Ao alcance de um toque. A cura para muitas de suas dores está assim perto. Mas é claro que antes de aproximar-se tanto da solução de seus problemas, até mesmo os crônicos, aqueles velhos conhecidos indesejáveis, você precisa passar pelo aval de uma especialista.
Sim porque terapia manual é coisa séria. Não basta sair por aí levando um aperto aqui e outro ali. Esta é uma área da fisioterapia que trata o paciente de forma individualizada, quer dizer, para cada caso pode ser utilizada uma técnica diferente.
Aliás, esse é um dos grandes diferencias desse tipo de tratamento, quer dizer, cada paciente é tratado como único e, por isso mesmo, recebe tratamento diferenciado. Assim, as técnicas utilizadas vão depender muito de todo o histórico apresentado, bem como das necessidades específicas de cada caso.
Além disso, a avaliação médica leva em conta critérios objetivos e subjetivos, privilegiando, por exemplo, aspectos emocionais, proporcionando um diagnóstico preciso e global. E mais, em muitos casos, esse tipo de avaliação pode ser ainda mais precisa que muitos exames de imagem, devido a técnica do profissional que a realiza.
Mas, se você tem dúvida e ainda não está bem certo quanto a eficácia desse tipo de tratamento, afinal, como o próprio nome diz, usa apenas as mãos, procure um especialista e converse melhor. Dessa forma, você pode fazer uma avaliação do seu caso e informar-se se essa terapia adequa-se à sua situação.
Acredite, a terapia manual pode apresentar resultados excelentes. Aliás, pesquisas comprovam que esse método pode ser bem mais eficaz que os tratamentos com medicamentos tradicionais, pois atuam não só na consequência, mas também nas causas da doença.
Dessa forma, muito mais do que sanar incômodos como a dor, por exemplo, a terapia manual afeta toda a vida do paciente, interferindo em hábitos e qualidade de vida.
Por isso mesmo, essa terapia também pode atuar como forma de prevenção, solucionando “defeitos” que tendem a ser tornar problemas sérios com o passar do tempo.
Outro aspecto interessante, é que o paciente tem participação ativa no decorrer do tratamento, pois algumas técnicas exigem que o próprio paciente interaja e execute os exercícios indicados pelo especialista.
E por falar em especialista, no Brasil ainda há poucos bons profissionais nesta área, mas nunca é demais ressaltar a importância de realizar o tratamento só, e somente só, com um. Caso contrário, os benefícios podem ser nulos e os prejuízos inúmeros.
Depois disso, aproveite! Sim, porque além de todas as vantagens para a saúde do seu corpo, como a correção de problemas na postura, por exemplo, a terapia manual ainda é muito agradável e relaxante. Por isso mesmo, afeta aspectos como o humor, proporcionando para o paciente, entre outras coisas, qualidade de vida.