Uso Incorreto
De acordo com especialistas, o uso do protetor solar que é indispensável para evitar queimaduras e outros problemas mais graves de pele, no verão, se for usado de maneira incorreta pode prejudicar os olhos das pessoas, e como consequência sua visão, ocasionando várias doenças oculares, que poderiam ser evitadas somente com cuidados bem simples, como por exemplo, ter uma atenção redobrada na hora de passar o protetor solar ou bronzeador, para que eles não escorram através do suor para os olhos. O contato do protetor com essa região, pode resultar em vermelhidão, irritação e em complicações bem mais graves, dependendo de como organismo humano vai reagir.
Orientação de Especialistas
De acordo com médicos oftalmologistas, cerca de trinta e nove por cento dos problemas de conjuntivite tóxica que afetam os indivíduos na época das altas temperaturas do verão,estão relacionadas com o uso incorreto de de bronzeadores ou protetores solares. A grande maioria dese produtos tem um pH, diferente do que é encontrado no olho humano. Quando estão na praia, as pessoas, transpiram em virtude das altas temperaturas, e o produto chega até o olho através do suor produzido, podendo haver uma conjuntivite tóxica pela alteração do pH.
Outros Problemas Apresentados
Para os especialistas em oftalmologia,o uso inadequado de bronzeadores e protetores solares que permitem o contato deles com os olhos dos indivíduos,podem provocar vermelhidão, irritação, lacrimejamento em excesso, além de sensação de que há areia neles, pois ficam arranhando. Cada organismo, reage de uma maneira diferente a entrada de um corpo estranho nos olhos. Alguns indivíduos não tem problemas mais sérios, enquanto outros poderão até apresentarem uma inflamação na córnea, conhecida como ceratite, podendo desenvolver também, em alguns casos, conjuntivite tóxica.
Como Evitar Esses Problemas
Os médicos orientam que para evitar essas complicações é preciso, ter um cuidado redobrado, na hora da aplicação de bronzeadores ou protetores solares, que são essenciais para quem se expõe aos raios solares, por isso devem continuar sendo usados com frequência, principalmente em locais onde estão com seus corpos muito expostos ao sol. Para quem estiver na praia,por exemplo, o uso de uma bandana, pode evitar que o suor, devido a transpiração, escorra até os olhos.
Como Agir em Caso de Acidentes
Se houver algum tipo de acidente com o uso dos protetores solares ou bronzeadores,os especialistas orientam a lavagem dos olhos imediatamente com muita água mineral ou soro fisiológico. Se após a lavagem a vermelhidão e a irritação continuarem, a pessoa deve procurar rapidamente um acompanhamento médico, para não deixar que o problema evolua para algo mais grave, como uma ceratite ou uma conjuntivite tóxica, que são problemas visuais mais sérios de serem tratados pelo médico oftalmologista.
Salete Dias