O orégano é um planta muito utilizada em diversos aspectos da culinária, mas geralmente podemos observar que as pessoas costumam fazer dele um tipo certo de tempero, e que acaba sendo utilizada em diversas receitas, como pizzas por exemplo.
Porém, ele contem propriedades que podem fazer com que além de um delicioso tempero, ele seja também um ótimo chá, e que possa então melhorar alguns aspectos da saúde de determinados indivíduos.
A cistite é uma inflamação que ocorre na área da bexiga, principalmente das mulheres e pode fazer com que esse seja um processo muito dolorido. É comum que muitas mulheres confundam os sintomas da cistite com o desenvolvimento de uma determinada infecção urinaria, porém, deve ser salientado que as duas doenças são muitas vezes diferentes tipos de variações e podem fazer com que seus resultados sejam sentidos de formas muito inesperadas.
A cistite atinge diretamente as mulheres, e principalmente na área da região da bexiga da mesma. Isso acontece porque com o desenvolvimento normal do organismos feminino, algumas bactérias de regiões consideradas não internas do corpo, se desloquem então para a área da uretra da mesma, acarretando o início de um processo infeccioso e que pode ser muito incomodo para a mesma.
Geralmente esse tipo de situação ocorre em mulheres já consideradas adultas e que muitas vezes se encontram em um processo de seu período fértil, considerado mais ativo. A cistite pode ser confundida com diversos tipos de variações da infecção de urina, mas é muito importante que seu medico possa solucionar de uma melhor forma quais são as possibilidades do aparecimento dessa situação, e por fim, qual o tipo de infecção urinaria que a mulher esta sendo sujeita, melhorando assim e direcionando o seu processo de tratamento.
As mulheres que já sofram um dia dos sintomas e dores referentes ao desenvolvimento da cistite podem afirmar que não é nada prazeroso, e quanto mais rápido a mesma for curada de seu organismo, melhor.
Muitas vezes um dos principais sintomas do aparecimento da cistite no corpo da mulher consiste em dores agudas ao longo do dia, e um grande incomodo ou ardência no momento em que for realizado a sua urina.
Apesar de ser muito mais comum essa doença se desenvolver no corpo de uma mulher, mão é considerado impossível que homens possam também sofrer dessa mesma situação. A não probabilidade de que esse tipo de situação seja sofrida por uma pessoa do sexo masculino, ocorre pela dificuldade que os organismos encontram em adentrar na região urinaria interno homem, já que a passagem pelo canal vaginal da mulher é muito mais fácil quando comparado ao sexo oposto.
Geralmente para as mulheres que sofrem de cistite, o tratamento acaba sendo realizado em sua maior parte com algumas medicações especificas, que irão frear a reprodução dessas bactérias em seu organismo e sanar seus sintomas desse processo, como por exemplo as fortes dores sentidas ao longo da cistite.
Porém existem alguns recursos considerados e chamados de caseiros, que juntamente com os medicamentos certos poderão oferecer a mulher um maior alivio nos sintomas da cistite.
Esse é o caso do chá de orégano, que acaba sendo utilizado diretamente para combater esse processo e facilitar o tratamento da mulher, em sua maioria das vezes.
Alguns desses chás na maioria das vezes não são consumidos, já que podem ser considerado desagradáveis ao paladar, e muitas vezes oferecem maiores benefícios quando utilizados de outra forma, como por exemplo, no processo de banho do da mulher, onde a mesma lavará sua região vaginal com o próprio chá.
Existem alguns chás que são conhecidos como facilitadores no processo de melhora dos sintomas da cistite, como é o caso do chá de mirtilo. Mas em contrapartida, o chá de orégano, apesar de não ser tão conhecido pode realizar ótimas funções nesse processo
O Chá De Orégano
O chá de orégano tem diversas funções que podem ser consideradas benéficas a saúde de diversos indivíduos, como por exemplo o desenvolvimento de processos que irão combater diretamente as inflamações do corpo, além de que o mesmo tem a capacidade direta de fazer com que a reprodução de fungos e bactérias no organismo de uma pessoa seja freada, entre diversos outros tipos de situações que podem ser consideradas muito interessantes.
Modo De Preparo Do Chá De Orégano
A preparação desse chá não contem muitos segredos, e para pessoas que não apreciadoras do mesmo, ainda é possível que em vez de se utilizar açúcar, o mel possa ser uma opção nessa situação, fazendo com que o mesmo então fique mais saboroso.
O consumo desse chá durante o processo de recuperação da cistite deve ser realizado cerca de três a quatro vezes ao dia, e com o aval de seu médico especialista. É muito importante que você comunique seu médico sobre métodos caseiros que você pretende tomar para auxiliar o seu tratamento, já que em alguns casos o consumos de certos chás podem ser considerados nocivos a sua própria saúde, como em mulheres que são consideradas lactantes, gestantes, e até mesmo em pessoas que se encontram em processo de recuperação de certas doenças ou cirurgias.
O preparo do chá então será realizado com certa de duzentos mililitros de água e algumas folhas da própria planta. Ferva a água juntamente com as folhas do orégano já lavadas e devidamente higienizadas.
Após isso, mantenha por cerca de dez minutos a água do chá em uma panela tampada, para que possa ser realizado o processo de junção final entre os ingredientes de seu chá. O consumo do mesmo pode ser realizado quente ou gelado, e assim você poderá ao longo do dia tomar pequenas quantidades do mesmo.
Para que você possa obter resultados mais satisfatórios quanto ao desenvolvimento de seu tratamento, não deixe de tomar os remédios corretamente e siga todas as instruções de seu médico especialista, alertando-o sempre sobre possíveis alterações quanto a seu sintomas da cistite e avanço do tratamento.
O chá de orégano é muito utilizado por mulheres que sofrem de um processo de cistite, e quem sabe não poderá auxiliar você também á chegar ao final de seu tratamento de uma forma mais tranquila e com menos sintomas referentes ao processo de desenvolvimento da doença.