Relação Entre Apnéia do Sono e Amígdalas

A qualidade do sono é um conceito muito importante na vida de qualquer pessoa, já que o momento reservado para se dormir, é propício para o corpo e a mente relaxar, além de também fazer com que o próximo dia seja ainda melhor a partir de um bom descanso. Porém, existem alguns problemas que podem acabar fazendo com que esse período seja afetado, com problemas como o ronco, a apneia do sono e outros tipos de condições, que deverão ser tratada de forma urgente com algum médico especialista.

A Importância Da Qualidade Do Sono

Existem alguns tipos de problemas durante o sono que apresentam algum tipo de relação, e quando os mesmos aparecem no corpo do indivíduo, acabam fazendo com que essa qualidade do sono diminua de forma drástica, como é o caso da relação existente entre a própria apneia do sono e as amígdalas.

Segundo alguns especialistas, quando esse quadro não é tratado, as chances de se desenvolver doenças cardíacas acaba ficando muito grande, elevando então o problema para um nível onde o tratamento do mesmo pode ser ainda mais complicado. Esse problema pode ainda ser mais agravado quando, além do problema relacionado a apneia do sono e também as amígdalas, o ronco é considerado presente na vida do paciente, já que pode indicar algum tipo de problema específico em sua saúde.

As amígdalas são uma parte de nosso corpo que se localiza na parte inicial da garganta, sendo cada uma delas presente em um lado, e é possível facilmente observar essa região do corpo apenas abrindo bem a boca e tentando fazer com que a língua de certa forma, abaixe. Por ser uma parte do corpo que apresenta um contato direto com todo o tipo de alimentação que ingerimos, as baterias dos alimentos e também outros tipos de germes acaba sendo combatido de forma mais eficaz, fazendo então com que as chances de desenvolvimento de algum tipo de infecção seja amenizada. Esse é considerado o ponto inicial para os problemas que poderão ser desenvolvidos nessa região, por consequência d relação entre as amígdalas e a apneia do sono.

As Amígdalas E A Relação Com A Apneia Do Sono

Por ser uma região que sofre muito com problemas inflamatórios referentes a garganta, devido a possíveis acúmulos de alguns alimentos nessa mesma região a amígdala acaba também sofrendo de forma muito direta com a consequência dessas inflamações, dificultando ainda mais o seu processo de higienização devido ao fato de que para acessa-las a dificuldade é grande, pela profundidade de nossas gargantas.

Para as pessoas que apresentam as amígdalas em tamanhos maiores, o problema de acumulo de alimentos na região pode ser considerado ainda pior, aumentando assim as chances de desenvolvimento de inflações na garganta. A relação entre a apneia do sono se inicia então nesse contexto, juntamente também com o aumento dos roncos do indivíduo, diminuindo então sua qualidade de sono em grandes proporções.

Além de fazer com que outros problemas surjam, as amígdalas avantajadas acaba fazendo com que a passagem de ar também fique comprometida, ou seja, dificulte o processo respiratório do indivíduo, podendo ocasionar casos de interrupções graves. Essas amígdalas quando se apresentam inflamadas, aumentam ainda mais de tamanho intensificando a apneia do sono e também o ronco, principalmente quando falamos de pessoas que costumam dormir em uma posição, a de barriga para cima, pressionando o contato entre a mandíbula e a língua e influenciando de forma direta na passagem de ar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *