De acordo com os especialistas, a sensação que o estresse provoca no organismo humano vai, desde a influência no sistema imunológico das pessoas, resultando em vários problemas de saúde, até aos problemas hormonais. Quando o indivíduo vive em constante situação de estresse, uma maior quantidade de cortisol e adrenalina, que são os principais hormônios relacionados à tensão emocional, é liberada em seu corpo.
A adrenalina tem como função fazer o bloqueio sanguíneo em diversos órgãos, para provocar nos músculos a reação de fuga em caso de perigo. No entanto, se esse hormônio for liberado em excesso, pode resultar em uma quadro de hipertensão arterial. Quanto ao cortisol, que é o hormônio responsável pela liberação de açúcar no sangue, ele serve como energia para a fuga. Porém, em pessoas com predisposição, pode desenvolver diabetes.
Um outro problema grave relacionado ao estresse é que ele pode prejudicar o sistema imunológico, que é importante para defender o organismo de bactérias, vírus ou multiplicação de células cancerígenas.
Salete Dias