A diabetes é um distúrbio metabólico, o que significa que é um problema que afeta o metabolismo. Entretanto, o diabetes também é algo que pode se desenvolver em mulheres grávidas durante o tempo da gravidez? Sim, e isso é conhecido como diabetes gestacional e precisa ser cuidadosamente monitorizado para assegurar a saúde de ambos, tanto a sua quanto a de seu bebê.
Diabetes
O corpo humano transforma os alimentos em açúcar, que circula por toda a corrente sanguínea. Por sua vez, o pâncreas produz insulina em resposta à quantidade de glicose (açúcar) no sangue. A insulina é um hormônio que vai ajudar a transportar a glicose através da circulação sanguínea e garantir que ela atinja os órgãos que o utilizam como combustível.
No caso em que existe muito açúcar no corpo, ele será armazenado como gordura.
No entanto, se você tem diabetes, seu corpo é incapaz de produzir insulina suficiente para lidar com o açúcar em seu sangue. Consequentemente, a quantidade de açúcar no corpo aumenta além das exigências. Este aumento de açúcar pode causar danos aos órgãos, especialmente o fígado e os rins, que podem ser fatais.
Mudanças Durante a Gravidez
Durante a gravidez, seu corpo está experimentando uma série de mudanças e está sendo inundado com uma série de hormônios. Geralmente, a gravidez faz com que o açúcar no sangue aumente, porque este processo retarda a digestão. Obviamente, se você tem diabetes, isso pode revelar-se problemática.
No entanto, mesmo se você não é diabética, você pode desenvolver diabetes gestacional. Se você tem diabetes gestacional, você pode não perceber até que os sintomas comecem a se desenvolver. Assim, é aconselhável assistir todas as consultas pré-natais, pois o médico será capaz de monitorar cuidadosamente a sua situação.
Se você tem diabetes, você vai notar um aumento de sede e micção freqüente, mas estes são sintomas também comuns em gravidez normal, então eles podem não ser muito úteis. Com o progresso da diabetes, você pode perceber dores de cabeça ou sua visão ficar turva, se este for o caso você deve procurar assistência médica o mais rápido possível.
O Que Você Precisa Fazer
A boa notícia é que não é muito difícil controlar o diabetes gestacional. Manter uma dieta saudável, com menos açúcar é um bom começo. Você pode também se envolver em um pouco de exercício suave, mas é prudente ter cuidado. O objetivo é manter um nível de açúcar no sangue estável, que pode ser alcançado pela ingestão de pequenas refeições a cada três ou quatro horas. Você também deve beber muita água e evitar bebidas com cafeína. Ela pode ajudar você a manter um calendário de gravidez, o que lhe permitirá manter a sua rotina.
A diabetes gestacional geralmente somem após o nascimento. É possível que uma mãe pode desenvolver uma diabetes tipo dois após o parto, mas isso não é comum. Contanto que seu médico esteja ciente de sua condição, será capaz de garantir a saúde e o bem-estar de ambos.