A placa é uma substância mole e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. É composta por açúcares, as partículas de alimentos e bactérias que estão sempre presentes na boca.
Se a placa está apta a permanecer nos dentes por todo tempo, ele acaba por endurecer formado por um acúmulo de minerais que é chamado de tártaro ou cálculo.
Essa substância absorve facilmente as manchas, por isso muitas vezes faz com que os dentes apareçam com coloração marrom ou amarelada. Por mais desinteressante que isso possa ser, é menos grave do que o sangramento das gengivas. Ambos são indicações de tártaro.
Tipos de Tártaro
Existem dois tipos de tártaro. O tártaro supragengival visível é o depósito que se forma sobre as superfícies superiores ou laterais dos dentes. A outra forma de tártaro é a subgengival, que são bolsas entre os dentes e as gengivas. Estas bolsas permitem que as bactérias cresçam, causando danos aos tecidos da gengiva e, às vezes, até mesmo para o osso que suporta os dentes. Esta é a doença da gengiva, e é um fator importante na perda dentária em adultos.
Manter os dentes tão limpos quanto possível é a melhor maneira de prevenir a formação de tártaro. A prevenção é importante, porque quando uma das formas de tártaro é instalada, não é facilmente removido sem a ajuda de um profissional da área odontológica, tendo de ser raspado. Os dentistas e higienistas usam um procedimento chamado raspagem para arrancar o tártaro.
Medidas de Prevenção
Escove os dentes duas vezes ao dia.Use creme dental com flúor e uma escova de cerdas macias, que seja pequena o suficiente para alcançar todos os dentes da boca. Mova a escova suavemente sobre toda a superfície do dente. Não se esqueça de escovar as costas dos dentes. Passe pelo menos 2 a 4 minutos escovando os dentes de cada vez.
– Use o Fio Dental ao Menos uma Vez por Dia
Deve ser feito pelo menos uma vez por dia. Quando feito corretamente, em torno de cada dente, o fio dental ajuda a friccionar a placa antes que ela possa endurecer e formar o cálculo. Use um pedaço de fio longo o suficiente para envolver em torno de um dedo em cada mão.
Deixando cerca de uma polegada de fio dental, trabalho-o suavemente no espaço entre dois dentes. Deslize para cima e para baixo da linha da gengiva para cima o lado do dente. Repita este procedimento em ambos os lados de cada dente.
– Fazer Bochechos
Fazer bochecho com enxaguatório bucal pelo menos uma vez por dia, como ajuda na redução da formação de tártaro. Isso ajuda a matar algumas das bactérias que contribuem para a formação da chapa.
– Consulte o seu Dentista
Algumas pessoas são propensas a doenças da gengiva. Não importa o quanto eles são diligentes sobre higiene dental, os dentes tendem a acumular tártaro rapidamente por causa da composição química de sua saliva. Embora você não possa mudar a tendência genética, você pode tomar medidas que ajudem a prevenir.