Os médicos testam os níveis de colesterol para determinar a quantidade de colesterol que é transportado pelo colesterol de baixa densidade e o quanto é transportado para o colesterol de alta densidade. A determinação de tais níveis pode indicar se o colesterol é mais remanescente na corrente sangüínea, que pode levar à aterosclerose, uma condição na qual a placa se acumula nas artérias.Como funciona O sangue ajuda a transportar o colesterol através do corpo. O colesterol é um lípidio, que não se mistura com água. O sangue, no entanto, é composto de uma quantidade substancial de água. Por conseguinte, a fim de mover o colesterol através da corrente sanguínea, o corpo quebra o coleterol em proteínas, formando assim as lipoproteínas.
As lipoproteínas deslizam através da corrente sanguínea como submarinos microscópicos que transportam cargas para seus destinos no organismo.Dois tipos de lipoproteínas desempenham um papel importante no transporte de colesterol pelo sangue, as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL). As LDLs são chamadas de colesterol “ruim”, e o HDL é chamado de colesterol “bom”.Colesterol menos conhecido Dois outros tipos de lipoproteínas menos faladas são as lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e o que chamamos de quilomicrons. As VLDLs transportam os triglicérides (moléculas de gordura), que são feitos no fígado, juntamente com um pouco de colesterol, para as células, onde o triglicérides podem ser armazenados.
Depositar os triglicéridos nas células deixa a maior parte do colesterol, transformando os VLDLs em simples LDLs. Os quilomicrons são responsáveis por apanhar o colesterol da dieta depois de ter sido absorvido pelo organismo a partir dos alimentos.O nível de colesterol no sangue é expresso em “miligramas por decilitro (mg / dL)”, que indica o peso do colesterol encontrado em um decilitro de sangue. Testes de colesterol no sangue geralmente medem a quantidade total de colesterol no sangue. Testes e cálculos também podem ser realizados para ver a quantidade de colesterol que está contida na forma de LDL e na forma de HDL.Por que saber do colesterol é importante?Se o colesterol está normalmente presente no sangue, por que você deve se preocupar com isso?
A razão de se preocupar com isso é que a quantidade total de colesterol no sangue revela quão eficientemente seu corpo está fazendo a gestão do colesterol no seu organismo. Excesso de colesterol no sangue pode significar que algo está errado com a forma como o seu corpo está usando colesterol.Quando mais do colesterol em seu sangue está sendo realizado em forma de HDL, o colesterol “bom”, há menos perigo do colesterol LDL se acumular em seu corpo. Se o LDL, o colesterol “ruim”, está se acumulando demais em seu sangue, é um fator perigoso, pois temos várias complicações que podem resultar do acúmulo de gordura no sangue.