Suplementos e Atividades Para a TPM
Vitaminas B6 e E
Para auxiliar a reduzir os sintomas da tensão pré menstrual que afeta milhares de mulheres, alguns especialistas recomendam a utilização de vários suplementos, como por exemplo: O cálcio, o magnésio e as vitaminas B6 e E que podem trazer vários benefícios ao organismo feminino, para aquelas que apresentam sintomas leves ou moderados.
Vale ressaltar que toda prescrição médica deve ser feita por um ginecologista, e não é aconselhável a mulher se automedicar.
Atividades Físicas
Os exercícios físicos são recomendados para todo mundo, pois já ficou comprovado que o sedentarismo pode favorecer o aparecimento de várias doenças. No entanto os especialistas recomendam em especial para as mulheres que sofrem de TPM, a dança do ventre.
De acordo com os profissionais, esse tipo de atividade ajuda a diminuir os sintomas e ainda divertem as mulheres estressadas com os problemas diários. Porém qualquer exercício pode ser feito pois durante sua execução, ocorre uma espécie de massagem na região uterina e dos órgãos internos, o que possibilita o alívio das temidas cólicas menstruais.
Dicas de Exercícios Que Aliviam TPM
De acordo com profissionais, os exercícios físicos podem ser muito eficazes no alívio da tensão pré-menstrual. Abaixo, listamos algumas dicas de atividades para você fazer nesse período, para obter um alívio e conseguir seguir com as demais atividades do dia sem muito desconforto. Confira!
- Exercícios aeróbicos: dança, jump, bike, corda, e demais atividades aeróbicas são excelentes para ajudar a aliviar a TMP. Todas essas atividades ajudam a massagear a região pélvica, promovendo o alívio do desconforto da tensão pré-menstrual.
- Exercícios abdominais: assim como as atividades aeróbicas, os exercícios abdominais também são muito indicados para aliviar a TPM. Afinal de contas, eles atuam exatamente na região pélvica, promovendo uma ótima massagem.
Os exercícios na região interna da coxa e também de contração do períneo, melhoram e estimulam o fluxo menstrual.
- Dança: as mudanças hormonais, as dores e o inchaço que a TPM provoca acontecem devido ao aumento de hormônios (progesterona e estradiol) alguns dias antes da menstruação.
Por isso, todas as atividades que movimentam o corpo ajudam na produção de outros tipos de hormônios, como é o caso da endorfina, por exemplo, que promove uma sensação de bem-estar.
A dança é um ótimo exemplo de atividade que ajuda a movimentar o corpo e aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual.
Principais Sintomas da TPM
A TPM é muito comum, e acontece em virtude das mudanças hormonais em mulheres na idade reprodutiva, durante o período do ciclo menstrual. Nessa fase, as mulheres podem apresentar tanto sintomas físicos, quanto sintomas psicológicos. Eles costumam surgir entre 5 e 10 dias antes do dia da menstruação.
Em algumas mulheres, os sintomas são tão intensos, que podem até interferir na qualidade de vida delas. Abaixo, listamos alguns exemplos de sintomas mais comuns durante a TPM. Acompanhe:
- Irritabilidade
- Dor e inchaço abdominal
- Enjoo e vômito
- Cansaço
- Redução do desejo sexual
- Angústia
- Sonolência ou insônia
- Depressão
- Baixa autoestima
- Seios doloridos e inchados
- Diarreia ou prisão de ventre
- Tontura e desmaio
- Aumento de gripe e alergia
- Crises de choro
- Zumbido
- Ganho de peso e inchaço nas pernas
- Mudanças de apetite
A ocorrência e intensidade dos sintomas variam muito de uma mulher para outra. É por isso que cada caso deve ser tratado de uma forma diferente. Esses sintomas tendem a desaparecer nos primeiros dias da menstruação. E, quando a mulher chega na fase da menopausa, eles deixam de existir.
Tipos de TPM
Para quem não sabe, existe mais um tipo de TPM. É por isso que cada mulher se comporta de um jeito diferente. É importante conhecer qual é o seu tipo, para poder passar essa fase com mais tranquilidade, sem muito estresse.
- Tipo A (TPM de ansiedade): a mulher que tem esse tipo de TPM é extremamente ansiosa, e pode ter reações extremamente explosivas. A mulher sente como se o mundo todo estivesse contra ela.
Todo o estresse, ansiedade e irritabilidade são resultado do pouco estrogênio. Pode até ser preciso usar medicamento ansiolítico, caso os exercícios físicos e alimentação não resolvam.
Fibras, alimentos com vitamina B6 (como soja, frango, salmão, atum e lentilha) podem ser grandes aliados. E também alimentos fontes de Beta-sitosterol, como o abacate, por exemplo, que ajuda a amenizar a ação do hormônio que causa o nervosismo, chamado de cortisol.
Também é importante não consumir alimentos estimulantes, como é o caso do café, do mate, do refrigerante e do chá preto.
- Tipo C (TPM de compulsão): a principal característica desse tipo de TPM é o imenso desejo de consumir doces. Em especial o chocolate. Por isso, é importante controlar esse sintoma para evitar o excesso de peso.
Os alimentos indicados são aqueles ricos em cromo e zinco, como feijão, semente de abóbora, frango, levedo de cerveja e cereais integrais, por exemplo.
Fontes de magnésio, de frutose e de carboidratos complexos também são muito bem vindos, como frutas em geral, aveia, vegetais verde-escuros, ameixa, figo e alimentos integrais em geral.
O cacau também pode integrar as refeições. Afinal de contas, ele é o principal desejo de mulheres com o tipo C de TPM.
Para ajudar a evitar a compulsão alimentar, evite ficar mais de 3 horas sem comer. Pois a produção de serotonina pode ser prejudicada pela concentração baixa de glicose.
- Tipo D (TPM de depressão): as mulheres que sofrem desse tipo de TPM sentem muita tristeza, e ficam com as emoções muito exaltadas, à flor da pele. De acordo com especialistas, o que causa esses sintomas são a diminuição do estrogênio e da dopamina, e a elevação da progesterona.
Se a alimentação e os exercícios também não forem suficientes, pode ser preciso o uso de antidepressivos leves.
Invista em alimentos ricos em tirosina (carnes magras, peixes, nozes e aves sem a pele), gorduras boas (salmão, óleo de linhaça e de girassol, azeite e castanhas), bebidas estimulantes (chá mate, café, chá preto e chá verde, por exemplo), e vitamina B2 (óleos de peixes, levedo de cerveja, leguminosas e ovos)
- Tipo H (TPM de retenção hídrica): a água em excesso no corpo pode causar desconforto e inchaço. Nesse tipo de TPM, pode acontecer algum tipo de deficiência no hormônio antidiurético. Sem falar que a liberação da prolactina aumenta, que é um hormônio que surge na fase de amamentação. E é por isso que acontece a retenção de líquido, e o inchaço no corpo, em especial nos seios.
O ideal é consumir alimentos ricos em vitamina E, B6, C, gorduras boas, chás e alimentos diuréticos. Podemos citar alguns exemplos de alimentos, como é o caso de verduras, legumes, frutas (laranja e limão, por exemplo), atum, lentilha, óleo de soja e girassol, azeite, frango, castanhas, amêndoas, nozes, linhaça, abóbora, abacaxi, pepino, camomila, hibisco, melancia, erva-doce, e muito mais.
Evite o consumo de sal durante a TPM, pois ele é o maior causador de retenção de líquido.
É comum os homens pensarem que os sintomas da TPM são frescuras das mulheres. No entanto, já foi provado cientificamente que eles são reais, e que afetam muito o corpo e a mente das mulheres nessa fase.
É por isso que é necessário ter paciência, e aprender a conhecer a sua esposa, para evitar atritos e desentendimentos nessa fase.
É bom que os homens também leiam sobre o assunto, e procurem mais conhecimento, para que possam ajudar as suas esposas nessa fase. É uma etapa bem difícil para as mulheres.