Tratamento para Evitar Vasinhos nas Pernas

Os vasinhos além do óbvio problema estético causam dores e desconforto para as pessoas que sofrem com esses vasinhos. Em geral esse problema aparece em cerca de 70% das pessoas com até 70 anos de idade. Está cada vez mais comum que pessoas jovens apresentem os problemas com os vasinhos nas pernas.

https://www.youtube.com/watch?v=Wy5SqYx2iG0

O Que São os Vasinhos?

Os vasinhos são bastante similares as varizes que são veias que se dilatam e por isso acabam não ficando mais retas. Quando as veias ficam tortas acabam saltando na pele, podemos definir de forma simples que as varizes são aquelas veias que nós vemos. Mas, existe uma diferença entre o que os médicos chamam de vasinhos e varizes.

Os vasinhos ficam geralmente numa camada mais superficial da pele e o seu diâmetro é de 1 mm enquanto que as varizes tem diâmetro de 3 mm. Os dois problemas tem causas e tratamentos bem parecidos.

As Causas

Doença de Família

Esse problema de circulação sanguínea tem como principal fator a predisposição familiar, ou seja, é passado de geração em geração. Pode ser que numa única família pais, tios e avós apresentem a enfermidade. Apesar de as mulheres serem as principais atingidas pelo problema os homens também podem se ver as voltas com os vasinhos. 

Hormônios

Numa proporção são registrados cerca de 3 casos de mulheres com varizes para cada 1 homem. As mulheres apresentam mais predisposição devido aos seus hormônios que tornam a força das paredes das veias mais fraca o que enfraquece também os vasos.

Existem muitos casos em que a reposição hormonal bem como o uso de anticoncepcional acelera o aparecimento de varizes.  A gravidez também pode atuar como um fator de aumento de possibilidades de ter vasinhos.

Questão de Idade

Outro fator que pode contribuir para o aumento das chances de ter vasinhos ou varizes é a idade. Por exemplo, bebês em raros casos apresentam esse tipo de problema, em geral os vasinhos e varizes começam a aparecer a partir da puberdade.

Nessa fase os homens crescem rapidamente e as mulheres recebem uma grande carga de hormônios. Também é a partir da puberdade que o colágeno das veias vai diminuindo e assim as veias passam a se dilatar com mais facilidade. 

Maus Hábitos

As varizes e os vasinhos também podem ser causados por maus hábitos como permanecer muito tempo na mesma posição (pode ser em pé, sentado ou deitado). Isso prejudica o funcionamento correto da circulação nas pernas. Outros fatores que podem ajudar a agravar a situação são a obesidade e o sedentarismo.

Pessoas que tem intestino preguiçoso e precisam fazer força para evacuar também podem pressionar de forma demasiada as pernas tornando mais fácil o aparecimento de varizes.

Dicas Para Melhorar a Circulação do Sangue nas Pernas

Movimente-se

Quem precisa trabalhar muito tempo sentado ou numa mesma posição deve levantar a cada uma ou duas horas para movimentar os seus músculos. Mesmo que tenha que permanecer sentado é importante fazer exercícios com as pernas. Você pode levantar e abaixar os seus pés como se estivesse acelerando o carro, faça isso umas cinco vezes a cada meia hora para garantir que as suas pernas permaneçam em atividade. 

Meias Elásticas

Quando as varizes já se tornaram um problema doloroso pode ser necessário usar as meias elásticas que podem não ser nada estéticas, mas que ajudam e muito a melhorar a circulação. Essas meias exercem pressão nos pés e tornozelo para ajudar a fazer com que o sangue suba indo em direção ao coração.

É possível encontrar meias do tamanho 3x4que vão até abaixo do joelho e também meias 7×8 que vão até a coxa. Tem também um modelo que se parece com uma meia-calça comum. As marcas têm procurado deixar as meias o mais discretas quanto possível. As meias podem ser encontradas em cores como branco, preto e versões com brilho. Os tecidos tem ficado cada vez mais leves para evitar esquentar tanto durante o calor.

Tratamentos

Vasinhos

Os vasinhos como já destacamos não chegam a ser varizes, basicamente se parecem com riscos de caneta. Esse problema pode ser tratado mediante a aplicação de substâncias injetadas por meio de uma agulha. A função dessas substâncias é inflamar a veia de forma que depois ela é absorvida pelo organismo.

Ainda é possível usar um procedimento a laser através do qual o sangue da veia é esquentado até que o vaso seja queimado. Vale destacar que as duas técnicas causam dor e podemos dizer que são dores na mesma intensidade. O laser causa uma sensação de picada de agulha cada vez que uma nova emissão é feita.

Outro procedimento que pode ser usado para tratar os vasinhos é a aplicação de espumas que é eficiente, mas que pode deixar manchas na pele. Se a extensão da veia danificada for extensão é possível que o corpo não consiga absorvê-la totalmente. 

Varizes

O tratamento das varizes exige um procedimento cirúrgico através do qual as veias dilatadas são removidas. Os especialistas consideram que esse método oferece o melhor custo-benefício estético. As varizes também podem ser tratadas com o uso de laser, mas diferentemente do procedimento realizado nos vasinhos nesse caso uma fibra é injetada na veia para que a queime internamente. Existe a possibilidade de que a perna fique manchada.

O método de radiofrequência também pode ser usado, basicamente consiste num instrumento que esquenta uma ponta e que com isso queima a veia por dentro da pele. Isso reduz a área comprometida e pode eliminar o vaso que estava com problemas. 

Prevenção

Ter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de evitar problemas com vasinhos e varizes. Tente se manter num peso ideal e faça exercícios aeróbicos com certa frequência. Mantenha uma dieta equilibrada e balanceada, se você tem intestino preguiçoso inclua em sua dieta alimentos que ajudem a contornar esse problema.

Infelizmente não existe um remédio que ajude a evitar ou mesmo eliminar as varizes, mas existem opções de remédios que melhoram os sintomas como cãibra, inchaço e dor que podem ser usados oralmente ou mesmo em versões de cremes. É necessário que o seu médico receite o medicamento. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *