Esteatose Hepática em Crianças

Você Sabe O Que É Esteatose Hepática?

Apesar do nome complicado, a Esteatose é muito recorrente hoje em diversas pessoas ao redor do mundo. Essa é uma doença que basicamente se resume ao processo de descobrimento de gorduras que se tornam presentes no fígado do paciente, por meio de um processo chamado de infiltração gordurosa. Além disso, existe ainda a possibilidade de descobrimento da Esteatose derivada de um processo de desenvolvimento de uma doença gordurosa do próprio fígado do paciente.

O processo de descobrimento dessa doença é proveniente do aparecimento de gorduras no fígado, mais especificamente nas células desse órgão. Com isso, essa doença acabou se tornando popularmente chamada de fígado gorduroso.

Quando analisamos um fígado considerado normal e saudável, existem sim porcentagens de gordura que fazem parte do órgão, mas em uma taxa muito menor, que acaba sendo por volta de dez a quinze por cento do peso total do fígado do paciente. Quando a partir de resultados de exames é comprovado que o valor total da gordura do fígado acaba sendo maior do que esse recomendado, é possível identificar que o órgão está em um processo de acumulação e absorção de gordura, muito maior do que o indicado, e considerado saudável.

Quando essa grande acumulação de gordura não é freada e devidamente tratada por especialistas na área, é muito possível que haja em pouco tempo um processo de desenvolvimento inflamatório de todas as células consideradas hepáticas no próprio fígado, e isso pode acabar levando a series consequências, como o desenvolvimento de cirrose, mesmo que não seja por meio do consumo de bebidas alcoólicas.

Em adultos existem algumas causas que podem ser consideradas principais e que ocorrem com maior frequência, quando analisamos os pacientes de uma forma geral. São elas o abuso e consumo inadequado de bebidas alcoólicas, além de alguns processos que acontecem de uma forma mais automática, como o diabetes, o aumento do colesterol e a própria obesidade e o desenvolvimento dessa doença.

Até mesmo o processo de gravidez conseguir ter influência direto no desenvolvimento e pode ser considerado em alguns casos a causa do aparecimento da Esteatose.

Porém, não acabam sendo apenas os adultos que apresentam a possibilidade de desenvolvimento dessa doença, que cada vez mais está sendo observada em diversas crianças, infelizmente.

A Esteatose Nas Crianças

O desenvolvimento dessa doença nas crianças de todo o mundo tem uma causa obviamente não alcoólica, já que crianças não consomem bebidas que são assim consideradas. Porém, o processo de desenvolvimento da doença é o mesmo, a partir de um aumento de gordura e seu percentual no fígado da criança.

Apesar de não ser tão conhecido no meio populacional, a Esteatose em crianças acaba sendo cada vez mais recorrente e isso traz à tona diversos tipos de preocupação quanto à saúde pública.

Uma das principais causas do aparecimento e desenvolvimento da Esteatose nas crianças de hoje em dia, acaba sendo devido ao processo de alimentação, onde crianças acabam ingerindo cada vez mais alimentos considerados industrializados, com grande porcentagem de farinha e açúcar, que são considerados nocivos à saúde e mesmo assim consumidos diretamente por elas.

O desenvolvimento dessa doença já que acaba sendo relacionado ao processo de má alimentação do indivíduo, principalmente da criança, é recorrente direto da obesidade infantil. Podemos então analisar que a partirmos crescimento e maior aparecimento de crianças que estão obesas, maiores são as chances de que essa mesma ciranda desenvolva a Esteatose. Com isso, o número de obesidade no mundo tem relação direta com o maior número de incidência dessa doença, o que acaba acontecendo de fato, já que nos últimos anos os casos de Esteatose cresceram muito.

Com o desenvolvimento da obesidade infantil, um dado acabou vindo à tona de uma forma muito triste, demonstrando e provando para todos que hoje, a principal doença hepática crônica encontrada na fase da infância de uma coração é a Esteatose.

Qual A Principal Causa Do Aparecimento De Esteatose Em Crianças

Quando falamos sobre o desenvolvimento dessa doença é como ela pode afetar a vida décima criança, a obesidade infantil se torna a principal causa direta no desenvolvimento dessa doença no corpo da criança. Ao analisarmos um conjunto de quatro crianças que já são consideradas obesas, e que apresentam uma taxa de gordura corporal mais elevada, podemos analisar que ao menos uma dela tem grandes chances de desenvolver a Esteatose.

Além da obesidade, uma causa muito direta no processo de desenvolvimento dessa doença é observado diretamente a resistência e rejeição à insulina do próprio corpo da criança, que assim tem grande possibilidade e chances de desenvolver um processo de aumento considerável de gordura em seu órgão.

Além disso, heranças genéticas podem fazer com que a criança tenha uma pré-disposição para o desenvolvimento desse tipo de doença ao longo de sua vida, fazendo assim com que ela necessite manter uma alimentação regrada e bons hábitos de forma ainda mais específica.

Quando analisamos crianças que apresentam em médica de 5 a nove anos, as causas diretas do aparecimento e desenvolvimento rápido dessa doença acabam se do muitas vezes causados diretamente por processos chamados de metabólicos. Porém, crianças maiores, e até mesmo os adolescentes, quando se apresentam doentes e com essa alta taxa de gordura no fígado, acabam se do diretamente relacionados ao processo de obesidade.

Apesar de a obesidade ser hoje a principal causa direta dessa doença, existem alguns fatores que podem classificar a pessoa quanto a um chamado grupo de risco, onde pessoas de certas etnias, gêneros e afins se apresentam com maior disposição ao desenvolvimento dessa doença.

Desenvolvimento Da Esteatose Em Crianças

Basicamente todo o processo de desenvolvimento dessa doença na criança acontece de forma muito semelhante à um adulto ou adolescente.

Inicialmente se percebe um grande aumento de retenção de gordura no fígado do paciente, e quando falamos de crianças, que apresentam essas características derivadas de um outro processo que não seja o desenvolvimento dessa doença a partir do consumo direto de bebidas alcoólicas, existem algumas alterações no organismos chamadas de histológicas macro vesiculares, e elas se apresentam de forma muito predominante no corpo do paciente.

O aumento do aparecimento dessa doença, principalmente em crias pode ser observado nos últimos trinta e cinco anos, fazendo com que sua ocorrência hoje seja a principal forma de desenvolvimento de doenças crônicas em crianças, de forma muito direta.

Ilustração de Esteatose Em Crianças

Ilustração de Esteatose Em Crianças

Quando classificamos essa doença de forma crônica, a atenção à saúde e desenvolvimento dessa criança é realizada de forma dobrada, pois as chances de que a mesma desenvolva a cirrose mesmo que não seja por consumo de bebidas alcoólicas é grande.

A partir do desenvolvimento da cirrose a insuficiência hepática se torna muito acessível ao corpo, podendo causar danos muito graves a saúde da criança, de forma real e irreparável em alguns casos.

Além disso, a partir do desenvolvimento de Esteatose, as crianças aumentam consideravelmente as chances de desenvolverem ao longo de sua vida doenças relacionadas ao coração e até mesmo o câncer de fígado.

Por ser uma doença que apresenta algumas características muito seletivas, a porcentagem de meninos que acabam a desenvolvendo é considerada muito maior, quando comparada a meninas. Além de ser uma doença seletiva quanto ao gênero, para que se apresente em maior incidência, os meninos que são brancos acabam sendo um maior alvo desse tipo de doença. Isso acontece porque as pessoas que são negras apresentam uma menor taxa de gordura total visceral em seu corpo, podendo chegar a valores que decrescem aos meninos brancos em até trinta por cento. Isso faz com que haja nos meninos negros uma proteção classificada como natural, e que pode barrar o processo de desenvolvimento dessa doença de uma forma mais ativa.

Fígado Com Esteatose

Fígado Com Esteatose

As crianças quando analisadas clinicamente apresentam uma menor recorrência ao aparecimento de sintomas que podem indicar diretamente o desenvolvimento da doença Esteatose no corpo da mesma. Isso faz com que o processo de descoberta da doença seja mais demorado, já que os sintomas e sinais demorar muito tempo para que possam ser observados no paciente. Por isso, mesmo que não haja nenhum sintoma direto, crianças que são consideradas obesas devem ter uma atenção redobras, realizando exames para que esse processo sejam analisado.

Algumas crianças já nascem com tendência ao desenvolvimento da Esteatose e quando isso acontece, nos primeiros dias de vida e nos exames realizados pelo hospital, isso já acaba a ser descoberto, para que os pais da criança possam a criar com hábitos alimentares considerados melhores, e assim diminuam a chance do desenvolvimento dessa doença em sua criança.

Muitas vezes quando a criança já nasce com essa doença enfaixada em seu organismo, isso acaba sendo facilmente detectado, a partir de sintomas muito claros, como o endurecimento da região abdominal do bebê, e um aumento no tamanho do fígado, quando comparado a outras crianças. Quando isso acontece, já no hospital o bebê será tratado, e na maioria das vezes o único processo considerado é o transplante de órgãos, para que o bebê tenha uma crença de levar uma vida saudável o resto de seus sais, obviamente com monitoração médica sempre que possível.

O Tratamento Da Esteatose Na Infância

Quando falamos dessa doença relacionada diretamente a crianças, podemos observar que como solução da doença, não existem um tratamento considerado certeiro e comprovado. O maior tipo de tratamento que acabam sendo recomendamos pelos especialistas é o próprio engraçamento da criança, para que ela não desenvolva nenhum acréscimo nessa quantidade total de gordura no fígado e possa assim se sentir livre da condição de uma coração co

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *