Prevenção de Problemas Cervicais

Diversos são os problemas de saúde que tem acometido uma grande parcela da população. São doenças progressivas e degenerativas, doenças que consomem o organismos e doenças crônicas que podem não ter uma evolução rápida consumindo a pessoa, mas que deve ser cuidada para não se tornar incapacitante na vida. Algumas doenças limitam muito as atividades de vida diária de uma pessoa. É o caso de dores na coluna, na região cervical, lombar e torácica. Apesar de algumas doenças de coluna não serem resolutivas há diversas medidas tomadas que podem aliviar e até mesmo retirar os sintomas de dor, que é o principal sintoma que não permite com que a pessoa realize suas atividades normalmente. Vamos falar um pouco mais de dores cervicais e sobre sua prevenção!

Acometimento de Dores Na Coluna Na População Geral

As dores em toda a coluna chega a ser algo muito comum nos ouvidos de quem trabalha na área da saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde essa é uma reclamação de cerca de oitenta por cento da população de todo o mundo. Geralmente quem sofre de dores passa por um longo período só de sintomas sem buscar uma ajuda e quando procura um médico, passa por diversos deles sem achar uma solução para seus problemas.

Pessoas Que Mais Tem Tendência a Ter Dores Na Região Cervical Da Coluna

As pessoas que estão mais propensas a ter dores na cervical são as que trabalham muito tempo sentadas e inclinadas com a coluna torácica e cervical, que não possuem mesa e cadeiras da altura apropriada e sem um encosto para a parte das costas. As áreas de trabalho correspondentes são os estudantes e secretárias que podem passar longos períodos em uma cadeira. Outra causa de dores é a pessoa não ter consciência de uma boa postura, assim não mantém o corpo, nas suas diversas atividades realizadas durante o dia, em uma posição correta.

Maneiras de Prevenir As Dores Cervicais

Existem diversas maneiras de se prevenir dores cervicais. Se você ainda não possui dor cervical e apenas deseja as prevenir uma possibilidade é a realização frequente de alongamentos levando a cabeça para frente, para trás e realizando movimentos circulares, sentar com boa postura, manter postura ereta durante as atividades do dia a dia, sentar em mesas e cadeiras de altura apropriada e ter uma consciência corporal adequada.

Se você já sente dores na coluna o mais correto a se realizar é em primeiro lugar buscar ajuda de um médico. O médico mais indicado nesse caso é um médico ortopedista especializado em coluna. Ele irá verificar se há anormalidades e deformidades na coluna, pois existem diversas causas para dores na região cervical, sendo as mais comuns a dor cervical devido uma escoliose ou uma hipercifose.

Mulher Dormindo Com Travesseiro Cervical

Mulher Dormindo Com Travesseiro Cervical

A partir do momento em que se define a causa das dores o tratamento pode ser adequadamente direcionado as dores e a causa dessa dor de maneira plausível. A maioria dos tratamentos acaba por utilizar o auxílio de fisioterapeutas, a indicação de exercícios físicos para fortalecimento, alongamentos, a consciência corporal diária, acupuntura e o pilates, dentre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *