A radioterapia é um tipo de técnica que foi desenvolvida para que a visão médica sobre os tumores, seus tamanhos e características possam ser avaliadas de uma forma ainda melhor, fazendo então que por meio de imagens, uma exportação ocorra para outros aparelhos, como computadores, que irá localizar o local exato do tumor e também poderá então, analisar qual será o caminho traçado pelo medicamento até que o mesmo consiga alcançar todo o tecido.
Como Funciona A Radioterapia
A radioterapia é um tipo de técnica considerada muito utilizada em grande parte dos pacientes, e na maioria dos casos, poderá oferecer diversos tipos de benefícios, e uma melhora na qualidade do tratamento. Dentro do tratamento de canceres com a radioterapia, é possível observar que as analises por meio das imagens poderá fazer com que os caminhos do medicamento sejam traçados, mesmo que haja diversos tipos de portas de entradas, mais conhecidas também como campos de tratamento.
Com a utilização da radioterapia, alguns tipos de avanços no processo de tratamento dessas doenças puderam ser observadas, fazendo com que as doses de medicamentos pudessem ser mais controladas, já que o caminho percorrido pelos mesmos irão ser anteriormente conhecidos, por meio das imagens disponibilizadas pelo programa. Isso também possibilitou que as doses dos medicamentos fossem elevadas, sem que houvesse maiores danos à saúde do paciente.
A técnica é realizada com um planejamento da dose que será utilizada, através de exames, sendo que o mais frequente é o de tomografia computadorizada cuja imagem é transmitida a um computador, proporcionando aos especialistas determinar qual a região do corpo do enfermo que deve receber a radiação ,e que áreas do organismo devem ser protegidas da radiação, sendo possível para o médico oncologista ter o conhecimento das estruturas e com que intensidade elas foram afetadas pela radiação. A Radioterapia Conformada, pela segurança que confere ao médico e seu paciente é o tratamento mais recomendado pelo SBRT (Sociedade Brasileira de Radioterapia), e também pelos bons resultados que oferece.
Hoje em dia, existem alguns tipos de doenças que acabam sendo mais indicadas para o tratamento da radioterapia conformada, como o tratamento de tumores na região torácica, tumores de próstata e também na região pélvica, e também tumores mais delicados, como tumores na região da cabeça e também pescoço.
Radioterapia Convencional X Radioterapia Conformada
A radioterapia conformada tridimensional é um tipo de tratamento que ofereceu diversos tipos de benefícios para todo o processo de tratamento do paciente, quando comparada com o tratamento com as técnicas convencionais da radioterapia.
Quando analisamos as diferenças entre a radioterapia convencional com a radioterapia conformada, o principal fator é a possibilidade da criação do tumor nas medidas e também formas exatas, de forma tridimensional. Assim, as chances de se poder analisar de forma mais rápida e fácil qual será o tipo de tratamento é criada, levando então a um entendimento do funcionamento e da área do tumor, aumentando as chances de um tratamento de maior sucesso.
Isso ocorre basicamente pelo fato de que ao se criar um objeto 3D, e com medidas exatas, a possibilidade de enxergar de uma melhor maneira toda a região é maior, auxiliando o entendimento sobre toda sua área, e a melhor maneira de tratar o processo de crescimento do tumor, considerado extremamente nocivo para a saúde do paciente.
Os canceres que podem ser tratados com esse tipo de técnica são diversos e o controle por parte dos médicos é também um dos fatores que mais são considerados notáveis na radioterapia conformada.
Para os pacientes, existem diversos tipo de benefícios em comparações a outros tipos de radioterapias como por exemplo o aumento nas doses de radiação diretamente sobre os tumores, sem que haja nenhum tipo de prejudico a saúde do paciente. Além disso, é possível também perceber que mesmo com o aumento das doses ministradas para o tratamento do câncer, a exposição dos pacientes a radiação não será elevada, levando então a uma reserva de diversas áreas do corpo, sem que haja interferência nos tecidos do corpo ainda considerados saudáveis.
Esse tipo de preservação a exposição à radiação é considerada muito benéfica, já que pode fazer com que a quantidade de sintomas sentidas pelo paciente diminua de forma considerável.
Mesmo que seja considerada um tipo de técnica menos invasiva para o tratamento do paciente a radioterapia conformada também o submete a certos tipos de sintomas, considerados clássicos durante o tratamento de tumores.
Sintomas Radioterapia Conformada
Por se tratar de um tipo de medicamento que submete o paciente de forma muito direta a certos tipos de radiações, os sintomas sentidos na maioria das vezes são considerados iguais para quase todos os tipos de radioterapias, mesmo que hoje em dia haja diversos tipos de formas de tratamentos com essa mesma técnica.
Por diversas vezes a utilização da radioterapia poderá afetar a área intestinal do paciente fazendo com que problemas como dores e também quadros de diarreia sejam desenvolvidos no organismo do paciente. Existem também alguns pacientes que podem acabar desenvolvendo quadros de doenças intestinais de uma forma mais grave e que persistam até o final de sua vida, mas são considerados de certa forma, mas raros.
Incontinência Urinária
A incontinência urinária, principalmente nos homens, é um tipo de problema considerado quase que usual em pacientes que fazem o tratamento por meio de radioterapia, mas problemas nessa mesma área de forma mais graves não são considerados comuns. Existem também alguns pacientes que podem desenvolver certa ardência na região, devido a irritação da uretra. Esse tipo de sintoma geralmente se apresenta de uma forma mais avançada quando analisamos as primeiras semanas do tratamento. Ao longo das outras semanas que irão seguir, você poderá perceber eu os sintomas de incontinência urinária irão diminuir, tornando o processo cada vez melhor.
Existem alguns casos que apresentam certos tipos de complicações, mas são considerados bem raros, apresentando um fechamento na região da uretra, que por algumas vezes, precisará ser devidamente consertado por meio de intervenções cirúrgicas.
Problemas De Ereção
Existem diversos tipos de pesquisas que apontam que ao longo do processo de radioterapia outros tipos de sintomas podem ser sentidos pelo paciente, com problemas de ereção. Porém, quanto mais jovem é o paciente que estará passando por esse processo, maiores serão as chances de que a recuperação do tratamento possa ser sentida de forma mais rápida, melhorando então a questão de potência sexual na vida do indivíduo.
Além dos sintomas, existem alguns tipos de precauções que devem ser tomadas por pacientes que passam por esse tipo de tratamento, fazendo com que o contato com alguns tipos de pessoas, como mulheres gravidas e também crianças sejam extremamente evitados, além de também pessoas idosas. Isso ocorre porque grande parte desses indivíduos apresenta uma taxa de imunidade muito baixa, levando então a uma propensão a desenvolvimentos de problemas mais graves.
Esse tipo de contato deverá ser evitado no início do tratamento, e ao longo das semanas, poderá ser retomado de forma gradativa.