Síndrome de Burnout ou síndrome de Burn, que significa queimar por completo, é um distúrbio de origem psíquica que está relacionado ao desenvolvimento das atividades profissionais e se caracteriza pelo esgotamento mental e físico.
A Síndrome de Burn também é conhecida como síndrome de esgotamento profissional, assim chamada pelo psicanalista de Nova Iorque, Freudenberger, que diagnosticou a síndrome em si mesmo na década de 70.
Os sintomas da síndrome são variados mas destacan-se a dedicação excessiva a atividade profissional e a relação da auto estima com o sucesso profissional, onde a realização e o reconhecimento profissional deixa de ser um desejo e passa a ser uma necessidade, se transformando em compulsão e obstinação, deixando de lado inclusive a satisfação de necessidades pessoais como dormir, comer, lazer, etc. o paciente começa a apresentar alterações comportamentais como cinismo, agressividade, isolamento, depressão, e exaustão, chegando ao colapso físico e mental que é considerado uma emergência médica, devido a sua urgência.