Perda da Função Renal
De acordo com especialistas quando há uma perda da função renal nas pessoas do sexo feminino e masculino, isso ocasiona um processo inflamatório que influencia na produção de cálcio provocando um armazenamento de fósforo no organismo humano.
Esses fatores combinados favorecem a calcificação dos vasos sanguíneos aumentando a probabilidade de haver um infarto na pessoa que estiver sofrendo esse processo no seu corpo.
Outras Complicações Associadas
Segundo especialistas em nefrologia, outros complicações que a insuficiência renal pode provocar no coração do indivíduo são: edema ou inchaço,anemia em algumas pessoas, aumento dos níveis de gordura na corrente sanguínea(Triglicerídeos e colesterol), além de promover a dificuldade em fazer o controle da pressão arterial, ocasionando possíveis problemas de hipertensão.
Grupos de Risco
Entre os indivíduos que estão no grupo de risco destacam-se as pessoas que são portadoras de diabetes e as que possuem pressão arterial elevada, pois esses problemas podem prejudicar a função dos rins resultando na aceleração da perda de suas principais funções, trazendo prejuízos à saúde da pessoa afetada.
As autoridades médicas recomendam a realização de dois exames, que são muito importantes para fazer uma verificação precoce se há possibilidade da pessoa ser portadora de insuficiência renal.
Os dois testes são a dosagem de creatina na corrente sanguínea, que é feita pelo exame de sangue, e a dosagem da proteína na urina que é realizada através do exame de urina, que deve ser pedido pelo médico nefrologista.
Realização dos Exames
Segundo os médicos nefrologistas os exames de creatina no sangue e proteína na urina, devem fazer parte dos exames que devem ser feitos anualmente, através de um acompanhamento clínico, além dos que são normalmente pedidos para os indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino e as pessoas que estão na terceira idade.
Ainda segundo os profissionais especializados, existem alimentos apropriados e medicações específicas que apresentam a capacidade de desacelerar a perda da função dos rins, porém uma vez perdido não há como recuperar o funcionamento normal anterior a perda, e a pessoa terá de se submeter ao tratamento de diálise ou então tentar um transplante do órgãos afetado.
Por isso, os especialistas informam que a melhor maneira de prevenir essa doença que afeta muitas pessoas causando grandes transtornos para elas é manter sob controle os principais fatores de risco apontados pelos profissionais da área de saúde que são o diabetes e a hipertensão arterial.
A prevenção dessas enfermidades requer medidas simples com por exemplo reduzir a quantidade de sal ingerido nos alimentos, e fazer regularmente atividades físicas. Vale ressaltar que todo e qualquer exame para verificar possíveis problemas de insuficiência renal deve ser prescrito por um especialistas que esteja apto a diagnosticar com precisão se a pessoa apresenta ou não a insuficiência renal e a partir daí começar o tratamento adequado.
Salete Dias