Gorduras Que Fazem Bem Á Saúde

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os tipos de gorduras fazem mal à saúde. As gorduras também são necessárias para se manter o organismo funcionando, já que são fontes de energia para todo nosso corpo.

O correto é saber avaliar quais os tipos de gorduras que devem ser consumidos para a manutenção da saúde e quais devem ser deixados de lado, sob pena de causar diversas formas de doenças. Então, se está habituado a ouvir o chavão diário que gordura não pode ser consumida, comece a rever seus conceitos alimentares depois de ler este texto.

Os Benefícios das Gorduras

Ômega 3 –

De acordo com especialistas, há gorduras que só trazem benefícios ao organismo, como o Ômega 3 que é um tipo de gordura que faz bem,  tendo ainda a rica capacidade de fazer o controle do colesterol, além de diminuir o risco de doenças do coração e contêm proteínas que combatem os sintomas da depressão. É basicamente um alimento completo.

Este óleo pode ser encontrado em determinados alimentos, como em peixes (atum, salmão, sardinha, cavala e arenque) que são pescados em água mais fundas e também nas sementes de linhaça. Ao contrário de muitas outras substâncias, o Ômega 3 é caracterizado como um óleo essencial, não tendo produção em nosso organismo.  O óleo é extremamente rico de gordura boa, a gordura insaturada, que mantém a saúde das membranas de nossas células.

Ômega 3

Ômega 3

Como o Ômega 3 possui ação anti-inflamatória, a mesma é conseguida através da EPA, uma substância que está presente no óleo e que ajuda no tratamento de diversas enfermidades, inclusive na obesidade, pois pode vir a reduzir o inchaço do corpo. Além disso, ainda pode ser uma grande aliada em tratamentos contra a depressão e para a melhora da memória de pacientes, acelerando o processo mental de assimilação de conceitos e informações, sendo essencial para as crianças.              O óleo ainda possui em sua composição outra substância, chamada de DHA, que ajuda no desenvolvimento de um cérebro mais saudável.

Por todos os motivos citados, o Ômega 3 deve ser usado todos os dias, porém em pequena quantidade e a critério médico, pois pode ajudar em muitos casos. Ocorre que pessoas que estejam fazendo tratamento a base de medicamentos anticoagulantes não podem consumi-la

Esse efeito saudável das gorduras insaturadas não é o mesmo provocado pela gordura saturada e trans, que está presente nos alimentos industrializados; aqueles que possuem origem animal e que causam problemas ao organismo, levando ao desenvolvimento de diversos tipos de doenças.

Aliada do Coração

Além dos grandes benefícios do Ômega 3 que já foram ditos, o mais procurado deles é o combate ao colesterol ruim. A substância possui a capacidade de aumentar os níveis de HDL, que são capacitados por tirar do organismo o que está sobrando de colesterol no sangue, e com isso, impede o acúmulo de substâncias ruins nas paredes dos vasos sanguíneos, como o colesterol LDL.

Mais que isso, esse óleo totalmente do bem ainda estabiliza a pressão arterial e possui importante função no tratamento e prevenção de diabetes, distúrbios de pele, artrite, e inclusive do câncer. Contra o câncer, o Ômega 3 inibe o aumento de células de tumores.

Boas Gorduras

Boas Gorduras

Mas não somente o Ômega 3 pode trazer benefícios ao organismo, pois todas as gorduras insaturadas podem fazer bem, como a Ômega 9 e a Ômega 7, por exemplo. Sendo que o 7 pode ser encontrado em semente, como a macadâmia e possui capacidade de rejuvenescer a pele. Enquanto que o Ômega 9 pode ser consumido através do azeite de oliva extravirgem, amêndoas,  nozes, castanhas, e abacate.

As Gorduras Insaturadas

Quase todas elas fazem bem ao organismo Em geral, são benéficas, porque diminuem a quantidade de colesterol ruim, o LDL. As monoinsaturadas, encontradas em alguns tipos de óleos, ainda contribuem para a manutenção de níveis satisfatórios do colesterol bom, o HDL. Estão no azeite de oliva, no óleo de canola, girassol e soja, e em nozes e amêndoas.

Gorduras Saturadas

Elas são as consideradas nocivas ao organismo e podem ser encontradas no leite e em seus derivados e também nas carnes. De acordo com especialistas, elas podem colaborar para a elevação do índice do colesterol bom, o HDL, mas, em contrapartida também aumentar o ruim, LDL.

Em razão desse contraste, é aconselhado que se consuma pequenas porções de manteiga, carne vermelha, queijos amarelos, outros derivados de leite e ainda alimentos embutidos e crustáceos. Mas não se pode ficar totalmente sem esses alimentos, pois os mesmos contém substâncias benéficas também.

Gorduras Trans

Essas, dentre os especialistas, são consideradas as piores e podem ser encontradas em todos os alimentos industrializados, tais como salgadinhos, bolachas, sorvetes, frituras, dentre outros.

As gorduras trans fazem muito mal ao nosso organismo, já que aumentam o colesterol ruim do sangue e aumentam o bom. Por isso, se quiser comer os alimentos chamados de “porcarias”, no bom sentido, prefira aqueles que são feito em casa, os quais não contém as gorduras trans.

Gorduras Monoinsaturadas

Estão presentes no óleo de canola, azeite de oliva, vegetais, amendoim, avelã, e também abacate.

São consideradas gorduras de excelente qualidade, possuindo um efeito de proteção no organismo, contra as doenças do coração. Quando você se alimenta de maneira que faça a substituição das gorduras saturadas pelas monoinsaturadas, consegue o aumento do bom colesterol e, consequentemente, a diminuição do colesterol total.

Gorduras Poli-Insaturadas

Podem ser encontradas em diversos tipos de óleos, especialmente os de origem vegetal, como soja, milho, algodão e girassol, e ainda no óleo de peixe, amêndoa e castanha. Atua na proteção das doenças ocorridas no coração.

Os Ácidos Graxos Essenciais

Eles podem ser encontrados em apenas dois tipos, através do ômega 3 que está presente, como já dissemos, em alguns tipos de peixes, como sardinha, salmão e atum, como também em óleos de peixes. Já o Ômega 6 somente pode ser ingerido através dos óleos vegetais.

Esses dois óleos ajudam também na proteção contra o aparecimento de doenças do coração. O ômega 3 pode também atuar na redução dos triglicerídeos e na manutenção da pressão sanguínea em níveis saudáveis.

Agora que você já sabe o que deve  ou não comer, alimente-se bem e mantenha sua saúde!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *