A queimadura pode ser caracterizada como uma lesão originada por diversos fatores, dentre eles: eletricidade, radiação, fatores químicos e térmicos. A queimadura pode ter várias consequências, dependendo do grau e da área do corpo humano afetada. Os especialistas informam que a lesão ocorre nos tecidos de revestimento, como é o caso da pele, por exemplo. Podem ocorrer incapacidades temporárias ou crônicas, desfiguração e, em alguns casos, a pessoa queimada pode chegar a óbito.
Tipos de Queimaduras
De acordo com a região corporal afetada, as queimaduras podem ser classificadas em: queimadura de primeiro grau, quando afeta somente a epiderme; queimadura de segundo grau, quando a região afetada é a derme e a epiderme; e queimadura de terceiro grau, quando todas as camadas da pele são afetadas.
Os especialistas orientam que para prevenir as queimaduras, as pessoas devem tomar alguns cuidados, como: cuidados com fósforos e substâncias químicas próximas a crianças; as pessoas devem ter cuidado ao manusear qualquer fonte de ignição, como velas ou cigarros, por exemplo; é aconselhável evitar soltar fogos de artifício.
Salete Dias