ao médico esta semana levar um raio-x,e o resultado foi muito triste…o médico me falou logo de cara que eu nunca mais vou poder trabalhar,pois,estou com muitos bicos de papagaio…me proibiu de varrer casa…enfim me disse o que eu não esperava,e agora o que eu faço? como não trabalhar,se não aposentam?
    sofro muuuito,muuito mesmo! Existe solução para este problema? Me ajudem,preciso da ajuda de vocês!
    Fiquem com Deus e tenham uma boa noite,Deus abençoe a todos! Abraço!

  17. edson ap. francischini

    Boa noite,vou deixar o meu recado talvez ajude a alguem diagnosticar uma doença .
    uns dez anos atravez da ressonancia descobri que a 3 e 4 vertebras da coluna cervical estavao encavaladas
    pela batida do carro ,dormencia nos ombros . dor no pescoço etc….
    Mais o medico me avisou que nao era por causa da batida do carro e sim um problema antigo.
    hoje tenho 52 anos ,varias vezes começou uma dor de cabeça muito forte,seguido de queda de pressao,
    disrritimia no coraçao.
    ja fiz 3 eletros deu normal
    Pressao arerial subindo e descendo varias vezes ao dia
    conversei com um medico muito inteligente , ele me disse seguinte ,
    a coluna esta preesando o nervo central do corpo porisso a dor de cabeça muito forte
    Perguntou se as vezes dava a perda de sentido da perna , Eu dise que sim a muito tempo principalmente a esquerda perdia o chao
    nervo central do corpo Humano causa isso, a cervical esta comprimindo os nervos
    Vou te falar doi pacas]
    Nao tem cura

    Obrigado espero ter ajudado

  18. carla alves mulatinho noboa

    tenho dor na cervical doi ate a cabeça.descobri a pouco tempo q minha coluna e em formato de s .Tenho escoliose. Ha e tenho reumatismo , tendinite resumindo todos os ites o q devo fazer´.

  19. Olá sofro com os sintomas relatados por vocês….Alguém conhece algum especialista na cidade de São Paulo SP?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>