Cuidados Médicos
Várias mulheres apresentam dúvidas sobre sua saúde, quando vão procurar um especialista para diagnosticar algum problema de saúde. No entanto, os especialistas orientam que hábitos simples como uma dieta saudável e prática de atividades físicas, podem servir como prevenção para várias doenças, além de contribuir claro, para o bem-estar tanto de mulheres quanto de homens.
Mitos Sobre a Saúde Feminina
Segundo a Sogesp (Sociedade de Ginecologia de São Paulo), existem alguns mitos recorrentes na imaginação da mulheres e que devem ser esclarecidos, pois não apresentam nenhum fundamento científico. Entre alguns estão:
Lavagem de Peças Íntimas Novas
Normalmente as mulheres quando compram roupas íntimas, como calcinhas, acham que é necessário ferver a peça para prevenir o aparecimento de doenças. Os especialistas orientam que uma boa lavagem seguida de uma secagem já é o suficiente, para evitar problemas. No entanto, alertam para alergias que afetam pessoas sensíveis a determinados produtos químicos.
Corrimento Pelo Uso de Calça Comprida Jeans
Essa é uma dúvida muito frequente que a maioria das mulheres possuem, pois já ouviram falar sobre esse assunto em algum momento de sua vida. De acordo com os profissionais especializados, o aparecimento do corrimento vaginal na mulher não tem nenhuma relação com o uso de calças jeans. O que pode provocar algum tipo de patologia são os tecidos sintéticos que abafam a região e a transpiração, que causa um desequilíbrio da flora natural da vagina, causando o problema.
Gravidez e Primeira Relação Sexual
Para muitas mulheres,a primeira relação sexual nunca pode resultar em uma gravidez. Para os especialistas isso é um mito, pois todas as os relacionamentos onde haja sexo, pode haver a possibilidade de ocorrer a gestação feminina, que varia de acordo com a faixa etária e o período do ciclo menstrual. Assim sendo, o uso de técnicas de contracepção devem ser usadas sempre em qualquer relação, onde não haja o planejamento do casal ter filhos.
Pílulas Anticoncepcionais em Adolescentes
Existe uma idéia muito errônea no imaginário das mulheres de que as adolescentes não devem fazer uso de pílulas anticoncepcionais, pois esse procedimento poderia comprometer sua fertilidade no futuro. Segundo os especialistas, esse pensamento não tem nenhum fundamento científico, e as adolescentes podem e devem fazer uso para evitar uma gravidez indesejada, não só de pílulas contraceptivas – pílula do dia seguinte. Como também de outros métodos anticoncepcionais, logo após a primeira menstruação,pois esse comportamento não terá nenhum tipo de resultado em sua fertilidade no futuro.
Parada de Algum Tempo na Medicação Anticoncepcional
Segundo especialistas essa é uma idéia antiga e sem fundamento, pois não é recomendável interromper o uso da medicação contraceptiva, a menos que a mulher tenha interesse em ficar grávida.
Essas são somente algumas das idéias erradas, e mitos que convivem na cabeça de várias mulheres brasileiras. No entanto, para maiores esclarecimentos, uma consulta com um profissional especializado em ginecologia é a maneira mais adequada de esclarecer todas as dúvidas que porventura ainda possam haver.
Salete Dias