Por Que Uma Pedra Na Vesícula biliar Pode Afetar O Pâncreas?

Saúde: Pedra na Vesícula Biliar

Provavelmente você já ouviu falar sobre a pedra na vesícula biliar, mas será que você entende realmente o que é isso? Será que você sabe quais são os sintomas e os cuidados que se deve tomar nesses casos? Se as respostas para essas perguntas forem negativas, continue acompanhando que vamos esclarecer de uma maneira mais resumida cada uma dessas questões. A primeira coisa a se explicar é sobre o que é uma situação de pedra na vesícula biliar, o que pode ser chamado também de cálculo na vesícula biliar, principalmente dentro do meio médico, então se ouvir alguém se referindo a isso como cálculo, saiba que se trata da mesma coisa, apenas usando nomes diferentes, tendo esclarecido isso, podemos começar as explicações.

Pedra na Vesícula

Pedra na Vesícula

A vesícula para quem ainda não sabe é um órgão que temos em nosso corpo humano, ela faz parte do nosso sistema digestório e tem o formato de uma pequena bolsa arredondada em suas extremidades, ela está localizada na região abdominal. A sua função no nosso corpo é muito importante, uma vez que ela é quem faz a regulação do material biliar, que por sua vez é fundamental para a eficiência dos processos digestivos. Esse material (o líquido biliar) é produzido no nosso fígado e fica armazenado na vesícula, até mesmo por isso que ela é chamada de vesícula biliar, em seguida essa bile é aos poucos liberada no intestino delgado para a realização da digestão. A bile é conhecida por nós principalmente quando passamos mal por algum motivo e essa enfermidade resulta em vomito, quando esses vômitos são muito intensos e constantes, acaba que a partir de certo momento a única coisa que conseguimos pôr para fora é justamente a bile.

Função da Vesícula

As suas funções no nosso intestino delgado são de digestão, mas mais especificamente o material biliar age na quebra de determinadas gorduras e também no auxílio da absorção de alguns tipos de vitaminas, como por exemplo, a vitamina A, a vitamina E, entre outras. Como bem sabemos o funcionamento saudável de todas as funções de nosso organismo e de nossos órgãos internos, depende da qualidade da nossa saúde, o que é altamente influenciado pelos nossos hábitos, principalmente os nossos hábitos alimentares e dessa forma o que comemos interfere diretamente na saúde e no funcionamento dos órgãos do organismo humano, o que não seria diferente para a vesícula biliar, que por sua vez pode entrar em desequilíbrio com o excesso do consumo de sal no organismo e o excesso na presença de colesteróis ruins, a consequência dessa situação é justamente o surgimentos das pedras na vesícula (ou cálculos).

Pedra na Vesícula

Esses cálculos ou pedras, podem causar como consequência uma espécie de “entupimento” ou dificuldade para que a bile passe pelo local (pelo cano) que ela deveria passar para que chegasse de maneira correta ao intestino, sendo assim essas pedras vão se acumulando e com o tempo elas passam a causar mal estar e dores muito intensas na vesícula, que as pessoas normalmente classificam apenas como dor de estomago, mas os relatos dizem que elas são altamente intensas. Normalmente um dos primeiros sintomas e um dos mais incômodos é a dor na região estomacal, justamente onde está localizada a vesícula, mas existem outros que podem aparecer em conjunto com essa dor e que também são indícios de que você deve procurar um hospital ou atendimento médico imediatamente, são eles a dor nas costas, a febre (sendo esse sintoma não tão comum, mas igualmente preocupante), as náuseas e o vomito (que pode ser causado pela intensidade da dor), o contrário também é válido, já que há casos de pessoas que apresentam pedras, mas não apresentam os seus sintomas.

Os sintomas podem não aparecer sem motivo, além é claro da enfermidade na vesícula, o gatilho para o seu aparecimento são em grande parte a ingestão de alimentos com muita gordura, uma vez que é nesse momento em que a bile faria um de seus principais papeis, que é o da quebra de gordura, então a vesícula se prepara para liberar grandes quantidades de bile, por sua vez o canal de passagem desse líquido está muito obstruído pelas pedras (cálculos), sendo assim esse material vai se acumulando, o que gera desconforto, mal estar e dores fortes, obviamente como uma reação em cadeia, todo o organismo passa a ser afetado, já que o processo natural da quebra da gordura não aconteceu como deveria, sendo assim a digestão também deixa de ser concluída de maneira correta.

Por que a Pedra na Vesícula Biliar pode Afetar o Pâncreas?

Essa é uma ligação que muitas pessoas não sabem que existe, mas ela existe sim e é bem real, é a famosa reação em cadeia, quando uma parte do organismo entra em desequilíbrio e acaba afetando muitas outras. O que acontece é o seguinte, as pedras ou cálculos quando se acumulam na vesícula biliar podem causar problemas não somente nesse seu órgão de origem, mas também muitos, principalmente os órgãos que estão no caminho de passagem do material biliar, como é o caso do pâncreas. O canal (o cano, duto) que leva a bile até o intestino passa também pelo pâncreas, isso acontece porque o pâncreas também libera alguns materiais que são fundamentais para a digestão dos alimentos e o processo natural seria que esse líquido passasse e seguisse o seu curso, mas quando se formam pedras (cálculos) na vesícula, algumas delas podem “entupir” o canal ou até mesmo conseguir entrar dentro desse canal e assim serem levadas até o próximo órgão, que é justamente o pâncreas.

Essas pedras biliares, podem entrar nesse canal e ficarem paradas ou entaladas quando elas chegam ao pâncreas, quando isso acontece o pâncreas pode iniciar um processo de inflamação muito intenso, principalmente quando o canal entre o pâncreas com o intestino é fechado pela presença dessas pedras, isso faz com que toda a digestão seja completamente afetada. A inflamação no pâncreas pode ser considerada generalizada, quando isso acontece, a enfermidade é chamada na área médica de pancreatite aguda, que é conhecida por ser uma doença muito séria e muito complicada de ser tratada, por isso mesmo é que se diz que ao menor sinal de sintomas é altamente indicado procurar uma unidade de saúde, pois essa inflamação conhecida como pancreatite pode se espalhar para outros órgãos e em consequência disso em alguns caso ela pode ocasionar o óbito da pessoa, principalmente quando a situação não recebe o tratamento que deveria.

Os sintomas que são dignos de atenção são primeiramente a dor intensa no estomago, que pode ser sentida até mesmo na região das costas, a dor apesar de as vezes começar mais leve pode piorar muito em questão de dias e se tornar praticamente insuportável. Além disso, outros sintomas que são comuns de aparecerem são as náuseas, os vômitos, a febre que nesse caso pode se tornar constante e de grande intensidade, o abdômen pode ficar muito sensível e até mesmo distendido, o pulso da pessoa também passa a ser mais rápido e acelerado, os sintomas que aparecem em consequência de tudo isso são a pressão baixa e a desidratação em um primeiro momento, mas se caso a enfermidade não for tratada da maneira que deveria, o nível dos sintomas pode piorar, além de aparecerem outros, o que em uma última escala poderia ocasionar a morte do paciente adoecido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *