Conheça a Lista de Frutas Que Podem Melhorar Sua Saúde e Aumentar Sua Qualidade de Vida, Com a Prevenção de Diversas Doenças.
– Açaí: a fruta possui altos níveis de antioxidantes superiores, além até de outras superfrutas como amora, mirtilo e morango. No entanto, mesmo em um país produtor como o Brasil, não é tão fácil encontrar o açaí fresco. Caso não consiga encontra-lo dessa maneira, o mais recomendado é o uso do açaí em pó, que pode ser adicionado a um smoothie, por exemplo.
– Maçã: essa fruta, além de ter outras propriedades é também uma grande fonte de fibras. Em sua casca ela contém a quercetina, um poderoso antioxidante com função anti-histamínico e anti-inflamatório, que pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e reações alérgicas. Um estudo realizado por uma importante instituição médica da Europa foi descoberto descobriu que pessoas que comem cinco ou mais maçãs durante a semana têm função pulmonar melhor do que aquelas que não comem.
– Banana: quem opta por fazer um lanchinho básico, já fica com fome apenas vinte minutos depois. Então, se quiser estar saciado por mais tempo opte por comer uma banana. Essa fruta muito rica em potássio, e, além disso, pode diminuir sua pressão arterial, sendo também uma das melhores fontes de amido resistente, ainda um carboidrato saudável que vai saciá-lo e ajuda-lo a acelerar o metabolismo, ajudando na diminuição do peso.
– Amora: essa gostosa fruta está classificada numa importante lista relacionada quando o assunto é a poderosa concentração de antioxidantes. A fruta é rica em polifenóis, que é um antioxidantes da mesma família dos que podem ser encontrados no chá verde, que pode auxiliar a prevenir as doenças cardiovasculares, o câncer e também a osteoporose. A amora também é número um no tocante a quantidade de fibras: um copo da fruta já fornece um terço de sua porção diária, ou seja, de 25 a 35 gramas.
– Mirtilo: a principal vantagem dessa fruta é seu poder de auxiliar no desempenho cerebral. Diversos estudos indicam que os níveis elevados de flavonoides no mirtilo são responsáveis pela melhora da memória. As principais pesquisas ainda indicam que o consumo regular da fruta pode ajudar a manter o funcionamento do cérebro enquanto se ocorre o envelhecimento. Descobriu-se ainda que mulheres com maior ingestão dessa fruta foram capazes de atrasar seu envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos. Ele ainda é rico em manganês, que exerce um papel importante no metabolismo e pode ajudar a manter a pessoa magra e cheia de energia.
– Melão: essa fruta é uma grande arma para manter a pele jovem e lisa por mais tempo. Ela recebe o status de superfruta graças por possuir uma grande concentração de vitamina A e seus derivados, o que proporciona um aumento da reprodução celular, tornando-se um potente esfoliante natural.
– Cereja: ela possui a cor vermelha devido a um antioxidante chamado antocianina, que pode diminuir a inflamação e ainda os níveis de triglicérides e colesterol do organismo. Em estudos recentes descobriram que dar cerejas para ratos de laboratório reduziu alguns marcadores comuns de inflamação dos vasos sanguíneos em mais de 50%. Além disso, os comedores de cereja ganharam menos peso e experimentaram também grandes quedas nos níveis de colesterol.
– Frutas cítricas: elas vão do limão à tangerina, e todas são repletas de vitaminas C, fibras e também pequenas quantidades de outros nutrientes, produtos químicos capazes de combater diversos tipos de doenças. É justamente a vitamina C que confere a elas o título de superfrutas, pois contorna os efeitos lesivos do sol, regula as glândulas de óleo e pode até mesmo impedir as manchas da idade.
– Cranberry: essa pequenina fruta é importante, principalmente para as mulheres, já que pode precaver as infecções do trato urinário. Um novo estudo de uma famosa Universidade, disse que a fruta pode ajudar até no combate do câncer de ovário, pois aumenta a eficácia dos medicamentos quimioterápicos usados para debater a doença e retarda o crescimento de algumas células cancerígenas. Descobriu-se que pessoas que bebem um copo de suco de cranberry por dia, sem açúcar aumenta seu colesterol bom em até 10%.
– Pitaya: com suas cores vibrantes, a fruta possui sabor bem leve. Alguns pesquisadores analisaram suas sementes e verificaram a abundante existência de ácidos graxos essenciais, que são fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Cerca de 50% das sementes da fruta são constituídas por um ácido oleico, que diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. No entanto, ela é fabricada principalmente na Ásia, e não é tão fácil de ser encontrada no Brasil.
– Uva: é um superfruta graças à presença de um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que garante um sistema cardíaco mais saudável. Os compostos encontrados na fruta ainda podem ajudar a retardar os sintomas do Mal de Alzheimer. Além disso, a uva também auxilia no clareamento natural dos dentes.
– Toranja: essa é uma excelente para seu coração e também para seu peso. Por isso, consumir uma toranja por dia, principalmente da variedade rubi, pode ajudar a manter a pessoa livre de doenças cardíacas devido à diminuição do colesterol. A dica é: quanto mais vermelha for a fruta, é um indicativo da presença maior dos antioxidantes
– Kiwi: se a pessoa tiver problemas digestivos, essa a fruta certa. Em um estudo realizado com algumas pessoas que possuíam síndrome do intestino irritável, que consumiram dois kiwis por dia, durante seis semanas, foi observada uma redução dos sintomas em comparação aos demais que não consumiram.
– Laranja: se a pessoa consumir uma laranja média ao dia, já garante a ingestão recomendada de vitamina C, o que vem a manter seu sistema imunológico em dia. A fruta é também uma maravilhosa fonte de fibras, cálcio, potássio, vitaminas B e ainda outros nutrientes.
– Ameixa: a fruta suculenta pode ajudar a manter sua fome e ansiedade sob controle. Ela contém um antioxidante chamado de ácido clorogênico que está ligada à diminuição da ansiedade.
– Romã: o suco da fruta supera os benefícios do vinho tinto em níveis de antioxidantes, segundo estudos. Mas o correto é comer a romã fresca ou tomar seu suco é entre os meses de setembro a fevereiro.
– Morango: essa deliciosa fruta contém grande concentração de vitamina C. Com apenas um copo de suco de morango é alcançada a recomendação de ingestão diária do nutriente. Ele ainda é uma excelente fonte de ácido fólico, que pode auxiliar na proteção do coração.