Contraceptivo de Nanofibras

Recentemente cientistas do mundo inteiro, em um projeto bastante ambicioso criaram através de uma série de experiências alguns tecidos elásticos que puderam evitar a gravidez bem como ao mesmo tempo prevenir de doenças sexualmente transmissíveis na hora do ato sexual. Esta nova descoberta trouxe uma grande beneficiação para as mulheres principalmente porém este material criado está ainda em fase de pesquisas.

Nanofibra

Nanofibra

Seria Esta Uma Nova Descoberta Para o Futuro?

Dizem os cientistas americanos que criaram esta invenção, que foi criado um tecido totalmente elástico feito através de fibras microscópicas, a fibra possui póros tão minúsculos que até mesmo detem os espermatozoides.

Além disso o tecido pode ser criado e dissolvido de forma gradual no seu corpo. É o que relatam diversos pesquisadores nos meios de comunicação científicos internacionais. Este material enquanto é dissolvido no organismo poderá ainda liberar vários tipos de medicamentos como por exemplo antivirais que futuramente serão utilizados para a prevenção de infecção pelo HIV ou ainda espermicidas que possam matar os espermatozoides.

Com isto temos uma velocidade que o tecido deverá se dissolver do corpo dependerá diretamente do material que for utilizado. É possível se imaginar materiais que possam desaparecer de forma lenta ao longo de dois dias. No tempo decorrente deste período eles poderão ainda seguir liberando drogas porém sem deixar de se tornar uma barreira física contra estes problemas. Todos os espermatozoides são mortos com as substâncias que são liberadas antes que esta rede ou barreira se dissolva.

Uma Descoberta Muito Interessante e Fascinante

Este tecido tem a capacidade de assumir uma série de formas, como por exemplo folhas chatas, tubos ocos ou ainda superfícies consideradas curvas. Para se ter uma idéia da descoberta uma mulher poderia até mesmo com o dedo conseguir dobrar um pequeno quadrado que tenha um tamanho equivalente a sua vagina e o inserir. Este material tem a capacidade de aderir ao corpo feminino, e ao se dissolver aos poucos, se torna um tipo de gel. Por fora este tipo de tecido não é visível. Na maioria dos casos as mulheres poderiam até mesmo utilizar sem o consentimento do parceiro já que ele não iria perceber.

O grande sonho dos criadores era o de criar um produto que fosse e protegesse as mulheres, e ao mesmo tempo contra o HIV e também toda a gravidez indesejada, são informações citadas pelos chefes da equipe que teriam realizado este estudo. Esta consideravelmente é a primeira vez que foram utilizadas técnicas de nanofibras para a utilização em métodos contraceptivos.

Apesar disto os médicos criadores da tecnologia, citam que é muito importante se esperar para ver até que ponto o método poderá ser confiável e também viável para a utilização cotidiana das pessoas, mas não deixando de ser uma abordagem totalmente inovadora e fascinante.

De acordo com fundações de saúde para o programa, este projeto já garantiu mais de 1 milhão de dólares para que continuem sendo realizadas as pesquisas.

Apesar da Nova Descoberta Os Preservativos São Ainda A Melhor Alternativa

De fato existe uma grande necessidade de criar uma forma melhor de contracepção que possa assim evitar a gravidez e também todas as doenças consideradas sexualmente transmissíveis. E o único que é disponível até agora realmente é o preservativo utilizado em 90% dos casos.

Outro método contraceptivo bastante seguro é a pílula anticoncepcional, que pode prevenir a gravidez . Apesar disto a pílula ainda não oferece a devida proteção contra todas as enfermidades, o que poderá ser um grande problema na opinião dos médicos. Sem citar situações de aids, mas sim muitas outras doenças consideradas venéreas que podem ser transmitidas com muito mais facilidade como é o exemplo da hepatite.

Além disso existe a possibilidade de se criar um contraceptivo contra o vírus do papiloma humano, o chamado hpv, que poderá até mesmo causar um câncer de colo do útero, e ainda contra a clamídia, que faz parte de um gênero de bactérias consideradas parasitárias que até mesmo poderão causar no transmissor e no receptor desta doença a infertilidade.

no images were found

É Importante Acima de Tudo Sempre Ter A Praticidade

Todos os preservativos oferecem uma proteção considerada devidamente confiável contra todas as doenças que são transmitidas através de relações sexuais. Apesar disto tem grandes desvantagens de serem inconvenientes já que normalmente são utilizadas exclusivamente quando as coisas ficam mais quentes na cama por exemplo.

Todas as pessoas sob a influência sexual costumam ser imprevisíveis. Existem até mesmo estudos psicológicos que poderão comprovar este tipo de tese. E é nessas horas que a prevenção normalmente é deixada de lado. Por este motivo o que é mais importante é que o método considerado anticoncepcionais sejam fáceis de serem utilizados.

Uma das grandes razões para que os contraceptivos químicos não tenham a utilização frequente de contraceptivos é a falta de praticidade em seu uso, muitas espumas, cremes entre outros produtos não possuem uma grande aceitação. E com isto as mulheres deverão os aplicar em um momento correto até mesmo antes da relação sexual, isto acontece em um determinado lugar da vagina. E os agentes ainda poderão provocar em alguns casos queimaduras. O grande desafio destes contraceptivos é gerar um bom resultado neste sentido, unindo praticidade e também segurança.

Esta experiência realizada anteriormente, foi graças a uma sondagem de diversas pessoas que foram realizadas na Alemanha no ano de 2011 através do Centro Federal de Educação para a Saúde alemã, que constatou que mais de metade dos alemães que tivessem idade entre 18 a 49 anos pudessem escolher as pílulas como contraceptivos. E apenas um terço das pessoas prefeririam preservativos, por isso este grande alerta.

E para que o novo produto possa conquistar assim um grande sucesso e chegue no mercado no momento certo é preciso ainda que várias pesquisas sejam realizadas. Não se tem uma idéia final de aparência deste tipo de produto. Vale lembrar que é preciso ainda que sejam realizadas uma série de estudos sobre a abrangência deste tipo de produto e ainda a aceitação dos usuários que teriam a necessidade de o utilizar. Aos poucos a medicina evolui com capacidades incríveis, oferecendo ótimas alternativas contra antigas doenças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *