Hidroterapia

A hidroterapia também conhecida como aquaterapia, é uma atividade que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina. É bastante realizada para os mais diversos tipos de tratamentos, podendo ser eles  ortopédicos, neurológicos ou respiratórios. A Hidroterapia tem resultados cientificamente comprovados, portanto, é um meio seguro e eficaz de tratamento.

A piscina utilizada tem que ser específica para esse fim, com tamanho, largura e profundidade determinadas por lei, além de uma temperatura por volta dos trinta e quatro graus Celsius. Ao ter contato com a água quente, acontece a vasodilatação e o aumento da irrigação sanguínea da pele e dos músculos. A água irá hidratar as mucosas, aliviando os problemas respiratórios. Além de que dentro da água acontece que os impactos dos exercícios para as articulações se tornam menores, por isso a hidroterapia é bastante usada para idosos e gestantes. A temperatura da água relaxa os músculos facilitando o alongamento.  A hidroterapia por ser realizada se torna mais divertida e estimulante ao paciente, dando mais ânimo para a realização do tratamento, dentro da água será possível realizar exercícios em posições que em solo seriam de grande dificuldades ou até impossíveis, a hidroterapia também estimula o equilíbrio.

Os exercícios que são realizados primeiro são os exercícios estáticos, eles servem para a adaptação do paciente a esse tipo de tratamento na água. Os exercícios estáticos também são usados em casos onde os pacientes não conseguem se movimentar. Eles são próprios para a realização do alongamento muscular. Alguns exercícios possíveis:

  1. Com o paciente posto de pé e encostado na borda da piscina, pede-se para que ele flexione o joelho noventa graus. A água deve estar na altura dos ombros. Pede para que o paciente realize expirações longas sobre a água. Após uns minutos nesse processo, pede-se para que o paciente abaixe lentamente, imergindo primeiro somente a boca, e depois a boca e o nariz. Esse exercício irá estimular e treinar o sistema respiratório do individuo.
  2. Com a ajuda de boias colocadas nos braços do paciente, pernas e pescoço do paciente, pede-se para que ele flutue na piscina. O fisioterapeuta movimenta a água próximo ao membro acometido do paciente.


Exercícios Dinâmicos

Todos os exercícios que realizamos no solo podem também ser realizados em água.

  1. Exercícios como caminhada na piscina são bastante utilizados, também é possível o uso de uma bicicleta aquática que servem de aquecimento.
  2. Também é possível realizar exercícios de levantamento de peso, aqui usam-se pesos específicos, estimulando assim a musculatura do paciente.
  3. Para pacientes com paralisia é possível alguns exercícios, a movimentação da água proximo ao paciente por exemplo. Exercícios de marcha para aqueles que estão voltando aos movimentos.

Indicações e Contra-Indicações

A hidroterapia é indicada para pacientes que apresentam os sintomas: Aqueles que estão apresentando desvios de marcha, quando a resistência muscular se encontra baixa, se o paciente possui elevado nível de dor, quando a musculatura se encontra demasiada fraca, para pacientes que estão perdendo a mobilidade e/ou a flexibilidade, apresentam edemas de extremidades, pacientes com disfunções posturais, quando as habilidades começam apresentar diminuição, contraturas articulares, impossibilidade de sobrecarga nos membros inferiores, dentre outros.

Ela é contra-indicada para pacientes que possuem doenças de pele por exemplo, aqueles que estão com febre alta, quando o paciente possui insuficiência cardíaca e pressão arterial descontrolada, pacientes com epilepsias, entre outros. As contra-indicações devem ser analisadas pelo profissional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *