Vacina Contra HPV: Características Gerais

Vírus do Papiloma Humano (HPV) traz a infecção por certas espécies associados com o desenvolvimento de cancro cervical, verrugas genitais e alguns cancros menos frequentes. Existem duas vacinas: Gardasil e Cervarix;

Ambas as vacinas protegem contra os dois tipos de HPV (HPV-16 e HPV-18) que causam 70% dos cancros cervicais, 80% dos anais, 60% de vaginais e 40% dos cancros vulvares em termos mundiais.

Estes tipos de HPV também trazem a maioria dos cânceres orais e alguns outros genitais raros. A vacina protege contra os dois tipos, que causam 90% das verrugas nas partes íntimas do corpo humano.

Ambas as vacinas têm sido mostrados por evitar lesões potencialmente pré-cancerosas do colo do útero. A vacina evita potenciais precursores para o câncer anal, vulvar, vaginal e peniana.

Fique Atenta

Fique Atenta

A Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como autoridades públicas na Austrália, no Canadá, na Europa e nos Estados Unidos recomendam a vacinação de mulheres jovens contra o HPV para prevenir o câncer cervical.

No mundo inteiro, o HPV é a infecção mais comum sexualmente transmitida em adultos. Por exemplo, mais de 80% das mulheres americanas tiveram pelo menos uma estirpe antes dos cinquenta anos de idade.

Embora a maioria das mulheres infectadas com HPV genital apresenta complicações do vírus, em todo o mundo existem cerca de 530 mil novos casos de câncer do colo do útero e 275 mil mortes por ano.

Cerca de noventa por cento dos cancros e oitenta por cento de mortes por câncer de colo uterino ocorrem nos países em desenvolvimento. Nos Estados Unidos, a maioria dos cânceres cervicais tem afetado onze mil mulheres que não tiveram exame de Papanicolau nos cinco anos anteriores.

Características Gerais da Vacina Contra HPV

Vacinação contra o HPV está aprovada para a utilização nos machos em muitas áreas do mundo. Além de proteger os parceiros de câncer do colo do útero, a vacinação ajuda os homens contra o câncer anal e impede outros tipos de cancerígenos associados.

Gardasil também pode proteger homens contra as verrugas genitais. Vacinação contra o HPV tem sido recomendada para os machos dos Estados Unidos, visto que a eficácia da vacina entre as mulheres é baixa.

Nos machos, Gardasil pode reduzir o risco de verrugas genitais e lesões pré-cancerosas causadas pelo HPV. Proporciona menores taxas de câncer de pênis e anal em homens.

A vacinação também é recomendada em populações com maior risco de câncer de HPV, tais como homossexuais. Gardasil e Cervarix são vacinas preventivas recomendas para as mulheres de 9 a 25 anos que não foram expostas ao HPV.

Vacinas contra o HPV são aprovadas para os homens em vários países, incluindo Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Em 09 de setembro de 2009, um painel consultivo recomendou que o Food and Drug Administration (FDA) indicasse Gardasil para os meninos e homens às idades 9-26 anos para a prevenção de verrugas genitais.

Saúde Pública: Vacina Contra HPV

Do ponto de vista de saúde pública, vacinando homens e mulheres se diminui a piscina de vírus na população com custo barato em termos relativos.  Nos Estados Unidos, o valor por ano ajustado pela qualidade é pouco maior do que US$ 100.000 para vacinar a população masculina, em comparação com menos de US$ 50.000 à feminina. O conjunto de dados pressupõe taxa de vacinação de 75%.

Um painel consultivo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) votou a recomendar a vacina aos meninos com idade entre onze e doze anos de idade. A recomendação se destina a prevenir as verrugas genitais e câncer anal em homens, possivelmente prevenindo o câncer.

Quando Gardasil foi introduzido pela primeira vez foi recomendado como prevenção para o câncer do colo do útero para as mulheres de 25 anos de idade ou mais jovens.

Em novembro de 2007, a Merck apresentou novos dados sobre a Gardasil. No estudo de investigação a vacina reduziu a incidência de tipos de infecções persistentes de HP em mulheres com média de 45 anos de idade. O estudo avaliou que o público feminino que não tinha contraído, pelo menos, um dos tipos de HPV contidos na vacina. A equipe trabalhou com série de vacinação de três doses.

Contraindicações e Precauções

Embora o uso de vacinas contra o HPV possa ajudar a reduzir as mortes por câncer do colo do útero em dois terços de todo o mundo, nem todos os tipos da doença são elegíveis para a vacinação. Existem alguns fatores de pacientes que excluem as pessoas em receber Gardasil ou Cervarix, tais como:

Pacientes com história de hipersensibilidade imediata aos componentes da vacina.

Pacientes com hipersensibilidade a levedura.

Pacientes com doenças agudas em nível moderado ou grave. Isto não exclui por completo os pacientes de vacinação, apenas adia o momento até a melhora da doença.

Vacina Contra HPV na Gravidez

Nos ensaios clínicos com Gardasil, 1.115 mulheres grávidas receberam a vacina contra HPV. No geral, as proporções de gestações com resultado adverso foram comparáveis em indivíduos que receberam a vacina e outros com placebo.

No entanto, os ensaios clínicos tinham um tamanho relativamente pequeno da amostra. Na atualidade a vacina não é recomendada para mulheres grávidas. Os efeitos ao longo prazo na fertilidade não são conhecidos.

Eficácia do HPV

As vacinas demonstraram evitar displasia cervical a partir dos tipos de HPV de alto risco. Uma análise de dados de um ensaio clínico de Cervarix descobriu que esta vacina é eficaz para proteger as mulheres contra a infecção persistente no ânus.

Globalmente, cerca de trinta por cento dos cancros cervicais não serão impedidos por estas vacinas. Além disso, dez por cento das verrugas genitais deixam de ter impedimento. Elas também não ajudam em prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis, tratar da infecção de HPV ou câncer cervical.

Vacinas contra o HPV são aprovadas para o uso em mais de cem países, com 100 milhões de doses distribuídas em todo o mundo. Ensaio clínico extenso e os dados de vigilância de segurança pós-comercialização indicam que tanto Gardasil e Cervarix são tolerados e seguros.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *