Vitaminas Para Gestante

A mulher quando está grávida tem um gasto energético muito grande, isso faz com que haja uma boa reserva de vitamina e minerais no organismo da gestante; dentre estas vitaminas e minerais destacam-se o ferro, o cálcio, o ácido fólico, o zinco e as vitaminas A, C e D. Cada um destes elementos tem um papel fundamental durante a gestação.

O ferro é muito importante no último trimestre gestacional, pois há uma necessidade de maior oxigênio para a mãe e o bebê; sua deficiência pode levar à anemia acarretando consequências de risco de parto prematuro e morte, além de outras consequências como a diminuição da capacidade cognitiva, aprendizagem e de concentração; por isso é recomendável a ingestão de 27mg/dia entre o 2º e o 3º trimestre gestacional, sendo necessária a suplementação com medicamentos.

O ácido fólico atua no processo de multiplicação celular, ajuda no crescimento uterino, da placenta e do bebê. Portanto, esta vitamina é essencial para o crescimento normal e na produção de anticorpos. A carência desta vitamina pode ocasionar alterações cromossômicas, causando defeitos no tubo neural e espinha bífida. A ingestão recomendada é de 600µg/dia, e como em uma dieta normal não se consegue alcançar este parâmetro, a suplementação com medicamento se faz necessária.

Gestacao

Gestacao

Já a vitamina A, importante para o crescimento, reprodução e sistema antioxidante e imunológico, recomenda-se a ingestão de 770µg/dia.

A vitamina C é alcançada por meio de alimentação, pois a ingestão é de 85mg/dia. A deficiência desta vitamina pode causar parto prematuro, pré-eclampsia e aumento do risco de infecção.

A vitamina D é absorvida através da exposição ao sol, sem a necessidade de  suplementação. A dose recomendada é de 5µg/dia. Já a falta desta vitamina pode causar hematose óssea, redução da mineração óssea e aumento no risco de fraturas.

O zinco está vinculado ao crescimento desenvolvimento e a imunidade. A sua falta pode causar aborto espontâneo, retardo no crescimento intra-uterino, prematuridade, entre outros; é recomendável a ingestão de 25µg/dia com suplementação.

Contudo, a suplementação destas vitaminas deve ser supervisionada por um médico. Portanto, as consultas regulares de pré-natal e a realização de exames periódicos são de fundamental importância.

Vitaminas

Vitaminas

Referências

FREITAS, E. da S. de. RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NA GESTAÇÃO. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, n. 3 v.2, 2010 – CCBS/UNIVATES

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *