Se você estiver com a sua imunidade baixa, ou ainda não quer dar a chance para que nenhum tipo de doença venha a afetar a sua saúde. Uma dica interessante é apostar por pratos de comida que sejam bem equilibrados, e que principalmente contem com os ingredientes corretos. Se alimentar com alimentos ricos em vitaminas, minerais e também outras substâncias que possam ajudar na manutenção do sistema imunológico é uma boa alternativa de acordo com especialistas no ramo.
Para que se tenha uma manutenção simples em sua imunidade é interessante e muito recomendado se consumir de cinco porções por dia três de frutas e dois vegetais. Veja a seguir algumas dicas interessantes e a listagem dos campeões de blindagem do organismo. Conheça a seguir os grandes motivos pelos quais estes alimentos se tornam grandes aliados em nosso organismo.
O Que É Indicado Nesta Ingestão
O consumo de frutas cítricas, como por exemplo as laranjas, a acerola, o kiwi, tomates bem como o brócolis, pimentão verde e também o pimentão vermelho, são riquíssimos em vitamina C, considerados excelentes antioxidantes que ajudam no aumento de resistência do organismo.
Os vegetais escuros como brócolis, couve, espinafre, feijões, cogumelos ou shimeji, e fígado, são alguns dos vários alimentos que oferecem na sua dieta ácido fólico. Este nutriente ajuda na formação dos glóbulos brancos, que são responsáveis por toda a defesa do organismo.
O consumo de carnes, cereais integrais, sementes e leguminosas, assim como castanhas, são riquíssimos em zinco, um nutriente que combate consideravelmente problemas como resfriados, gripes e também outras doenças que possam estar se manifestando em seu sistema imunológico. Dentre estes alimentos podemos destacar os feijões, a lentilha, as ervilhas e o grão de bico.
Consumir nozes, castanhas, amêndoas e ainda óleos vegetais, como óleos de girassol, gérmem de tricô, milho e canola são muito ricos em vitamina E. este tipo de alimento é extremamente benéfico principalmente para idosos, que deverão agir no combate a diminuição das atividades imunológicas por conta da idade do organismo.
Outro composto interessante que deve ser obrigatoriamente consumido é o ômega 3 que está presente nos azeites, e no salmão, auxiliando as artérias para que permaneçam longe das inflamações ajudando a imunidade do corpo humano.
Outra curiosidade é a castanha do pará e os cogumelos como o Champignon contêm selênio, que é um forte antioxidante que poderá combater os radicais livres, melhorando consideravelmente a imunidade do corpo, acelerando muito a cicatrização do organismo.
O gengibre também é interessante ser consumidor, é riquíssimo em vitaminas C, B6 e ainca conta com ações bactericidas, que vai muito além de ajudar a tratar de todas as inflamações da garganta ajudando em todas as defesas do organismo.
A pimenta é outro forte aliado pois possui grandes quantidades de betacaroteno, uma substância que se transforma em compostos de Vitamina A, um nutriente que protege o organismo humano de infecções.
Alguns Alimentos Que São Excelentes Aliados Para Auxiliar No Sistema Imunológico
Açaí
Este que é considerado como um dos super alimentosjunto do mirtilo, esta fruta é rica em antioxidantes, o que podem ajudar muito o organismo a realizar o tratamento e combates de envelhecimento, além de gerar diversas doenças. Ele poderá ser encontrado de diversas formas, desde suco ou creme e ainda poderá ser consumido com sorvetes ou como sorvetes e granola, é uma delícia, além de ser muito refrescante. Este é um alimento largamente consumido em regiões muito quentes do país e praias como no Rio de Janeiro por exemplo.
Alho
O alho também é um aliado muito poderoso, oferece diversos antioxidantes que são responsáveis por combater a todos os invasores dos sistemas imunológico. Entre os vários alvos do alho estão algumas bactérias que são associadas a doenças como úlceras e ainda câncer de estômago. Como uma dica interessante vale a pena descascar, picar e deixar o alho descansar por 15 minutos antes de o utilizar na comida, isto ajuda consideravelmente a melhorar seu desempenho no organismo humano.
Amêndoas
Com apenas um punhado de amêndoas é possível se proteger o sistema imunológico de efeitos como por exemplo o estresse. Como dose recomendada temos ¼ de xícara por dia que devem ser consumidos, e equivale a 50% da quantidade de vitamina E que é recomendada diariamente. As amêndoas além desta particularidade possuem compostos como a RiboflavinaeNiacina, que nada mais são do que vitaminas do complexo B que ajudam na manutenção do organismo contra o estresse.
Batatas Doce
Assim como a cenoura, a batata doce conta com um composto chamado beta caroteno, um poderoso antioxidante que é capaz de eliminar todos os radicais livres que são prejudiciais a saúde. A batata doce também deverá ter vitamina A, que ajudam consideravelmente a diminuir os processos de envelhecimento além de se reduzir consideravelmente a possibilidade de contrair alguns tipos de câncer específicos.
O Brócolis
É um alimento delicioso, muito fácil de se encontrar no mercado, ajudam consideravelmente a melhorar o sistema imunológico, contam com diversos nutrientes que poderão proteger o corpo contra diversos danos a saúde. É também riquíssimo em vitaminas A, C bem como glutationa. Uma dica interessante é experimentar o brócolis junto de queijos magros para que se tenha um prato riquíssimo de vitaminas de complexo B e D.
Os Chás
O ato de tomar chá deveria acontecer todos os dias, seja ele verde ou preto. Com cafeína uo mesmo descafeinado. Tanto faz já que os chás possuem polifenóis e também os chamados flavonoides que ajudam a combater uma série de problemas e doenças. Este tipo de antioxidante procuram os radicais livres que costumam danificar todas as células e as destroem.
Champignons
Apesar dos champignons serem considerados pobres em nutrientes, são ricos em antioxidantes e em selênio, evitando assim gripes. Eles além de serem ricos em vitaminas de complexo B, que ajudam a aumentar a imunidade do corpo, possuem efeitos chamados antivirais, antibacterianos e também antitumorais. É recomendado que se faça a ingestão deste alimento pelo menos uma vez por semana, junto com uma dieta equilibrada ele poderá gerar grandes resultados.