O que é o Minoxidil?
O Minoxidil é um remédio bastante utilizado não só pelo seu efeito pelo qual ele foi desenvolvido e sim por um efeito digamos que secundário que decorre de seu uso contínuo, que é o crescimento de pelos, sendo, portanto, utilizado de uma forma bastante ampla para evitar ou reduzir a velocidade do desenvolvimento da calvície e também para falhas em barbas de homens.
Na realidade, o Minoxidil foi desenvolvido como uma medicação anti-hipertensiva, mas, com o seu uso contínuo, foi observado que as pessoas, apesar de terem a sua pressão arterial controlada, acabavam desenvolvendo o hirsutismo, que é o aumento do crescimento de pelos. Sendo assim, pensou-se que a sua utilização local poderia resolver problemas pontuais como a calvície e as chamadas falhas nas barbas. Dessa maneira, então, o Minoxidil começou a ser utilizado para reparar esses problemas pontuais que ocorrem, em sua maioria, com os homens.
Logo, nos dias de hoje já existem inúmeras formas de apresentação do Minodixil, o que vai desde cremes a até loções em forma de spray que facilitam, inclusive, a aplicação, exatamente no local da falha da barba, por exemplo. Há, ainda, quem faça o uso dessa medicação para estimular o crescimento de pelos das sobrancelhas, inclusive.
Como o Minoxidil é Utilizado para Estimular o Crescimento da Barba?
Conforme já citado anteriormente, há inúmeras formas de apresentação do Minoxidil, sendo que as mais comuns é a forma de espuma, que geralmente é mais utilizado para a calvície e a forma em loção que se dá em spray, sendo mais utilizada para locais que apresentem uma menor área, como barba e sobrancelha. O indicado é fazer a aplicação no local onde se deseja que ocorra o crescimento dos pelos de duas a até mesmo três vezes ao dia, lembrando que é necessário manter alguns cuidados com a pele antes e também depois da sua aplicação.
Antes da aplicação, é ideal que o local esteja limpo, o que, de preferência, pode ser feito com o uso de um sabonete neutro. Já após a aplicação, que deve ser feita com o local seco, deve-se evitar a exposição solar direta imediatamente após o uso, uma vez que, ao fazer isso, existe um risco de irritação local. É importante ressaltar que alguns detalhes de uso vão variar de acordo com a marca que está sendo utilizada, com a forma de apresentação e também com a composição, uma vez que é possível fazer a manipulação de Minoxidil, adicionando, inclusive, substâncias que promovem um efeito sinérgico ao dessa medicação.
Alguns Efeitos Colaterais do Uso de Minoxidil
De maneira óbvia, um dos principais efeitos colaterais do uso do contínuo do Minoxidil é a ocorrência do crescimento excessivo de pelos. Isso pode ser bom para algumas pessoas e ruim para outras, o que vai também acabar variando de organismo para organismo. Outro efeito, mas que não é tão comum quanto o crescimento excessivo dos pelos é a dor de cabeça, e que é mais comum quando a medicação é utilizada como anti-hipertensivo.
Quando utilizado como prevenção ou até mesmo na tentativa de reversão da calvície, o Minoxidil pode causar um efeito de oleosidade nos fios que já existem, uma vez que ele pode promover o aumento de secreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo.
A própria calvície, por incrível que pareça, pode ocorrer e se intensificar ainda mais caso o Minoxidil seja utilizado de maneira inadequada, o que reforça a importância de consultar e realizar um acompanhamento periódico, de preferência, com um dermatologista.