O Furúnculo é uma infecção na pele causada pela bactéria estafilococos que resulta na destruição ou necrose do folículo pilosebáceo. A lesão característica começa com um nódulo vermelho e dolorido, que se apresenta inflamado, duro e quente, ficando centrado em um pelo, onde pode surgir pus em pouca quantidade.
Evolução do Quadro Clínico
Com a evolução do quadro clínico há o rompimento do nódulo e consequente eliminação do pus e do carnegão, que é uma massa esbranquiçada. Depois disso há a formação de uma ferida que quando cicatrizar pode resultar em uma mancha escura na pele. Normalmente as lesões aparecem mais nas dobras da pele em regiões do corpo como virilhas e nádegas.
O tratamento é feito através da administração de antibióticos locais ou sistêmicos ao paciente, porém se a pessoa estiver sentindo muito dor na lesão pode ser feita uma drenagem para alívio da sensação. Quando há recorrência do quadro, a enfermidade recebe o nome de furunculose, nesses casos os médicos devem estimular a imunidade do paciente que que a infecção possa ser combatida.
Salete Dias