A creatina é um componente dos músculos e é produzido naturalmente no corpo humano e também no de outros vertebrados, a maioria no fígado e nos rins. O papel primário da Creatina é fornecer energia para todo o tecido do músculo no corpo. Quando a demanda de energia aumenta no corpo, como durante um treino rigoroso e em um atleta, a creatina é transportada através do sangue para esses músculos e para o cérebro, a fim de atender às demandas de energia.
Quem Usa
A creatina como suplemento, é utilizado por atletas, lutadores, para impulsionar a massa muscular, pois tem um conteúdo de proteína, como que a obtida a partir de uma fonte de alimento rica em proteína. Existem muitas hipóteses sobre como exatamente a creatina pode aumentar a massa muscular de uma pessoa, mas casos de ganho muscular de cerca de 1 kg é muito possível a cada semana. Algumas teorias dizem que pode ser por causa de retenção de água nos músculos, enquanto outros defendem razões mais complicadas para o aumento da masa muscular. Tomar este suplemento também pode aumentar drasticamente o desempenho dos atletas na casa de 15%, segundo dizem algumas pesquisas científicas.
Alguns estudos mostram que pode aumentar o desempenho do cérebro na performance da memória e da inteligência. Os idosos também podem se beneficiar deste suplemento por causa disso. No entanto, a melhora pode não ser notada em pessoas mais jovens. Sabe-se também que a Creatina pode retificar, em certa medida, os distúrbios neuromusculares. Embora ela aumente o desempenho geral do atleta, não se enquadra na categoria de esteróides anabólicos e, portanto, não é proibida pelas federações esportivas na maioria dos países do mundo.
Como Os Suplementos Podem Se Apresentar
Os suplementos estão disponíveis em pó, cápsulas ou sob a forma de comprimidos. A Creatina é prontamente absorvida no corpo. A maioria dos atletas acham que a melhor maneira de consumir a Creatina é na forma de pó, misturado com um líquido antes de um treino. Enquanto a maioria da substância é utilizada pelo corpo, a quantidade que pode ser absorvida ou eliminada depende do metabolismo do corpo de cada indivíduo. Uma vez que a substância é absorvida rapidamente pelo corpo, uma dose regular é necessária para manter a eficácia do suplemento.
Embora o uso a curto prazo não ocasiona qualquer problema, existem alguns elementos de riscos associados na utilização deste complemento. Uma ingestão excessiva de proteína pode causar problemas renais e pessoas com problemas renais já não são aconselhados a tomar isso. Algumas pessoas depois de tomar essa substância, queixam-se de cãibras musculares. Grávidas e crianças não são aconselhadas a tomar este suplemento.
Outro cuidado muito importante a ser tomado é evitar a compra deste suplemento de fontes muito mais baratas do que o normal, pois é grande o número de falsificações do mesmo.