Na luta contra o câncer diversas técnicas são utilizadas, entre elas a Braquiterapia e Radiocirurgia e a Radioterapia Estereotática Fracionada, que não são muito conhecidas, mas nem por isso menos eficientes.
Braquiterapia
É um tipo de radioterapía onde é colocado próximo ou dentro do tumor um material radioativo que permite que a área afetada pelas células cancerosas recebam doses muito altas de radiação. Esse material pode ficar dentro do corpo do paciente ou ser retirado após a utilização da dose necessária para combater o câncer, dependendo do estado clínico do enfermo. Esse procedimento é válido para diversos tipos de cânceres como por exemplo o de próstata, de colo de útero, mama, cabeça, pulmão, esôfago, entre outros. Tem um tipo de braquiterapia conhecida como de sementes de próstata que consiste em introduzir no paciente sementes de Iodo-125 que é um material radioativo muito pequeno, que vai ficar dentro da próstata permanentemente.
Radiocirurgia
Tanto uma quanto outra são técnicas avançadas de precisão para a terapêutica de câncer no cérebro, onde é possível aplicar doses altas de radiação. Esse procedimento é realizado através da fixação da cabeça do doente, e da liberação da radiação no órgão afetado que é direcionada pelo computador.
Salete Dias
Categoria(s) do artigo:
Medicina